Noni é fruto bastante polêmico e exótico que é proibido no Brasil

Inicio » Agricultura » Noni é fruto bastante polêmico e exótico que é proibido no Brasil
23/09/2019 Por
Noni é fruto bastante polêmico e exótico que é proibido no Brasil

Com muitas virtudes e pouca popularidade, o noni ainda tem sabor de fruto proibido que ganha o mercado brasileiro

Famosa pelos benefícios, a fruta noni é uma saída medicinal usada na Polinésia há mais de dois mil anos. No Brasil, se torna cada vez mais popular. Seu consumo mais comum na forma de suco gera riquezas aos mercados que investem no setor.

Mesmo que reconhecido pela quantidade de elementos antioxidantes, o noni é um fruto que sempre fora reconhecido na medicina oriental. Embora ele não tenha sabor muito popular ao ser ingerido sozinho, seus recursos de produção crescem ano a ano.

noni

O que é noni?

Noni é uma planta que pertence a uma família com raízes nativas nas ilhas do Taiti e Polinésia. O fruto apresenta mais benefícios e melhor qualidade por lá, onde é cultivado em perfeitas condições de solo e de ambiente.

Contudo, ele também cresce em locais tropicais, como América Central, do Sul e Índia. Assim, o noni tornou-se popular nos dias atuais pelos vários benefícios que ele oferece à nossa saúde.

Dessa forma, entre as vantagens, estão a presença da proxeronina. Esse elemento garante mais características de vendas e motivos para clientes conhecerem a fundo essa fruta sensacional e todas suas virtudes.

Ou seja, para conhecer melhor o que é noni, saiba que esse fruto, nos dias atuais, tem sido um dos produtos naturais mais populares. O setor de medicamentos naturais baseados nas plantas também aumentou.

Sobre a planta de noni

Vale lembrar que o noni cresce em qualquer tipo de solo, atingindo até mais de nove metros de altura. Assim, a planta pode florescer e dar frutos o ano todo quando for cuidada com boas condições de água e nutrientes.

Sua presença também é marcante em medicamentos naturais de diversas culturas e países, sendo comercializado em lojas direcionadas. O sucesso comercial do noni vem da busca por opções eficazes e seguras para várias drogas.

Embora seja uma planta com fins medicinais de origens nas ilhas do Pacífico, ela era usada para fazer uma certa tinta amarela e vermelha para roupas. Assim, além de uma excelente opção de cultivo, com o tempo ela virou remédio, em geral para a pele.

Hoje em dia, suas folhas, frutas, hastes, flores, raízes e cascas são empregadas na produção de medicamentos locais. Estes combatem muitas doenças, embora tenham uma eficácia não comprovada em muitos países.

noni

Conheça os benefícios do noni

Graças às suas propriedades antioxidantes, os benefícios do noni são inúmeros. Você pode, por exemplo, purificar seu corpo e perder peso.

Devido ainda a seus elementos fotoquímicos, o fruto tem propriedades anticancerígenas e demais propriedades:

  • Melhora o fluxo sanguíneo;
  • Ajuda na defesa do organismo;
  • Regenera células;
  • Reduz a temperatura corporal;
  • Elimina a psoríase;
  • Combate radicais livres;
  • Previne úlceras e gastrites.

Por outro lado, mesmo que benéfico, não abuse do consumo de noni. Afinal, ela pode prejudicar seu fígado.

Da mesma forma, mães lactantes e mulheres grávidas precisam evitar seu consumo, pois esse fruto favorece a menstruação e atos abortivos. Assim, procure um médico antes de ingerir.

As propriedades do noni

Para dar mais valor às propriedades do noni, saiba que sua composição é rica em qualidades que ajudam os seres humanos a terem uma saúde digestiva melhor e a perder peso. Além do mais, pesquisas comprovam que ele emagrece com uso de suco de uva.

Sendo assim, o fruto tem uma composição rica em:

  • Zinco;
  • Fibras;
  • Ferros;
  • Proteínas;
  • Cálcio;
  • Vitamina C.

A fruta noni e sua venda no mercado

Embora a fruta noni levante dúvidas, seus então supostos benefícios de consumo na forma de chás, in natura e até mesmo em sucos e pílulas são excelentes. De acordo com a medicina asiática e o mercado, ele serve para quase tudo.

Atuando para ajudar a combater desde febres até câncer, de inflamações ao mal de Alzheimer e infecções, o fruto cresce no mercado agricultor mundial. No sudeste da Ásia, ele tem o Taiti como grande produtor mundial, além de países como Malásia, Polinésia, regiões do Japão e Filipinas.

O fruto tem sabor amargo, exigindo consumo por meio de chás e sucos. Com isso, você pode buscar na internet e ver que termos relacionados ao fruto arrebentam em milhares de resultados.

Contudo, infusões trazem benefícios como a concentração de antioxidantes. As propriedades do noni ainda combatem radicais livres, que oxidam células e resultam no processo de envelhecimento precoce.

noni

Frutas exóticas de sucesso no agronegócio

Claro que as frutas exóticas sempre cresceram muito no mercado nacional. Aliás, aumenta dia a dia o setor de frutas exóticas nas Ceasas de todo o Brasil.

Além do noni, os nomes mais comuns na lista de compra de consumidores são:

  • Granadilho;
  • Kino;
  • Pitaya;
  • Magostim;
  • Abiu;
  • Cajá-manga;
  • Decopon;
  • Maná;
  • Jamelão;
  • Jambo;
  • Jatobá.

Apesar de frutos como o noni serem variedades pouco conhecidas, eles garantem a presença de alimentos de locais originários de outras regiões, embora as menos comuns tenham menor produção e sejam dedicadas a uma demanda gastronômica diferenciada.

Mesmo assim, o volume dessas frutas exóticas e diferentes cresceu demais nos últimos anos de mercado. Apenas na última década, pesquisadores citam uma dúzia de frutos exóticos que entraram na lista mensal dos produtos.

Por outro lado, visando maior crescimento dessas frutas no mercado, estudos propõem a inclusão de várias frutas ainda incomuns. Produtos como cajá-manga e outros que garantem sua produtividade tiveram aumento superior a mil por cento.

Eram negociados mais de trinta quilos anuais recentemente. Recentemente, os números já passaram os quatrocentos quilos. No caso do mangostim, sua quantidade comercializada foi dobrada em apenas dois anos, atingindo quinze toneladas.

Saiba que esse ciclo é prova da procura de mercado. A melhora da economia já criou um consumo de novidades, gerando melhores e maiores ofertas, provocando maior acesso a preços, estimulando o consumo e a produção.

Além do mais, o avanço de frutos como o noni, mesmo com a logística reduzida, pode facilitar a entrada nos setores diversos de mercado. Assim, apesar de padrões e normas técnicas, toda a produção do fruto segue transportada e acondicionada nas melhores condições possíveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo