Muvuca é nova técnica econômica de plantio com foco no reflorestamento

Home » Agronegócio » Muvuca é nova técnica econômica de plantio com foco no reflorestamento
30/10/2019 by
Muvuca é nova técnica econômica de plantio com foco no reflorestamento

Muvuca é técnica de reflorestamento que gera emprego e promove desenvolvimento do agronegócio

Muvuca é uma técnica que vem sendo utilizada por produtores e até mesmo ambientalistas, devido a sua importância para o reflorestamento e o agronegócio.

O termo muvuca na verdade é uma maneira de chamar uma técnica de plantio por semeadura em que mais de 30 sementes diferentes são misturadas. Tendo em vista que o termo é mais conhecido como um sinônimo de confusão ou aglomeração, tê-lo como um “apelido” para a técnica se torna mais que apropriado.

Muvuca

O que é muvuca?

Ao buscarmos no dicionário o termo, o significado de muvuca é relacionado a um grupo de pessoas fazendo agito ou tumulto e se divertindo.

No entanto, para o mundo do agronegócio, a palavra passou a ter uma nova definição; e não é difícil encontrar na internet a sua relação com a técnica de mistura de sementes, grãos e terra. Vale citar que o intuito da técnica visa o reflorestamento de uma determinada área que foi devastada.

A técnica da muvuca

No seu significado voltado para a agricultura, o termo muvuca consiste na mistura de 30 espécies de sementes (ou mais) com outros grãos e areia.

Além disso, a técnica é feita por meio do plantio a lança, onde as sementes são “arremessadas” na terra, com o auxílio de máquinas que contam com esteiras.

Muvuca

Por que adotar a técnica?

A técnica da muvuca é benéfica não só por estimular o reflorestamento, mas também porque ela ajuda na geração de empregos. Além disso, é um método de plantio mais econômico que a maioria dos demais.

Mas, de que maneira a técnica pode contribuir na geração de emprego? Simples, quando ocorre o lançamento das sementes, algumas irão germinar e se desenvolver, enquanto outras não. Dessa forma, será necessário fazer uma limpeza do terreno e, assim, se faz necessária a atuação de um coletador de sementes.

Além da geração de emprego, outro ponto positivo da técnica é a economia. A título de curiosidade, enquanto a técnica de reflorestamento por meio de mudas pode ter custos de até R$ 15 mil por hectare, a muvuca equivale a um terço desse valor. Sendo assim, fica mais fácil e mais em conta recuperar áreas degradadas.

Vale lembrar que a muvuca vem sendo amplamente difundida graças ao Novo Código Florestal. Isso porque, para se adequar aos novas regras, muitos produtores têm optado pela utilização dessa técnica.

Origem da muvuca

A técnica começou a ser difundida por meio de uma ideia surgida na porção Oeste da Bahia. O projeto Muvuca foi criado pela ONG Conservação Internacional, em parceria com prefeitura municipal e uma empresa de sementes Monsanto.

Muvuca

O projeto tem como objetivo diminuir as consequências da degradação vegetal daquela região; e a sua aplicação já vem colhendo bons frutos.

Um dos locais que recebeu a técnica da muvuca para o reflorestamento foi a região dos Xingu; onde foi plantada a mistura de areia com algumas sementes das mais diversas espécies.

Em função dos bons resultados e da grande economia observada com a aplicação da muvuca no local, produtores que atuam nas regiões de cerrado também começam a se interessar mais pela sua implementação; e tudo indica que a técnica deve ser vista em cada vez mais partes do Brasil ao longo dos próximos anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo