Nobuck está entre as opções de couro mais resistentes e flexíveis

Inicio » Agronegócio » Nobuck está entre as opções de couro mais resistentes e flexíveis
18/02/2019 Por
Nobuck está entre as opções de couro mais resistentes e flexíveis

Nobuck é adequado para quem busca maior conforto e resistência

Assim como a camurça, o nobuck é também feito a partir do couro original porém com algumas etapas e processos diferentes dos demais.

O nobuck tem características semelhantes e divergentes da camurça, isso acontece pois a parte usada para a confecção deste couro é o exterior da pele animal.

Sapato feito com couro nobuck

O que é nobuck?

Nobuck – ou nobuk e nubuk-  é o nome dado a um tipo de couro feito a partir do lado externo da pele do animal. Para que  obtenha-se uma aparência com aspecto fosco, aveludado e delicado, a pele passa por um processo de lixamento. Seus pelos são curtos e adepto à superfície do couro, além de ter maior resistência em comparação à outros tipos de tecido e várias possibilidades de cores (branco ou colorido). Sendo utilizado, principalmente, nas produções de:

  • Sapatos,
  • Docksides;
  • Botas;
  • Cadarços;
  • Cós de calças.

O nobuck assemelha-se à camurça nas características físicas, porém o que os diferem são os processos de confecção. A camurça é feita a partir do curtume da parte interna da pele, além de ter pelos maiores, ser permeável, rústica e ter pouca resistência. Além disso, nobuck é mais barato em relação ao couro legítimo e possui um custo maior em relação à camurça.

Cuidados com o couro nobuck

Um dos principais cuidados com este tipo de couro de boi é a higienização. Feita de forma correta, a limpeza do couro auxilia na qualidade duradoura do produto. A proteção é um dos pontos importantes. Todo o cuidado deve ser tomado para que o couro não entre em contato com água, pois esta pode causar manchas no tecido. O uso de impermeabilizantes adequados para nobuck são os produtos mais indicados para protegê-lo.

Cadarço de nobuck

Já no momento da limpeza, as sujeitas podem ser retiradas fazendo uso de uma escova com cerdas macias, em movimentos circulares e delicados. Caso a sujeira tenha maior dificuldade para sair, escova de borracha pode ser usada. Além de garantir uma limpeza precisa, ela ajuda na remoção de arranhões e danos causados ao couro.

No entanto, se o nobuck tiver coloração clara, um borracha branca (escolar) também pode ser utilizada em substituição às escovas. Além disso, condicionadores e sabonetes também são indicados para a higienização.

Alternativas de couro: Muskin

Com demandas maiores de produtos que impactem menos o meio ambiente e tenham maior sustentabilidade, empresas começaram a desenvolver materiais em substituição ao couro de boi. Assim, foi criado o muskin, tipo de couro vegetal feito a partir matérias primas, como frutas e fungos.

O muskin é confeccionado principalmente a partir de cogumelos, curtido sem o uso de substâncias químicas. No entanto, seu processo de fabricação é semelhante ao do couro de origem animal, além de ter grandes semelhanças com a camurça e o couro legitimo. Suas características principais são:

  • Flexibilidade;
  • Resistência;
  • Impermeabilidade;
  • Transpirável;
  • Adequado para contato direto com a pele humana;
  • Impede a disseminação de bactérias.

Portanto, mais macio que o suede e tão resistente quanto ao nobuck, o muskin é uma opção para quem procura conforto, comodidade, estilo e opções mais sustentáveis na atual indústria da moda.

Agro20 | Portal Vida No Campo