Nutrição animal é ideal para o bem-estar e longevidade

Inicio » Agronegócio » Nutrição animal é ideal para o bem-estar e longevidade
26/05/2020 Por
Nutrição animal é ideal para o bem-estar e longevidade

A nutrição animal é fundamental para o crescimento

Nutrição animal é um dos processos mais essenciais para o desenvolvimento dos animais em geral.

É através desse processo que o organismo do animal de desenvolve de forma adequada. Sem a nutrição animal correta, diversos problemas de saúdes podem ser apresentados.

Nutrição animal

O que é nutrição animal?

Nutrição animal é um conjunto de ações que ocorrem no organismo do animal para que ele faça a digestão de todos os nutrientes que foram ingeridos através dos alimentos.

Para saber o que é nutrição animal, é importante entender que toda essa nutrição é utilizada para que ocorra o crescimento, e é indispensável para reparação de tecidos do organismo.

Além disso, também serve para reposição de nutrientes que foram perdidos de alguma maneira e para gerar bem-estar ao animal.

E esse processo acontece em todos os tipos de animais, pois todos os organismos necessitam de uma série de nutrientes. E essa necessidade é para que ocorra o desenvolvimento saudável de todas as funções do corpo do animal.

Conceito de nutrição animal

O conceito de nutrição animal é muito amplo e formado por estudos e pesquisas que indicam que o ideal é proporcionam ao animal, seja de qual tipo for, uma alimentação balanceada.

Ou seja, a chave para que a nutrição ocorra de forma adequada é proporcionar um balanceamento na alimentação. Cuidados em relação a quais alimentos ofertar aos animais é um dos passos fundamentais.

Além disso, é importante diferenciar a nutrição animal quando o animal é de corte. O gado de corte precisa de uma nutrição diferenciada, pois irá servir como nosso alimento. Com isso, todo o balanço nutricional dele precisa ser manejado de forma direcionada para que a carne seja apropriada para o consumo humano.

Como escolher o plano de nutrição zootecnia e com ajuda de veterinários

O plano de nutrição zootecnia precisa ser baseado no tipo de animal em questão, bem como em uma série de características, tais como:

  • Peso;
  • Idade;
  • Finalidade;
  • Raça.

Para definir todas essas questões, é indispensável que o animal tenha acompanhamento com profissional especializado. Ele consegue definir as taxas do organismo e traçar o melhor plano nutricional.

Sem esse auxílio profissional, se torna muito difícil e até mesmo perigoso. Perigoso, pois se o animal não ingerir os nutrientes corretos, o organismo pode ficar debilitado.

E independentemente do tipo de animal, se é gado para corte ou até mesmo animais de estimação, a saúde do organismo é o fator mais importante para ele.

Dessa forma, traçar um plano alimentar que faça com que o animal receba todos os nutrientes necessários é mais que indispensável. E um dos profissionais que cuidam disso é o profissional da zootecnia.

Nutrição animal

Quando um curso de nutrição animal é indicado?

Atualmente existem várias opções de curso de nutrição animal, tanto cursos presenciais quanto na modalidade a distância.

E mesmo que você não seja um profissional, mas é ligado ao meio rural de alguma forma, seja produtor ou trabalhador rural, com alguma formação técnica na área, é interessante que faça o curso.

Nele, o aluno consegue entender e desenvolver as atividades de uma produção rural de forma lógica e correta.

A modalidade EAD oferece maiores facilidades na forma de realização do curso, pois ensina todos os métodos de aprendizagem e as técnicas de nutrição animal, sem que o aluno precise ir até a escola.

Basta que tenha acesso à internet, com um computador que possa reproduzir som e vídeo, para que as aulas sejam acessadas de qualquer local.

Assim, o aluno consegue aprender uma série de informações que são muito importantes no processo de nutrição animal, como:

  • Valor nutricional dos alimentos;
  • Valor da proteína;
  • Carboidrato;
  • Gordura.

Além disso, dentro dos tópicos apresentados nesse tipo de curso, são abordadas questões como suplementação alimentar para o animal, fases de crescimento e uma série de manejos alimentares para as fases do animal.

A nutrição adequada e a longevidade

Assim como nos seres humanos, nos animais também ocorrem doenças provenientes de uma alimentação deficiente.

Por isso, esse tópico possui grande relação com a longevidade que o animal terá. Para que ele seja saudável é preciso uma nutrição balanceada, então, isso quer dizer que a durabilidade de sua vida também depende disso.

A nutrição animal precisa ser adequada para que ele possa viver os anos que são esperados. E, além disso, precisa de uma nutrição proporcional para que viva esses anos de forma bem e sem problemas de saúde.

Para isso, o ideal é que a nutrição sempre envolva fibras, vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos.

Claro que a proporção desses nutrientes vai depender de cada caso específico, conforme já mencionado anteriormente.

Importância da supervisão

Além de ser muito importante o cuidado com a nutrição oferecida ao animal, é essencial que ocorra supervisão.

Essa supervisão diz respeito tanto ao modo como o alimento vai ser preparado e ofertado, quanto se de fato o animal vai ingerir aquele alimento.

Por isso é importante que o criador do animal esteja atento e verifique sempre se o animal comeu o que foi proposto.

Nutrição animal

Água como fonte de nutrição

Há outro elemento que é crucial para a nutrição animal, que é a água. Todos os tipos de animais necessitam de quantidades de água regularmente para que a nutrição seja completa e correta.

A quantidade de água que precisa ser fornecida ao animal também varia. Para definir, é preciso levar em consideração as características físicas do animal.

Para tanto, mais uma vez é importante contar com auxílio profissional para que a necessidade do animal seja suprida de forma integral, sempre com intenção de proporcionar a longevidade esperada com o máximo de saúde.

Considerações finais

Dessa forma, com uma nutrição animal balanceada e definida com base nos parâmetros corretos de cada animal, juntamente ao consumo adequado de água, o resultado vai ser um animal com muito mais chance de ser saudável.

Por isso é essencial que ocorra o devido acompanhamento com a nutrição animal, sempre pensando no bem-estar e na saúde do animal, independentemente do tipo, raça, ou finalidade que aquela criação possui.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo