Orquídea cattleya é famosa pelo fácil cultivo e beleza das flores

Inicio » Agronegócio » Orquídea cattleya é famosa pelo fácil cultivo e beleza das flores
20/10/2020 Por
Orquídea cattleya é famosa pelo fácil cultivo e beleza das flores

Orquídea cattleya é gênero de orquídeas epífitas. Com 118 espécies catalogadas, essa orquídea possui milhares de híbridos e é uma das flores mais comercializadas, pois possui cultivo fácil.

Além disso, a orquídea cattleya é uma planta que possui observadores e admiradores espalhados por diversos locais do mundo, pois há exposições exclusivamente dedicadas a esse gênero de orquídeas.

Orquídea cattleya

O que é orquídea cattleya?

Orquídea cattleya é uma flor que pode ser localizada entre o México e a América do Sul e é nativa de vários locais, inclusive do sul do país.

Há vários tipos de orquídea cattleya, sendo possível encontrar espécies que alcançam preços superiores a R$1.000,00, pois são mais raras e possuem traços peculiares que beiram ao conceito de perfeição, segundo colecionadores.

Esse tipo de planta oferece flores lindas e exuberantes em uma infinidade de cores, conforme cada tipo. Mas é importante ter paciência, pois ela pode demorar de 4 a 7 anos até que o primeiro florescimento ocorra.

Um dos motivos de ser tão cultivada e apreciada é justamente a facilidade no cuidado. É verdade que existem certos cuidados necessários para que essa planta viva em plenitude, mas esses cuidados estão longe de serem difíceis.

Cultivo da orquídea cattleya

Para saber como plantar orquídea cattleya, antes de mais nada é importante saber que você pode optar por utilizar um vaso ou plantar a muda em uma árvore.

Se a primeira opção for a escolhida, utilize um vaso em que a planta caiba de forma confortável, preenchendo com cortiça para absorver a água.

Além disso, é altamente indicado a utilização de substratos naturais, pois produtos químicos podem oferecer alto risco à orquídea cattleya.

Ademais, se preferir plantar esta orquídea em uma árvore, escolha um tronco que seja nivelado e que possa sustentar a flor com segurança.

Para plantar a muda de orquídea cattleya no tronco da árvore, você precisa:

  • Que a árvore não fique totalmente exposta ao sol, em tempo integral;
  • Utilizar um barbante para envolver a muda no tronco e possibilitar maior fixação;
  • Garantir que haja água suficiente;
  • Escolher uma árvore saudável, sem fungos e pragas.

Se houver problemas com o florescimento e você estiver certificado que ela já alcançou a idade suficiente para tanto, é porque algo está errado.

Geralmente isso indica problemas com o cultivo. Assim, é muito importante prestar atenção nos detalhes para que o cultivo seja feito de forma apropriada e você saiba como cuidar de orquídea cattleya.

Caso haja o aparecimento de algum tipo de praga na planta, você pode utilizar uma mistura de um pouco de detergente de cozinha e água. Essa solução pode ser borrifada na orquídea, o que faz a praga desaparecer.

Além disso, o sol moderado é importante para o cultivo, pois esse tipo de planta gosta mais de locais com temperaturas elevadas. Isso não quer dizer que é preciso exposição o dia todo.

O ideal é manter o equilíbrio, assim como em todas as outras questões.

Orquídea cattleya

Principais tipos de orquídea cattleya

Como mencionado antes, esse gênero possui 118 espécies e mais uma infinidade de híbridos. Alguns dos principais tipos de orquídea cattleya são:

  • Orquídea Cattleya walkeriana;
  • Orquídea Cattleya guttata;
  • Cattleya shcileriana.

Decorações com orquídea cattleya

Como essas orquídeas possuem grande diversidade, existem muitas cores. Isso facilita no momento de utilizar como ornamentação de eventos, casamentos e até mesmo para compor a decoração de residências.

Por isso, você pode escolher cores que conversem entre si. Uma dica muito boa é utilizar algumas flores em tom neutro, como a orquídea cattleya branca, com alguma outra coloração, como a orquídea cattleya roxa.

Essas combinações formam uma linda decoração para uma diversidade de ambientes.

Ademais, o tipo de ambiente também pode facilitar na escolha da orquídea cattleya, pois cada cor possui um significado e propõe uma intenção diferente ao ambiente.

Isso não é uma regra, a composição é livre, mas saber um pouco sobre os significados das principais orquídeas pode ajudar você na decisão.

Significados da orquídea cattleya

A orquídea cattleya possui muitos significados. Um deles é o significado da cattleya branca.

Muitas vezes essa planta é utilizada como a melhor opção para casamentos, até mesmo sendo utilizada no buquê de noiva.

Essa escolha é feita pois essa flor tem o significado de eternidade, paz e tranquilidade, tudo que os noivos desejam para seu casamento. Além disso, essa orquídea proporciona um conceito requintado e elegante, o que é ideal para cerimônias e festas de casamento.

Ademais, a orquídea cattleya amarela também possui alguns significados como a amistosidade e alegria, por exemplo.

Essa flor é conhecida como chuva de ouro, pela sua aparência de cascata com flores amarelas. Ademais, é uma excelente opção para combinar com a orquídea branca e com muitas outras opções de cores.

Orquídea cattleya

Orquídea mais cara

A espécie que pode superar o valor de R$1.000,00 é a Cattleya walkeriana. Essa espécie possui origem brasileira e foi descoberta em um galho de árvore ao longo das margens do rio São Francisco, em Minas Gerais.

Ela é considerada perfeita pelos colecionadores, muito apreciada por possui uma simetria entre suas flores.

O aroma dessa planta é parecido com canela e ela também possui algumas opções de cores. As principais são com coloração rosa puxado para o lilás, com intensidade vibrante, criando um degradê. Mas também são encontradas em branco, branco com lilás e lilás.

Um dos diferenciais dessa espécie cara e mais difícil de localizar é o tamanho das flores. Ela possui flores maiores que os outros tipos de cattleya, oferecendo florescimento de abril até junho.

Essa espécie pode ser cultivada dentro de casa, desde que bem amparada de luminosidade e ar fresco.

As outras recomendações que são dadas às orquídeas, em geral, também podem ser aplicadas para essa espécie.

Ou seja, se você quer fazer valer o investimento, precisa prestar atenção na quantidade de água, escolher um vaso que auxilie na absorção e verificar as pragas.

Assim, você terá uma linda espécie de orquídea cattleya, que possui vida longa e oferece simetria e exuberância até para quem não é um colecionar. Sem dúvida, vale a pena, ao menos, apreciar sua beleza!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo