Muladeiros criam ou andam/cavalgam montados em muares

Inicio » Agronegócio » Muladeiros criam ou andam/cavalgam montados em muares
01/10/2020 Por
Muladeiros criam ou andam/cavalgam montados em muares

Muladeiros são treinadores de muares. Muitas pessoas enfrentam dificuldade ao pronunciar a palavra muladeiros, muitas vezes confundindo com os mulistas e muleiros, dentre outras tantas mais. No entanto, aqueles que conhecem a palavra certamente amam a arte muladeira de cavalgar.

Afinal de contas, a palavra “muladeiros” é utilizada para definir os peões que negociam ou compram muares domados. Assim, refazendo a doma e procurando nestes as aptidões para o andar. De fato, o andar dos muares é essencial como a maciez é importante para um automóvel para passeios. Se você já cavalgou algum dia em um animal de montaria, sabe bem do que estamos tratando.

Muladeiros

O que é muladeiro?

Muladeiro é aquele peão que compra e negocia cavalos para domar seu andar. Em suma, esses peões são como treinadores de animais de montaria.

De fato, são reconhecidos pelo seu amor por cavalgar. Assim sendo, estes peões transformam mulas, jumentos e burros em muares de elite através de treinamentos de alto padrão, que os qualificam em qualidades e aptidões exemplares.

Como ser um muladeiro?

Para ser um muladeiro, é necessário muito treino e experiência, afinal de contas, como qualquer outra profissão, esta exige conhecimento de campo, competência e habilidades adquiridas.

Para se tornar um muladeiro, é necessário lidar e aprender sobre esses animais e seus comportamentos.  Afinal, a função do muladeiro é compreender o animal e fazer com que este responda às necessidades de seu peão.

A profissão é importante no meio da arte de cavalgar, uma vez que qualifica os animais para os montadores. A seguir, você confere qual a importância da marcha de um animal e como ela é trabalhada por esses profissionais.

Quais são as marchas e por que isso é importante?

Em geral, existem dois tipos de marchas de animais de montaria:

  • A marcha batida, que é rápida e bastante apreciada por parte dos peões;
  • A marcha picada que, como a batida, é ligeira, no entanto, cansa mais o animal.

Atualmente, os animais de montaria mais valorizados são os que possuem a capacidade de percorrer diversos quilômetros diários em menor tempo e sem desgastar a mula. Estes animais são chamados de animais de elite.

De fato, quando os muladeiros adquirem um lote de burros e mulas, eles sabem, em grande parte dos casos, quais são os animais de maior qualidade na leva. Em primeiro lugar, nos defeitos, manias, na boca e no andar, e principalmente naqueles que apreciam a viagem na estrada.

Assim sendo, os muladeiros são peões que, como a competência de um profissional, conseguem definir e posteriormente implantar em um animal de montaria a arte de cavalgar, de inspirar confiança e se comunicar com as vontades do peão.

Muladeiros

Qual a diferença entre muladeiros e cavaleiros?

A maior diferença entre ser muladeiros e cavaleiros está na simbiose de muladeiro e mula. Afinal de contas, no lugar de uma égua ou cavalo, o burro ou a mula tem que ser um complemento com aquele que o cavalga.

Por exemplo, nem sempre um burro ou uma mula que um peão aprecia e costuma cavalgar será montada por um segundo peão, mesmo que este seja melhor, que se sentirá satisfeito com esse animal.

Em suma, essas aptidões e diferenças transformam o cavalgar dos burros e mulas em um prazer único e sem igual. Cavalgar ou andar, qualquer cavaleiro e animal faz. O mais difícil, de fato, é cavalgar e andar em um que transmite confiança.

Qual é a história dos muladeiros?

Segundo a Associação dos Muladeiros do Oeste de Goiás, anterior à chegada da ferrovia dos caminhões, em meados dos anos 1935 e 1940, o estado goiano estava em isolamento do restante do Brasil. Nessa época, a agricultura destinada à subsistência era a atividade mais predominante, além da cultura de muares e gados.

Assim sendo, o contato do Estado de Goiás com as regiões do sudeste era dificultado pela ausência de estradas e rios que fossem navegáveis. Isto é, a única alternativa para o transporte se dava através de carros como muares ou bois.

Ainda de acordo com a Associação dos Muladeiros do Oeste de Goiás, os carros de muares e bois eram utilizados para transportar cargas de menor porte, percorrendo distâncias mais curtas. Os muares, por sua vez, eram conduzidos pelos tropeiros e percorriam por distâncias mais longas. Estes eram encarregados de carregar cargas de maior peso, como gado e o ouro.

Neste contexto, os tropeiros eram os peões que atuavam como comissários. Estes sempre andavam armados e permaneciam períodos longos na estrada por obra de seu trabalho.

Os muladeiros, por outro lado, eram os proprietários das tropas. Ou seja, de modo geral, muladeiros eram aqueles peões que usavam dos muares como seu principal meio de transporte.

Muladeiros

Encontro de muladeiros

O maior e mais notável encontro de muladeiros ao redor do mundo ocorre no estado de Goiás. Mais precisamente, a 226 km da capital goiana, no município de Iporá.

Sem dúvida, o evento é reconhecido por reunir os principais criadores de mulas, jumentos e burros do planeta. Em geral, os desfiles de exposição costumam unificar mais de 3.000 animais de montaria. O evento é tão grandioso que suas atividades superam em número até mesmo a festa tradicional dos Estados Unidos, a americana Richemon Mule Days.

O encontro de muladeiros ocorre no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros e conta com programações que incluem diversas competições. Por exemplo, a team roping e as provas de marchas.

Conforme conta o presidente da associação, essas são as mais cobiçadas atividades realizadas durante o encontro dos peões. Além disso, também costumam ocorrer leilões de burros, jumentos e mulas, feitos unicamente por cartórios com reconhecimento nacional.

No evento, são preparados e expostos somente os melhores animais de elite dos plantéis. Afinal de contas, os organizadores costumam ser bastante criteriosos em seus leilões, aceitando somente os animais que atingem um padrão alto e seleto de qualidade.

Não menos importante, durante o encontro de muladeiros, geralmente ocorrem shows de sertanejos, a queima de alho tradicional e o desfile de muares e muladeiros pelas ruas do município de Iporá.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo