Típica do nordeste, a árvore oiticica tem importância ambiental e econômica
Considerada o oásis dos períodos de seca do nordeste brasileiro, a oiticica é uma planta endêmica e ciliar. Brasileira, essa árvore é responsável por proteger os rios e riachos do nordeste do país.
Além disso, movimenta a economia da região. Uma vez que o grande poder oleaginoso da sua semente permitiu que o óleo de oiticica fosse exportado em larga escala para os Estados Unidos e para a Europa até a década de 1990 – quando a criação do óleo sintético fez com que fosse ele substituído.
O que é oiticica?
Da família Chysobalanaceae, a planta oiticica é uma planta típica do sertão do Nordeste brasileiro. Ela é facilmente encontrada em estados como Paraíba, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Pode chegar até 20 metros de altura e é responsável por formar uma copa densa, que varia entre 10 e 20 metros de diâmetro. Uma de suas características é a longevidade: a árvore oiticica pode vegetar de 50 a 100 anos. Além disso, ela é uma planta que nasceu e cresceu espontaneamente, principalmente por meio das sementes.
Suas folhas são ásperas, quebradiças e com nervuras aparentes, além de revestidas por uma cobertura resistente que a protege da evaporação. Portanto, a árvore oiticica é uma planta perene, ou seja, que está sempre verde (inclusive durante os períodos de seca), garantindo sombra aos homens e aos animais do semiárido nordestino.
Além de assumir uma grande importância ambiental: preservar as margens dos rios temporários da caatinga. Ela costuma crescer nos aluviões dos rios e riachos. Assim, preserva o curso de água na região.
A oiticica é uma planta apícola. Ou seja, tem impacto direto na produção de mel pelas abelhas. A abertura de sua flor acontece entre agosto e outubro, período mais seco do ano e com escassez de flores no campo.
Assim, ela acaba servindo de alimento para as abelhas e assumindo uma grande importância na apicultura. Além disso, outra característica da oiticica é que sua madeira é branca e com fibras entrelaçadas, sendo, muitas vezes, utilizada pela população que vive ao seu redor.
Oiti, o fruto da oiticica
O fruto da oiticica, o oiti, tem a casca verde mesmo durante o período em que está maduro e, quando seca, assume um tom amarelo-escuro. Dele, é extraído o óleo de oiticica, que é conhecido por possuir diversas utilidades. Confira abaixo algumas delas:
- está presente na indústria de tintas de automóvel;
- é utilizado nas tinta de impressoras;
- está presente também na indústria de vernizes;
- produção de esmaltes;
- fabricação de lonas;
- produção de sabão;
- fabricação de biodiesel;
- é utilizada também na apicultura;
- por estar sempre verde e possuir inflorescência amarela, é utilizada como árvore ornamental.
Além do fruto, as folhas de oiticica também possuem utilidades. Ela é uma planta medicinal que tem sido amplamente utilizada para reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue. Possuem, também, substâncias que eliminam gordura e, portanto, são aliadas do emagrecimento. Durante a seca, podem servir de alimento para o gado, que pode comê-las diretamente da árvore, dependendo da altura que ela estiver. Além disso, podem ser utilizadas para fazer polimento de objetos como chifres, já que são muito ásperas.