Óleo de hortelã beneficia diferentes aspectos da saúde e do corpo

Inicio » Agronegócio » Óleo de hortelã beneficia diferentes aspectos da saúde e do corpo
05/08/2020 Por
Óleo de hortelã beneficia diferentes aspectos da saúde e do corpo

Reunindo uma série de benefícios para a saúde, o óleo de hortelã ganha força no cenário brasileiro

Disponível para uma série de usos diferentes, o óleo de hortelã tem a versatilidade como principal característica. Diferente de tantos óleos disponíveis no mercado, ele pode ser aplicado para um grande volume de situações. Os benefícios extrapolam a saúde, sendo possível ver os efeitos no aroma e na maciez do cabelo.

Por trazer recursos altamente conhecidos em todo o país, o óleo de hortelã acabou ganhando espaço na preferência de muitas pessoas. Conheça todas as vantagens trazidas pela substância e saiba como potencializar o uso no dia a dia!

Óleo de hortelã

O que é óleo de hortelã?

Óleo de hortelã é um insumo proveniente da planta Mentha spicata, pertencente à família das Lamiaceae. Traz uma série de benefícios para quem o consome.

Por muito tempo, esta planta era confundida com outra do mesmo segmento, a Mentha piperita, que é chamada no Brasil de “hortelã pimenta”.

A diferença entre hortelã e hortelã pimenta é a finalidade do uso. A hortelã pimenta também gera um óleo, extremamente aplicado para a preparação de carnes, apresentando uma eficácia menor para quem tem uma menor sensibilidade ao efeito de plantas no organismo. Porém, o óleo de hortelã pimenta também é extremamente conhecido em todo o país.

Extraído das folhas ou das hastes das plantas, o óleo de hortelã é obtido por meio de destilação a vapor. Na sequência, é realizada uma prensagem a frio que mantém todos os compostos ativos.

Assim, o resultado pode variar de cor, podendo ser mais transparente ou amarelo. O aroma é sempre mais refrescante.

Óleo de hortelã

Óleo de hortelã no Brasil

O Brasil se destaca na produção de óleos essenciais, incluindo o óleo de hortelã. É considerado um dos grandes produtores ao lado de países como China, Indonésia e Índia.

Em 2013, o Brasil figurou neste seleto grupo em pesquisa realizada pela revista A Lavoura, mas principalmente pelas atividades realizadas com os óleos essenciais cítricos.

No entanto, a maior dificuldade da produção brasileira fica por conta da queda em qualidade, pois não há padrões muito claros nos processos de produção. A ausência de investimento no setor também atrapalha a melhoria de estruturas, o que torna este segmento pouco representativo.

O que facilita a atividade econômica do Brasil neste cenário é a riqueza de recursos naturais, torando o Brasil apto para a produção de uma série de óleos.

No caso desse óleo específico, o país se destaca pela presença da planta em regiões diversificadas. A pluralidade de centros de pesquisa também facilita a expansão do mercado.

Óleo de hortelã

Para que serve o óleo de hortelã?

Há uma variedade de benefícios que podem ser apontados no momento de apontar para que serve o óleo de hortelã. Entre eles, por exemplo, podemos destacar a melhora no raciocínio para atividades do dia a dia, maior leveza no humor, benefício nos reflexos e no estado de alerta.

Também é possível notar uma melhora no combate a alergias e outros problemas, como gripes e resfriados.

Além de repelir insetos e trazer um ritmo constante ao sistema respiratório por limpar as vias nasais, o óleo de hortelã também pode ser um aliado no processo de emagrecimento. Assim, isso acontece pela participação do elemento na aceleração do metabolismo, o que torna a queima de gordura constante.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo