Conheça a OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series)

Inicio » Agronegócio » Conheça a OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series)
05/08/2020 Por
Conheça a OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series)

Entenda como funciona o OHSAS, o sistema de gestão de saúde e segurança

Se você é dono de uma empresa, com certeza já ouviu falar em OHSAS. Mesmo assim, poucas pessoas realmente sabem atualmente seu significado e, principalmente, como esse certificado é tão importante para uma empresa que tem o foco na sustentabilidade.

Dentre os destaques da OHSAS, podemos citar seu objetivo principal: promover um ambiente mais seguro e sem riscos para os funcionários. Ficou curioso? Veja mais!

OHSAS

O que é OHSAS?

OHSAS é uma norma utilizada por grandes corporações para estimula-las a adotarem métodos de segurança e saúde eficazes para atender as necessidades dos funcionamentos enquanto exercem uma ação. Além disso, essa norma torna possível o maior controle e aprimoramento da segurança na totalidade de uma empresa.

Apesar disso, diversas empresas de setor agropecuário não sabem o que é OHSAS ou, em alguns casos, preferem utilizar modelos como o ISO que exige uma menor escala e restrições para a certificação por completo.

OHSAS 18001

A norma OHSAS 18001 é uma abreviação do nome Occupational Health and Safety Assessment Series. Em tradução direta, essa sigla significa Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Ou seja, tem o foco principalmente nos funcionários e colaboradores da empresa.

Inicialmente, essa norma foi criada como intuito de abranger diversas tarefas que não contavam com uma certificação específica. No entanto, ao longo dos anos, muitas empresas acabaram aderindo a novas formas e adaptações, como o ISO (International Organization for Standardization).

OHSAS

Objetivo da OHSAS 18001

O principal objetivo da OHSAS 18001 é promover um sistema de gestão eficaz que, na totalidade, possa organizar e auxiliar os objetivos de segurança ocupacional e de saúde de uma empresa.

Além disso, essa norma pretende implementar uma política que, em especial, considere requisitos legais e riscos para o bem-estar dos funcionários da organização. Assim, sempre busca uma melhora rápida e inteligente em todos os processos.

Certificado OHSAS

Atualmente, o certificado OHSAS 18001 apresenta uma série de requisitos para a organização empresarial. Em especial, por ser um grande medidor das corporações que apresentam um alto nível de qualidade de seus produtos e serviços.

Além disso, esse certificado tem o intuito de provar e incentivar as empresas que estão dentro do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde a continuarem seguindo as normas impostas. Ou seja, essas comportações devem presar pelo bem-estar de seus funcionários na totalidade.

O que é ISO?

Apesar de muito comparadas, as normas e certificações apresentam diferenças em sua composição, principalmente quando comparamos aos padrões atuais. A norma ISO, de acordo com a tradução, significa Organização Nacional da Normalização.

Atualmente, a ISO apresenta diversas variedades de normas e cerificações. No entanto, as que estão presentes e podem ser comparadas com o sistema de gestão de saúde e segurança são a 14001 e a 9001, ambas com o foco no desenvolvimento da empresa. Vejamos mais sobre elas em seguida.

OHSAS

ISO 14001

Em sumo, a ISO 14001 apresenta uma ideia em volta de questões estratégicas com foco na valorização da cadeia de valor. Além disso, essa versão do ISO proporciona alguns ganhos monetários para a empresa, principalmente visto que ela diminui os custos, sempre buscando uma sustentabilidade ambiental junto à diminuição da poluição dentro de uma organização.

ISO 9001

A ISO 9001 pode ser considerada uma ferramenta para garantir o máximo da otimização nos processos, quase sempre focando na maior rapidez para atingir o sucesso esperado. No entanto, a versão 9001 também pretende garantir a preservação da cultura da empresa, auxiliando na qualidade das propriedades físicas e intelectuais da organização.

Assim, a ISO, mesmo que cumpra funções parecidas, apresenta significados e aplicação diferentes, principalmente quando comparada às normas OHSAS.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo