Niveladoras agrícolas possuem várias regulagens de altura e inclinação

Inicio » Agricultura » Niveladoras agrícolas possuem várias regulagens de altura e inclinação
26/10/2020 Por
Niveladoras agrícolas possuem várias regulagens de altura e inclinação

As niveladoras agrícolas são um tipo de implemento. As niveladoras agrícolas são utilizadas nas lavouras dos mais diversos tipos, sendo responsáveis por tornar o solo mais regular e preparado para receber o plantio.

Escolher niveladoras de qualidade e que realizem o trabalho de forma eficiente faz toda a diferença no tempo e no custo de preparo da terra. Consequentemente, implica no custo e no tempo de todo o plantio.

Niveladoras

O que é niveladora?

Niveladora é uma das máquinas utilizadas no plantio agrícola e possui diferentes grades niveladoras que podem, ao mesmo tempo, realizar a aração e a gradagem, nivelando e deixando o solo da altura que cada plantio necessita.

A parte do solo que o equipamento atua é em uma parcela superficial do solo, com aproximadamente 10 ou 15 cm.

E para que a plataforma niveladora tenha o efeito desejado na terra, é importante que ela não esteja molhada ou úmida, pois isso pode causar efeitos negativos e prejudicar a plantação.

Efeitos negativos que as niveladoras causam no solo úmido

Um dos principais efeitos indesejados é o chamado “pé grande”, que nada mais é do que uma camada de solo que fica compactada e enrijecida e que possui a espessura de mais ou menos 5 cm.

Isso pode:

  • Ocasionar diminuição na capacidade de infiltração da água na terra;
  • Proporcionar dificuldade no crescimento de plantas e raízes;
  • Causar erosão laminar.

Por isso, ao utilizar uma niveladora, seja ela uma niveladora manual ou acoplada em um trator, é indispensável que o solo esteja seco.

Como utilizar a plataforma niveladora?

A plataforma niveladora pode ser utilizada no solo em velocidades diferentes, mas em geral é utilizada com velocidade aproximada entre 5 e 6 km/hora.

Essa é uma velocidade onde a grade responde de forma apropriada e consegue proporcionar um nivelamento adequado.

Além disso, cada tipo de plaina niveladora agrícola possui uma forma de utilização diferente, com variação na força de tração.

Outrossim, o tamanho dos discos, peso e o formato também são fatores que influenciam na forma como o equipamento é utilizado. Por isso, é importante possuir conhecimento acerca da niveladora para que, independentemente do tipo, ela seja utilizada da melhor forma.

Ademais, esse implemento pode realizar vários tipos de manobras diferentes e conta com pinos articulados que são essenciais para que manobras difíceis sejam abandonadas.

Quando isso acontece, o equipamento consegue voltar ao espaço de giro, com possibilidade de giro livre com ângulo inferir a 90 °, dispensando manobras nos cantos da plantação.

Niveladoras

Onde as niveladoras agrícolas são mais necessárias?

Em vários tipos de solos, a utilização desse implemento agrícola é necessária, mas há uma região onde ele é ainda mais essencial.

Essa região é o cerrado, pois uma vez que o clima é mais árido, a utilização de equipamento para nivelar e arar o solo é uma necessidade indispensável.

Com ele é possível tornar o solo próprio para receber qualquer tipo de plantio, o que não seria possível sem a utilização do implemento.

É preciso preparar o solo previamente para usar a plataforma niveladora?

A utilização da plataforma niveladora não requer nenhum tipo de preparo prévio para o solo. Ademais, basta que a terra não esteja molhada ou úmida, como já mencionado anteriormente, para que ela seja utilizada de forma exitosa.

Com isso, a utilização se torna ainda mais simples e prática, economizando tempo e recursos que podem ser utilizados em outras etapas do plantio.

Como o solo fica depois do nivelamento?

A utilização da grade niveladora agrícola elimina qualquer tipo de torrão, microrrelevos ou taipas que possam existir ao longo do solo.

Todas essas imperfeições poderiam diminuir a eficiência do plantio e até mesmo impedir que o plantio fosse realizado, se não ocorresse o devido nivelamento.

Dessa forma, após essa etapa do nivelamento, a terra fica pronta para que seja dessecada e está apta para receber o plantio diretamente.

Auxílio para outras etapas

Não só na parte de plantio é que a niveladora possui efeitos, mas em outras etapas também.

Como o solo fica bem nivelado com a utilização desse equipamento, isso auxilia também na colheita de alguns tipos de culturas a seco, como a soja e o feijão.

Nesses tipos de cultura, a colheita é feita com utilização de equipamento de colheita que realiza a extração bem rente ao solo.

Com isso, o trabalho desse equipamento somente é possível se o solo foi preparado de forma nivelada.

Ademais, a utilização de plantadeiras e de tratores também é possibilitada e feita com maior eficiência se houver o preparo do solo com a utilização de uma máquina niveladora.

Niveladoras

Considerações finais

Como podemos observar, a utilização do implemento agrícola chamado de niveladora é de grande importância para o plantio de uma série de culturas.

Não só porque com ele se torna possível cultivar plantas e raízes, mas também pelos benefícios que o equipamento proporciona.

Além de todos os benefícios já citados até aqui, é importante mencionar que esse implemento agrícola também oferece baixo custo de operação e de manutenção.

Isso é sempre positivo e buscado pelos agricultores, pois o custo de uma plantação é sempre alto e toda a economia que puder ser realizada é bem-vinda.

Além disso, a niveladora também garante economia por outro aspecto, que é a eliminação de desperdícios.

Se o solo não for preparado de forma adequada, a colheita pode sofrer com o desnivelamento, o que acarreta em perda de cereal no processo de colheita.

Com isso, sempre que a niveladora for utilizada para que o solo seja preparado, os grãos colhidos são todos aproveitados e a quantidade obtida, ao final de todo o processo, é muito maior e mais rentável.

Por fim, o baixo custo de manutenção da niveladora agrícola é um ponto a se falar, pois a substituição de peças é quase que desnecessária. Isso acontece, pois a maioria das partes do equipamento é fixa, o que prolonga a vida útil da niveladora.

Assim, a ocorrência de problemas que levem à necessidade de substituir alguma peça e que cause custos de manutenção, é muito pequena. Isto torna as niveladoras agrícolas ainda mais vantajosas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo