Nutriente, formado por elementos químicos, é encontrado nos alimentos

Inicio » Agronegócio » Nutriente, formado por elementos químicos, é encontrado nos alimentos
26/10/2020 Por
Nutriente, formado por elementos químicos, é encontrado nos alimentos

O nutriente é uma substância vital para o organismo. Todos os alimentos possuem nutriente e tipos diferentes que são essenciais para uma alimentação saudável, balanceada e que seja eficiente para as funções do corpo.

Entender a função de cada nutriente e a importância dessa substância é de grande importância para o consumo adequado e consciente dos alimentos.

Nutriente

O que é nutriente?

Nutriente é uma substância que está presente nos alimentos e sem ele o organismo não consegue funcionar de forma adequada e saudável. Com isso, já dá para imaginar a importância dos nutrientes.

E para entender melhor o que são os nutrientes, a composição dos nutrientes pode ser dividida em duas categorias, que são os micronutrientes e os macronutrientes.

O primeiro está presente nos alimentos em quantidade pequena, como as vitaminas e os minerais.

Já o segundo é encontrado em maior quantidade nos alimentos, como os lipídios, que são as gorduras, os carboidratos e as proteínas.

Como os nutrientes são absorvidos?

O processo de absorção dos nutrientes pelo organismo é feito em várias etapas.

Primeiramente, através da digestão, o organismo realiza a quebra dos alimentos e transforma tudo em partículas pequenas. Assim, são mais fáceis para serem processadas e levadas pelo corpo.

Ademais, muitos tipos de nutrientes são absorvidos no organismo quando chegam no intestino delgado.

No entanto, nutrientes como a água, por exemplo, são absorvidos no intestino grosso, que fica situado na última parte do aparelho intestinal.

Por isso é sempre importante estar atento aos sinais que o corpo dá em relação à saúde, pois muitas vezes você pode consumir determinado alimento cheio de nutrientes e mesmo assim apresentar deficiência daquele nutriente.

Isso pode querer dizer que seu organismo não está absorvendo de forma adequada, o que pode ser diagnosticado e tratado.

Função dos nutrientes

Os nutrientes possuem a função de tornar possível o crescimento, desenvolvimento e a manutenção das funções que são essenciais para nosso organismo, e outros tipos de organismos vivos.

Além disso, eles possuem a capacidade de regular alguns processos que ocorrem no organismo, bem como são responsáveis por construir matéria própria e energia, o que permite ver a importância da função dos nutrientes.

Quais são os tipos de nutrientes?

Os tipos de nutrientes existentes são bem extensos, alguns dos principais podem ser citados como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Lipídios;
  • Minerais;
  • Vitaminas.

Esses são alguns dos principais exemplos de nutrientes, sendo que a função de cada um deles é extensa e importante.

Nutriente

O carboidrato é utilizado como a primeira e mais importante fonte de energia que o organismo possui.

É através dele que o corpo adquire fibras e energia que é digerida de forma fácil, ou mais complexa. Os açúcares são um tipo de carboidrato de fácil absorção. Já os amidos são considerados mais complexos de serem digeridos pelo organismo.

Os carboidratos são conhecidos por provocarem ganho de peso e, normalmente, são eliminados de muitos tipos de dieta. No entanto, se consumidos de forma adequada, eles não fazem mal e não ocasionam aumento de peso.

Além disso, dietas baseadas na exclusão desse tipo de nutriente fazem com que a pessoa apresente sintomas como sonolência e fraqueza. Isso acontece pois o organismo sente falta de energia.

Outro nutriente muito importante para o funcionamento do corpo é a proteína. Ela é conhecida pela capacidade de construção que possui, contribuindo para a formação da estrutura do organismo.

É a proteína que proporciona a composição dos tecidos corporais, bem como está na composição de hormônios e enzimas.

Mais um nutriente essencial para a vida dos organismos é a água. Ela é indispensável para diversas funções corporais, como eliminação de resíduos, digestão, absorção de nutrientes, controle da temperatura do corpo, transporte dos nutrientes e muito mais.

Por isso, é extremamente importante priorizar o consumo de alimentos ricos em nutrientes, pois todo o funcionamento do organismo depende deles.

Principais alimentos com nutrientes

A lista de alimentos com nutrientes adequados para as funções vitais do organismo é grande.

Dentro da cadeia de carboidratos, podemos mencionar o macarrão, diferentes tipos de arroz, batata doce, mandioca, pães e farinhas.

Todos esses alimentos estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas e são responsáveis por tornar os afazeres do cotidiano, mais fáceis. Isso porque são eles que nos trazem fonte de energia.

Ademais, como fonte de proteínas, podemos citar os de origem animal, como aves e peixe, bem como leguminosas como feijões e nozes, estes de origem vegetal.

Outrossim, as leguminosas são um tipo de proteína que possuem uma gordura saudável e essencial para o corpo. O que é mais um benefício trazido pelos nutrientes.

Além disso, os principais alimentos que são fontes de lipídios são as manteigas, azeites, castanhas e óleos.

Com a utilização desses alimentos, o organismo adquire auxílio para a absorção de vitamina A, D, E e K. Essas vitaminas são indispensáveis para o isolamento elétrico e mecânico que causam proteção às células e órgãos.

Além disso, também atuam para proporcionar uma sensação de saciedade, o que auxilia em uma série de dietas mais restritas. Igualmente, são usados para diminuir a famosa vontade de comer.

Outro nutriente citado na lista feita mais acima foi o mineral. Esse tipo de nutriente é muito encontrado nos alimentos que são de origem animal.

Alimentos como leites e derivados são um dos mais ricos em minerais. Além disso, os vegetais são alimentos que fornecem minerais ao organismo. Vegetais como couve, brócolis e mostarda são bons exemplos.

Nutriente

Dietas restritivas

Como falado até aqui, os nutrientes possuem funções vitais para a sobrevivência do organismo, não só humano, mas de vários organismos vivos.

Portanto, sempre que você precisar fazer alguma dieta que impeça o consumo de determinados tipos de nutrientes, o que é recomendado é que um médico especializado seja consultado.

Nesse caso, o profissional certo é o nutricionista. É ele quem vai poder indicar quais nutrientes podem ficar de fora da dieta e por quanto tempo.

Assim, você não corre o risco de apresentar a falta de alguma substância essencial para o funcionamento de seu organismo.

Além disso, pode manter uma alimentação regrada, rica em todos os principais alimentos que ofereçam nutriente e tudo que você precisa para manter o funcionamento do corpo em sintonia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo