Nabo forrageiro é espécie voltada para adubação e pastagem

Home » Agronegócio » Nabo forrageiro é espécie voltada para adubação e pastagem
31/10/2019 by
Nabo forrageiro é espécie voltada para adubação e pastagem

Nabo forrageiro é uma herbácea de cultivo precoce, muito útil para adubação verde e conservação do solo

Nabo forrageiro é uma espécie vegetal destinada a adubação verde. Isso porque tem a capacidade de descompactar o solo e, tendo em vista a rapidez com que a variedade cresce, fica clara a sua importância para garantir uma rápida e eficiente cobertura do solo.

O nabo forrageiro é cultivado nos continentes europeu e asiático, mas ultrapassou os limites continentais e chegou ao Brasil. No país, ele é plantado em regiões tropicais ou de clima frio e temperado; sendo usado tanto na rotação de culturas como para fins de alimentação de animais.

Nabo forrageiro

O que é nabo forrageiro?

O nabo forrageiro, cujo nome científico é Raphanus sativus L, é uma planta herbácea bastante vigorosa.  Ela se destaca por possuir folhas que apresentam pilosidade e, em suas extremidades, há a inflorescência de flores brancas ou roxas.

Essa espécie é também resistente a acidez do solo. Por isso, para que seja cultivada, não exige muito preparo do solo. Além disso, o nabo forrageiro é uma espécie que resiste bem às pragas e doenças.

Para que serve a o nabo forrageiro?

A variedade é útil na recuperação de nutrientes do solo como, por exemplo, nitrogênio e potássio. Isso porque, ao plantar a espécie, há a recuperação e a reincorporação destes nutrientes no solo.

Além disso, a variedade também é ideal para a promoção de cobertura vegetal, já que se desenvolve de maneira precoce. Sendo assim, possui a capacidade de cobrir mais de 50% do solo em um período aproximado de apenas dois meses.

Dessa forma, além de fazer a cobertura do solo, ela também evita que plantas daninhas se instalem no local e impeçam o crescimento de outros cultivares.

Vale lembrar que vegetal pode ser plantado junto de outras espécies que se adaptam ao período de inverno, dentre elas a aveia e o centeio. A planta pode, ainda, ser utilizada na sucessão de culturas como o algodão, por exemplo.

Conforme citado anteriormente, a utilização do nabo forrageiro na alimentação animal se dá de duas formas distintas. Ele pode tanto ser cortado e servido no cocho ou pastagem como na produção da torta de nabo forrageiro; que é misturada coma ração de animais para promover um nível maior de nutrição na dieta.

Nabo forrageiro

Como plantar nabo forrageiro?

Essa planta é indicada para adubação verde.No entanto, para aproveitar da sua vigorosidade, o seu rápido crescimento e a sua capacidade de descompactar o solo, é preciso compreender como fazer o seu plantio.

Conforme citado, a variedade é recomendada para conservar o solo. Assim, o seu plantio pode ser feito diretamente na palha, ou ainda, plantado em quantidades menores. Isso porque será necessário deixar nitrogênio no local do plantio para as outras espécies que serão combinadas com seu cultivo.

A nabo forrageiro se desenvolve melhor durante o inverno, quando as temperaturas são mais baixas e o tempo está mais seco. Contudo, a planta também pode ser cultivada em épocas mais quentes mas, dessa forma, o ciclo de vida da espécie é menor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo