Ovinocultura é o termo que designa a criação de ovinos como ovelhas

Inicio » Pecuária » Ovinocultura é o termo que designa a criação de ovinos como ovelhas
16/10/2020 Por
Ovinocultura é o termo que designa a criação de ovinos como ovelhas

Produção de carne e de lã levam produtores a investir na ovinocultura. Criada em rebanhos há milhares de anos, a ovelha sempre foi fonte de renda e alimentos para os criadores, desenvolvendo a ovinocultura ao longo do tempo. Assim, foi um dos primeiros animais a ser explorado e domesticado pelo homem.

Assim, o manejo dos rebanhos foi se aprimorando e se espalhando pelo mundo, e hoje, a ovinocultura é atividade de destaque no cenário do agronegócio nacional.

Ovinocultura

O que é ovinocultura?

A ovinocultura é parte da zootecnia que se refere à criação de ovinos, mais conhecidas popularmente como ovelhas. A zootecnia, por sua vez, é uma ciência que busca aprimorar os cuidados e manejos com animais para incrementar sua produção. Assim, se estuda seleção genética, nutrição, sanidade e bem-estar animal.

Com isso, a ovinocultura tem como principal objetivo a produção de carne com os ovinos de corte. Entretanto, também é fonte para a produção da lã.

As ovelhas são animais sensíveis e seu manejo requer cuidados, principalmente quando estão em grandes rebanhos. Em regiões mais frias, como no Sul do país, onde há muitas criações de ovinos, principalmente pela lã, o cuidado com os recém-nascidos deve ser maior ainda.

Além do frio, há outros perigos que rondam as pequenas ovelhas. São lobos, raposas e até os urubus, que podem predar o pequeno cordeirinho, como se chama a cria da ovelha.

Num aspecto geral, a ovelha é dócil, porém, os carneiros, que são os machos, requerem maior atenção na hora do manejo pois podem apresentar certa agressividade.

Sobre a alimentação dos ovinos, as pastagens são uma forma prática e econômica para alimentar os animais. Entretanto, na ausência de pastagem ou em pastagens que não atingem o mesmo tamanho pelo campo e varia de acordo com a estação do ano, pode-se utilizar feno. Ademais, pode-se utilizar também ração específica que atenda as necessidades nutricionais do animal.

Ovinocultura

Ovinocultura no Brasil

A ovinocultura no Brasil se dedica basicamente a dois nichos, que é o de produção de carne e produção de lã.
A produção de carne se concentra principalmente no Nordeste do país, onde há animais de raças com menos lã, destinados ao mercado de carne e couro. Outra grande concentração de ovinos está no Sul, onde a maioria das raças possui grande quantidade de lã, que é o outro nicho que mantém a ovinocultura.

Algumas raças de ovelhas tem boa adaptabilidade no Brasil, sendo alguns tipos de ovinos de lã fina como a Merino Australiano e Idea; as com dupla aptidão (lã e carne), Corriedale, Romney Marsh e Border Leicester; e as que se destacam na produção de carne Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e Bergamácia.

Dentre as vantagens de se criar ovinos, está a sua rusticidade. A alimentação não tem grandes exigências, desde que não se descuide do valor nutritivo da pastagem, sem esquecer uma suplementação mineral. O ciclo reprodutivo também é um atrativo para quem investe no ramo, com animais prontos para procriar entre os 18 e 30 meses.

Por fim, a demanda crescente por carne de ovinos, que apesar de ainda não ser maior que a procura por carnes bovina e suína, vem ganhando espaço no mercado.

Assim, a ovinocultura tem grande potencial de ampliação, podendo ser uma fonte de renda extra para os produtores que querem diversificar as atividades na propriedade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo