Jumento é animal inteligente e muito importante para o trabalho do campo

Inicio » Pecuária » Jumento é animal inteligente e muito importante para o trabalho do campo
26/06/2019 Por
Jumento é animal inteligente e muito importante para o trabalho do campo

Conheça as principais raças de jumento para criação

Fonte de renda para muitos agricultores, o jumento é da classe dos asininos e é bastante útil com o deslocamento de cargas nas fazendas e demais ambientes campestres. Este animal é extremamente inteligente e dócil, e portanto, importantíssimo para os trabalhos do campo.

O jumento é inteligente, ao contrário do que as pessoas costumam estigmatizar. Dentre os vários tipos de asininos, é capaz de aprender facilmente qualquer caminho em que for ensinado a seguir, diariamente. Obediente, colabora para que as atividades rurais sejam atendidas sem complicação. Conheça as raças mais famosas desse animal útil e que é sinônimo de rentabilidade.

Jumento

Características do Jumento Pêga

O jumento Pêga é a raça de asininos que teve formação na cidade de Lagoa Dourada em Minas Gerais. Lá, há uma grande concentração dos animais e é referência da pecuária brasileira. São dóceis e de muita resistência. Têm utilidade para o trabalho do campo e são a preferência para que se obtenha os híbridos – mulas e burros – com cruzamentos à éguas.

Esse nome provém de um determinado aparelho composto por 2 argolas em ferro que costumavam prender escravos que fugiam, a partir dos tornozelos. Estes jumentos, portanto, originaram esta raça com cruzas determinadas, marcadas a fogo com algo semelhante a algemas. Por isso, Pêga tem reconhecimento oficial no país.

Raça de Baudet du Poitou

É conhecida também por Baudet de Poitou, Francês e, ainda, Poitevin. O Poitou é originado, como várias raças passadas, de forma totalmente vaga. Há alguns relatos de que ele surgiu a partir dos romanos, em alguma região da França. Essa raça é muito conhecida, portanto, pelo tamanho que possui.

Seus criadores primórdios fizeram a seleção para que o jumento tivesse orelha longa e as juntas maiores. A cabeça do Baudet du Poitou também é grande. Acreditava-se que tais atributos pudessem produzir muares mais fortes e resistentes.

Burros de Miranda

Essa raça é um tipo de subespécie dos asininos, comum em Portugal. As variedades dos burros se adaptaram à condição orográfica da área, bem como aos solos quase sem nenhum tipo de nutriente. Contudo, atualmente, é um animal que está em risco de ser extinto.

As características desse jumento, portanto, são a pelagem grossa e comprida acastanhada. Ela apresenta manchas em tons claros na parte das costas e abaixo do tronco. O animal tem orelhas bem peludas, largas embaixo e arredondadas nas pontas.

Com uma altura maior, portanto, pode medir entre 1,35m. Tem patas bem grossas e uma silhueta robusta. É dócil, como os demais da categoria asinina.

Jumento

Asno de Amiata

Essa raça asinina também chamada de Italiana, tem origem da Itália Central. Trata-se, portanto, de uma das 8 espécies de asno autóctones com limitação de distribuição em devido reconhecimento pelo Ministério das Políticas Agrícolas Alimentarias e Florestais.

Burro Albino

Também italiano, é uma espécie selvagem. Grande parte desses animais são totalmente ou de forma parcial albina. A quantidade pequena de jumentos cinzentos da região também se considera parte deles. Estes são, de forma muito provável, portadores do gene do albinismo.

Também pode ser chamado de:

  • molenti;
  • ainu;
  • borricu.

É provável que tenha derivação de mutações casuais pela população asinina de Sardenha, que teve abandonamento na região por habitantes, ao serem forçados a deixar o lugar. Há, também, a possibilidade de que esta raça de jumentos claros tenham importação do Egito, em séc XIX pelo criador Duca dell’Asinara.

Burro Andaluz

Esse jumento é companheiro do homem desde sempre. É um animal muito inteligente, carismático, dócil e sensível. Porém, em determinados momentos pode se revelar muito teimoso. Esse animal consegue perceber o humor das pessoas. Trata-se de uma espécie dotada de equilíbrio, pacificidade e determinação, ao mesmo tempo.

O criador Aparicio Sánchez denominou “La Gran Raza Asnal Andaluza” para que pudesse diferenciar demais jumentos de caráter inferior que provém da região norte da África.

Os pelos do Andaluz são tordilhas acinzentadas, finos e curtos. Têm resistência e uma boa altura, chegando a atingir 1,60cm o macho e 1,50 a fêmea. São resistentes à água escassa e ao clima quente.

American Mammoth Jackstock

O American mammoth jackstock é também muito conhecido como o mamute jumento americano. Trata- se de uma espécie asinina que tem origem nos Estados Unidos. Ela foi resultado de cruza entre diversas raças que apresentavam um porte europeu grande. Essa é a maior raça de jumentos do mundo inteiro.

O macho pode medir aproximadamente 1,42cm, sendo que a fêmea beira a estatura de 1,37cm. Essa raça teve desenvolvimento específico para o trabalho no campo. Sua criação teve início em período intermediário a XVIII e o século XIX.

Jumento

Origem do jumento

A classe asinina dos animais são, de forma muito popular, chamadas pelos seguintes nomes:

  • jumento;
  • burro;
  • asno;
  • jegue.

Eles se distribuem em dois tipos de troncos:

  • o tronco da Europa – Equus asinus que tem provável origem mediterrânica;
  • o tronco da África – Equus asinus africanus que tem origem na região norte africana, em que hoje é a Etiópia.

Muitos estudos e pesquisas científicas concluem que domesticar os asnos teve início em Jamo, onde atualmente é o Iraque, há 7.000 a.C. O intuito dessa atividade era fazer o transporte de mercadorias e objetos de peso, porque conseguiam superar os bois, em relação a este exercício.

Isto porque, os asininos não necessitavam de tanto tempo para a ruminação dos seus alimentos. Além disso, eram muito mais obedientes e atendiam os comandos de cabrestos, aprendendo de forma muito rápida as rotinas dos criadores e as rotas do trabalho.

Trata- do quarto animal a ter domesticação de criação. Antes dele estão somente algumas espécies que também cooperam para o sucesso das atividades rurais. São eles, ordenadamente:

  • bovinos;
  • caprinos;
  • bovinos.

Na região do antigo Egito, de mesmo modo que os camelos, estes animais tinham muita importância para transportar indivíduos que residiam pelo deserto. Não somente para o suporte das cargas, portanto, o jumento era usado como produtor de pele, de carne e também do leite. Por se tratar de um animal versátil, ficaram cada vez mais conhecidos nas várias regiões do mundo, seguindo até ao continente asiático.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo