Conheça o orégano e os seus principais benefícios para a saúde
Você certamente já experimentou uma série de pratos que incluíam o orégano entre os seus ingredientes. A iguaria é bastante versátil, podendo ser utilizada em muitos pratos.
Encontrado em receitas que vão desde a pizza até as sopas e até mesmo os chás, o orégano marca presença forte em pratos de origem portuguesa e italiana; promovendo um sabor diferenciado e bastante característico pelos quais essas culinárias já são conhecidas.
O que é orégano?
Orégano é uma erva perene e aromática bastante utilizada na cozinha do Mediterrâneo e, atualmente, considerada o tempero mais popular do Brasil. Além de ser extremamente saborosa, a erva ainda é muito nutritiva e destaca uma série de propriedades medicinais.
Origem do orégano
Sabe-se que o orégano é nativo do Mediterrâneo e talvez isto explique sua grande popularidade por lá. Para que ele cresça forte e saudável, o clima, tempo e fertilidade do solo são essenciais.
Assim, podemos dizer que trata-se de uma erva relativamente frágil e que necessita de extremo cuidado durante o cultivo. Uma planta bastante parecida com o orégano fresco é a manjerona, que se diferencia por ser um pouco mais resistente e possuir um sabor mais ácido, devido a presença de fenólicos em sua composição.
Nutrientes do orégano
Como já dissemos anteriormente, o orégano é repleto de nutrientes que lhe conferem propriedades medicinais. Aqui elencamos as substâncias que podem ser encontradas em uma porção de 100 gramas da erva.
- 20 calorias;
- 1 g de proteína;
- 3 g de carboidrato;
- 0,5 g de gordura;
- 13 mg de vitamina C;
- 230 mg de cálcio;
- 0,3 mg de niacina;
- 4 mg de ferro.
Benefícios do orégano
Sabendo sobre seus nutrientes, é possível compreender melhor quais são os benefícios do orégano. De início, podemos dizer que ele é um potente remédio natural contra a asma e outros problemas respiratórios.
Isso porque os antioxidantes presentes em sua composição ajudam o nosso organismo a higienizar o trato respiratório, o que facilita bastante a respiração.
Além disso, os antioxidantes também podem oferecer auxílio no combate ao câncer de cólon. Juntos com as fibras presentes no alimento, eles provocam a eliminação de toxinas de nosso organismo através da bile, localizada no intestino.
Estes antioxidantes podem atuar sozinhos no combate aos radicais livres, principais responsáveis pela mutação e multiplicação de células cancerígenas; e, além disso, ainda combatem o envelhecimento precoce, fortalecendo a nossa pele e nossos cabelos.
Outra propriedade benéfica da erva pode ser uma poderosa ferramenta para o bem-estar no dia a dia das mulheres. Isso porque, ao consumir regularmente o chá de orégano, é possível contribuir para a regulação do ciclo menstrual.
Dentro deste tema, ainda é possível dizer que a ingestão deste mesmo chá pode ajudar para que a menstruação desça; e até mesmo para que o fluxo menstrual diminua.
Por fim e não menos importante, devemos destacar que o orégano é excelente para o coração humano, uma vez que conta com uma quantidade significativa de ômega 3. Além disso, a erva também destaca propriedades anti-inflamatórias, podendo servir de auxiliar no tratamento de cortes e feridas.