Nestlé é uma empresa suíça transnacional que atua no setor alimentício

Inicio » Agronegócio » Nestlé é uma empresa suíça transnacional que atua no setor alimentício
23/09/2019 Por
Nestlé é uma empresa suíça transnacional que atua no setor alimentício

Nestlé é gigante do setor alimentício e conta com produtos populares em todo o mundo no seu portfólio

Bom, a Nestlé é um empreendimento transacional focado no segmento alimentício e de bebidas. Hoje em dia, a sede se encontra na cidade suíça de Vevey, no estado Vaud. Essa foi avaliada como a maior companhia do planeta na área de produção de alimentos, tanto em função de sua lucratividade quanto de suas métricas no triênio de 2014 a 2016.

Além disso, a Nestlé ficou entre as 75 empresas no ranking Fortune Global 500 em 2014 e subiu para o 33º lugar na edição 2016 da Forbes Global 2000 no conjunto dos maiores negócios públicos.

nestlé

O que é Nestlé?

Nestlé é uma grande empresa do ramo alimentício e também de bebidas. Vale salientar que a Nestlé conta com produtos nos mais variados mercados, desde alimentação para crianças e itens médicos até ração para pets. Quase 30 marcas da Nestlé registram vendas com mais de 1 bilhão de dólares por ano.

Hoje em dia, a empresa Nestlé tem 447 fábricas, opera em quase 200 nações e gera aproximadamente 350 mil empregos. Além disso, a organização faz parte dos acionistas da L’Oréal, a maior referência na área de cosméticos do planeta.

História Nestlé

A história da Nestlé surge no território suíço no ano de 1866, quando os irmãos Charles e George Page criam Anglo-Swiss Condensed Milk Company, na cidade de Cham. O empreendimento se concentrou na produção de leite condensado Milkmaid. Na atualidade, esse produto é popularmente conhecido no mercado nacional como Leite Moça.

No ano seguinte, Henri Nestlé fundou a Farinha Láctea, um item necessário para a alimentação infantil, feito com leite e cereais. Gradativamente, a Nestlé se consolidou no cenário mundial de alimentício e nutricional e alterou sua sede na cidade de Vevey, ainda na Suíça.

Ao todo, a companhia está presente em 12 áreas com grande sucesso: leites, sorvetes, cafés, culinários, cereais, biscoitos, nutrição, achocolatado em pó, chocolates, refrigerados, serviços de comida e cuidados com animais de estimação.

Farmacêutico, Henri Nestlé ainda desejava achar uma solução para a questão de nutrição entre crianças e jovens de época. Por isso, ele optou por colocar dinheiro do próprio bolso na elaboração de alimentos básicos em uma única receita. Com leite, açúcar e farinha de trigo, ele desenvolveu várias receitas alimentícias poderosas.

O intuito era chegar a uma farinha especial para crianças que poderia ser preparada unicamente com a adição de água quente, mas que originasse um alimento gostoso e nutritivo. Em 1905, a Anglo-Swiss Condensed Milk Co. e a Nestlé se juntaram e formaram a Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Company.

Destinada unicamente para a alimentação humana, a Nestlé passou a variar a sua atuação na década de 1970. Neste período, o empreendimento suíço também ingressou no setor de remédios, cosméticos e alimentos para pets.

nestlé

Nestlé Brasil

As primeiras aparições da Nestlé no Brasil são de 1876. Uma propaganda no jornal A Província de São Paulo relatava a importação e venda da Farinha Láctea Nestlé. Já nos anos 1920, a companhia começou a produzir no território nacional, no estado de São Paulo.

Todavia, o leite condensado foi o primeiro item a ser feito no país. Com o sucesso, diversos outros produtos foram anunciados. Hoje em dia, são vendidos mais de mil produtos da marca Nestlé Brasil. Porém, o Leite Moça ainda possui a maior comercialização nacional.

Já a Nestlé Brasil, além dos itens alimentícios e nutricionais, também produz elementos para cuidados de pets no território nacional. A companhia conta com 57 marcas no cenário brasileiro, sendo que conserva outras 16 marcas também autorizadas para venda por aqui.

Produtos Nestlé

A empresa possui uma capitalização de mercado de aproximadamente 200 bilhões de dólares com os produtos Nestlé. De modo geral, as vendas se espalham por todos os continentes, mas 61% se concentram nas Américas. O mercado europeu fica com 20% e o asiático com 16%, enquanto o restante se divide em outras partes do mundo.

Além disso, bebidas encabeçam as vendas com 27%. Seguidos de perto por alimentos e itens lácteos (26%), pré-preparados e prontos para comer (18%), chocolates (12%), itens para animais de estimação (11%), farmacêuticos (6%) e leite para crianças (2%).

Alpino

O Alpino é um chocolate da Nestlé feito no território nacional desde a década de 1959 somente como bombom. Em 2005, a companhia anunciou o Suflair Alpino com uma mistura das duas marcas de chocolate e o tablete grande. Nos dias de hoje, há outras formas, tais como bombom, caixa de bombom, sorvete, cappuccino, bebida e até panetone.

Bolacha Passatempo

Provavelmente, você já se deliciou com a famosa bolacha Passatempo com casca branca, recheio de chocolate e figurinhas divertidas. Com diversas imagens na casquinha, a Passatempo também se transformou em um joguinho antes de matar a fome de crianças, jovens e adultos.

Chocolate Prestígio

O chocolate Prestígio é um produto tradicional da Nestlé. Esse chocolate conta com um delicioso e característico recheio de coco. De acordo com a empresa, a receita do bombom possui ainda coco ralado, licor de cacau, xarope de glicose, gordura vegetal, açúcar, lactose, cacau em pó, aromatizante e manteiga de cacau. É um dos produtos mais conhecidos da companhia no Brasil e no mundo.

nestlé

Negresco

O Negresco também é um dos produtos que integram a marca Nestlé e pode ser encontrado nos formatos de bolachas recheadas, sorvetes e até waffles. No território nacional, essa marca existe desde 1987. Basicamente, o item se trata de duas casquinhas com sabor de chocolate e o tradicional recheio de baunilha. No entanto, os consumidores também podem achar versões com o recheio feito de chocolate.

Suflair

Já o Suflair é uma linha de chocolate ao leite do estilo aerado da Nestlé feito com uma receita clássica. Os ingredientes são leite condensado, açúcar, cacau, soro de leite em pó, aromatizante, estabilizante lecitina de soja e ricinoleato de glicerila.

Nescau

Sem sombra de dúvida, o Nescau é um produto que remete milhares de brasileiros a passagens de sua infância. Isso porque Nescau é uma bebida de leite com chocolate muito popular entre os brasileiros. Outro ponto que se destaca é o lema. Afinal, quem não lembra da famosa frase: “Nescau: energia que dá gosto”?

A linha em pó conta com Activ-Go, uma mescla de vitaminas, cálcio e ferro. Portanto, essa é uma bebida produzida com elementos para uma alimentação nutritiva para crianças e jovens.

Além disso, a campanha publicitária da Nestlé em cima do achocolatado incentiva a prática de esportes ao público infantil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo