Nectarina é fruta de produção vantajosa no agronegócio

Inicio » Agricultura » Nectarina é fruta de produção vantajosa no agronegócio
29/05/2019 Por
Nectarina é fruta de produção vantajosa no agronegócio

A nectarina é rica em propriedades essenciais para o bom funcionamento do organismo

A nectarina é uma fruta derivada de mutações genéticas do pêssego e muito comum em países de climas temperados. A sua plantação não demanda mão de obra especializada e, por isso, é de fácil manejo no plantio. Os principais produtores da fruta em escala mundial são a França, Espanha, Grécia, Chile e Argentina.

O consumo da nectarina é essencial para um bom funcionamento do organismo e a manutenção de uma reserva de nutrientes. A fruta é rica em vitaminas que favorecem a saúde da pele e controlam os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, ela é de baixo teor calórico e, por isso, é ideal para dietas de emagrecimento.

A nectarina é rica em benefícios para o organismo

O que é nectarina?

A nectarina é uma fruta semelhante ao pêssego e se difere dele por conta da sua casca lisa. A característica da casca sem pelos que as nectarinas possuem ocorre em razão de uma mutação genética do pêssego. Esta fruta é originária da China e foi aperfeiçoada na América do Norte. Entre as suas principais características, podemos citar o formato oval ou redondo e uma polpa suculenta, de cor amarelada ou avermelhada. O termo nectarina é derivado da palavra néctar, pois o sabor é adocicado.

Além de muito saborosa, a nectarina traz muitos benefícios para a saúde. A fruta é fonte de antioxidantes que podem auxiliar na proteção das células contra danos causados por radicais livres. Ela é também fonte de vitaminas e minerais que promovem a saúde da pele e dos ossos, assim como também previnem doenças por infecção.

As nectarinas podem ser cultivadas no mesmo local dos pêssegos. Além de menor, a nectarina é também mais doce e avermelhada que o pêssego. A árvore da fruta é de pequeno porte e contém folhas longas e estreitas.

O clima ideal para a plantação deste fruto é o seco e quente, com um solo arenoso e drenado. Deste modo, os principais países produtores são França, Espanha, Grécia, Chile e Argentina. No Brasil, as regiões de maior destaque na produção são Sul e Sudeste, principalmente nos estados de Rio Grande do Sul e São Paulo.

Quais são as propriedades da nectarina?

A nectarina é uma fruta muito conhecida pelo seu alto índice de antioxidantes; que são responsáveis pela proteção das células contra a ação de radicais livres. Além disso, a fruta é também fonte de vitaminas, como a vitamina A, B3, C e o potássio. Estas características promovem a conservação da pele e fortalecem o sistema imunológico.

Um fato curioso sobre a nectarina é que ela contém um maior percentual de pectina do que os pêssegos. Esta característica colabora para um maior controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, e faz com o que a fruta seja recomendada para diabéticos e hipertensos.

Outro ponto importante são os níveis de fósforo e ferro presentes na fruta, já que estas substâncias são essenciais para a saúde dos ossos e da arcada dentária.

A nectarina se adapta bem em climas temperados

Os benefícios da nectarina

A nectarina é muito recomendada por conta da sua fácil digestão. Ela é diurética e pouco calórica, contendo apenas cerca de 50 calorias. Desta forma, a fruta é também recomendada para dietas de emagrecimento.

A melhor forma de consumir a fruta e garantir todos os seus benefícios é a partir da ingestão in natura; dando preferência para as do tipo orgânicas e com a casca. Contudo, é possível acrescentar a fruta em iogurtes ou mesmo fazer suco para diferentes formas de consumo.

A fruta é ideal para o café da manhã, como forma de iniciar o dia com mais energia, assim como para um lanche da tarde após o almoço.

Os principais benefícios da nectarina são:

  • Fortalece o sistema imunológico pois contém grande quantidade de vitamina C e zinco;
  • Realiza ação antioxidante no organismo;
  • Melhora a aparência da pele pois contém luteína e betacaroteno;
  • Auxilia no processo de emagrecimento por conta do baixo teor calórico e dos compostos bioativos, como ácido clorogênico, antocianinas e quercetina;
  • Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, por isso é recomendado para diabéticos;
  • Melhora a saúde dos olhos pois é uma fonte rica em luteína e reduz os riscos de degeneração macular;
  • Ajuda na saúde dos rins, além de filtrar líquidos danosos para o organismo, pois contém grande quantidade de água;
  • Auxilia na melhora do trânsito intestinal por conta da grande quantidade de fibras;
  •  Melhora a saúde do coração devido aos ácidos clorogênicos e as antocianinas que inibem a oxidação do colesterol LDL;
  • Ajuda na prevenção do câncer de cólon e do pulmão, e de outros tumores;
  • Combate a anemia por conta do alto nível de ferro.

Entretanto, apesar da grande quantidade de benefícios, existem contraindicações. O consumo recorrente da fruta deve ser evitado por aqueles que sofrem de um intestino muito sensível, pois a fruta é de caráter diurético e pode causar diarreias ou irritação da mucosa intestinal.

Como plantar nectarina

Para plantar a nectarina não é preciso uma grande extensão de terra, pois a árvore da fruta se adapta bem em um áreas pequenas. Além disso, não demanda mão de obra especializada, e é muito recomendada para plantações em pomares e chácaras familiares.

A árvore é de pequeno porte, podendo atingir até uma média de 2,5 metros. A preparação do solo deve ser bastante cautelosa, já que as sementes demandam um solo arenoso e de caráter profundo. O clima ideal é temperado e subtropical, por isso, no Brasil é muito comum encontrar plantações da fruta na região sul e sudeste.

A nectarina é uma fruta rica em vitaminas

A recomendação para a época de plantio é entre os meses de julho e agosto, pois são as estações mais frias no Brasil e garantem uma germinação mais eficiente. Já no caso da plantação de mudas, ela pode ser iniciada em qualquer época do ano.

Realizar a técnica da calagem para garantir um solo fértil é ideal na plantação da nectarina. Adicionar calcário no solo como forma de elevar a saturação em 70% pode torna-lo ainda mais fértil e fortalecer as raízes. A temperatura ideal para a época de crescimento da planta está entre 20ºC e 10ºC, por isso ela tão popular em climas temperados.

Além disso, é preciso ter cuidado com a plantação de nectarina, pois ela está sujeita ao ataque de doenças, como as bacterioses. Realizar o controle de pragas a partir da aplicação de inseticidas é recomendável quando necessário, como forma de prevenção e tratamento de doenças no plantio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo