Pecuária

Ordenha mecânica garante agilidade na produção leiteira

Ordenha mecânica garante agilidade na produção leiteira
Cow milking facility and mechanized milking equipment

Os produtores de gado leiteiro sabem que uma ordenha bem feita é fundamental para manter a saúde do animal e a alta lucratividade. Com o avanço da tecnologia na pecuária, a ordenha mecânica foi um grande ganho na produção, já que promove o aumento de produtividade do leite brasileiro.

E por falar em leite, o Brasil é um grande produtor do alimento, utilizado na produção de tantos outros derivados. O Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a produtividade de leite cresceu 62% em 11 anos no país. E a ordenha mecânica, sem dúvidas, contribui para isso.

Dessa forma, a produção de leite por vaca, em 2006, era de 1,6 mil litros. Já em 2017, a produção por animal foi de 2,6 mil litros por ano. Em 2019, dado mais recente do Instituto, a produção de leite no Brasil foi de 34,8 bilhões de litros, sendo Minas Gerais e Paraná os Estados que lideram o ranking de produção.

vacas pintadas em ordenha mecânica

O que é ordenha mecânica e por que ela é importante?

Existem dois tipos de ordenha na produção do leite:

  • Ordenha mecânica: esse tipo de ordenha utiliza um equipamento automatizado no úbere da vaca, fazendo a ordenha de maneira rápida e segura. O animal é conduzido até o local onde a máquina está e é feita a retirada do leite.

O leite cru, considerado nestes dados do IBGE, é retirado das vacas por meio de ordenhas mecanizadas, passando por refrigeração e tornando inviável o desenvolvimento e proliferação de bactérias.

No entanto, para garantir segurança neste processo, os produtores devem seguir constantes práticas de higienização. Dessa forma, o animal estará mais protegido de doenças (como a mastite) e o leite não sofrerá contaminação.

  • Ordenha manual: já a ordenha manual é um processo em que o tratador manipula o animal e retira o leite. O processo é bastante simples, pois não exige muitos equipamentos. Além disso, pequenos produtores se beneficiam dele, pois não exige grandes investimentos.

No entanto, a higiene também precisa de constantemente observação, pois garante um leite de qualidade e um animal saudável.

Quais as principais vantagens da ordenha mecânica?

Já que a automatização desse processo está ganhando espaço há anos, vale a pena destacar quais os principais benefícios de escolher este tipo de ordenha.

  • Não é necessário ordenhar apenas um animal por vez. Ao contrário disso, centenas de vacas podem ter o leite retirado em pouco tempo, mais de uma vez por dia.
  • Estabelecimento de uma rotina para o animal. Ou seja, as ordenhas costumam ser programas e isso faz com o que o animal siga horários fixos para a ordenha. A prática de uma rotina também é fundamental para a saúde dos bichos.
  • E por falar em estresse, a ordenha mecânica diminui a possibilidade de o animal ficar estressado. Por fim, é um processo rápido e ágil.

É importante sempre destacar que a qualidade do leite não se afeta com a escolha de ordenha mecânica ou manual. O que indica um processo seguro é ter equipamento limpos, desinfetados, ordenhadores que conheçam protocolos de segurança e garantam um processo que respeite a saúde do animal.

Imagem: Jcomp/Freepik

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também