Paçoca pode ser de carne e mandioca ou amendoim e açúcar

Inicio » Agronegócio » Paçoca pode ser de carne e mandioca ou amendoim e açúcar
03/10/2020 Por
Paçoca pode ser de carne e mandioca ou amendoim e açúcar

A paçoca tem origem indígena e é muito popular no país inteiro, mas também existe a versão doce de mesmo nome. Causa certa surpresa imaginar que um doce como a paçoca possa ter carne na sua constituição. Mas, fique calmo. Há dois tipos de paçoca: a versão doce, que é feita com amendoim, e a versão salgada, que leva carne em sua composição e nada tem a ver com a versão doce.

A paçoca não só pode ser constituída por carne, misturada à farinha de mandioca, como também pode conter amendoim e açúcar em sua versão doce.

Paçoca

O que é paçoca?

Paçoca é um alimento de origem indígena constituído por carne bovina e farinha de mandioca. Aqui, claro, estamos falando da versão salgada.

Era um alimento muito utilizado pelos tropeiros do Nordeste que chegavam a ficar semanas em viagem longe de casa. Para garantir o sustento, precisavam levar comida que fosse de fácil transporte e rápida de se preparar.

Tal necessidade fez da paçoca um dos alimentos mais consumidos e um dos que rapidamente se popularizam Brasil afora.

A atividade dos tropeiros era basicamente transportar encomendas e mensagens entre os distritos afastados.

Em época que não existiam grandes meios de transporte, os tropeiros montados em seus burros eram o principal meio de integração das cidades, por isso exerciam papel importante para a troca de informações e mercadorias, contribuindo para manter uma unidade, ainda que precária no país.

Por visitarem várias regiões, foram responsáveis por popularizar alguns hábitos entre cidades e capitanias, pois muitas vezes eram os únicos meios de contato que povoados e vilas tinham do mundo externo.

Apesar do largo consumo e da popularização que promoveu, a paçoca não é invenção da cultura nordestina, mas da cultura indígena.

Os povos indígenas já se alimentavam com comida à base de carne seca e farinha de mandioca.

O termo “paçoca” vem do termo indígena “pasoka”. Alguns especialistas apontam que também venha do Tupi “po-çoc”, mas ambos têm significados parecidos. Enquanto o primeiro significa “esmagar com as mãos”, o outro significa “esmigalhar”.

Paçoca de amendoim

Por outro lado, a versão doce de mesmo nome, popularmente batizada de “paçoca de amendoim”, é um doce típico da comida caipira, mais precisamente do interior do estado de São Paulo.

Em festas juninas, celebrações típicas que ocorrem anualmente no Brasil, as paçocas de amendoim sempre marcam presença. Por exemplo, a paçoca de rolha é uma das mais consumidas e apreciadas, tanto por crianças quanto por adultos.

Como é feita a paçoca salgada?

A paçoca em sua versão salgada, ou seja, o prato à base de carne e farinha de mandioca, é simplesmente deliciosa. Os termos indígenas que vimos anteriormente já dão uma bela dica sobre a ação básica de produção da paçoca: esmigalhar, esmagar com as mãos.

A forma mais rústica de produzir paçoca é essa, ou seja, consistem em misturar a carne e a farinha de mandioca socando uma na outra dentro de um pilão.

Mas a paçoca mais popular hoje em dia, a doce, não chega a ter produção tão rústica, ainda que o princípio se mantenha. É um pouco mais sofisticada e, sem dúvida ,com mais maquinário para a produção.

A seguir veja uma receita rápida de como fazer paçoca de amendoim.

Paçoca

Receita de paçoca de amendoim

Para fazer essa receita de paçoca, reúna os seguintes ingredientes:

  • Duas (02) xícaras de açúcar;
  • Meia (1/2) xícara de farinha de milho amarela;
  • Meio (1/2) kg de amendoim torrado (sem pele e sem sal);
  • Uma (01) colher de café de sal.

Modo de preparo

Para preparar essa receita de paçoca, veja o passo a passo abaixo:

  1. Em um liquidificador ou triturador, coloque o amendoim torrado, a farinha de milho, o açúcar e o sal;
  2. Processe até que a mistura fiquem bem homogênea;
  3. Pegue formas no formato que deseja e coloque a mistura em cada uma delas. Soque a massa na forma se for preciso e modele com as mãos;
  4. Depois, basta desenformar e estará pronto para o consumo.

Doces brasileiros

A paçoca de amendoim, sem dúvida, é um dos doces brasileiros mais populares. Mas quais são os outros doces tipicamente brasileiros que fazem sucesso em qualquer ocasião festiva?

Veja abaixo uma lista dos principais doces:

  • Brigadeiro;
  • Cocada;
  • Pé de moleque;
  • Bolo de rolo;
  • Rapadura;
  • Pudim de leite;
  • Bolo de arroz;
  • Ambrosia.

Ingredientes da paçoca

Farinha de mandioca

Como vimos acima, a farinha de mandioca é um dos ingredientes usados para a produção de paçoca em sua versão salgada.

A maior concentração de produção de mandioca está localizada nas regiões Norte e Nordeste. O Brasil produz anualmente mais de 500 toneladas de fécula de mandioca.

Dados de 2018 apontam que o país produziu 536,6 mil toneladas. A capacidade instalada no Brasil permite que sejam moídas 21,4 mil toneladas de raízes por dia.

Paçoca

Açúcar

A região centro-sul do país é a responsável por grande parte da produção de açúcar, ingrediente utilizado na versão doce.

Anualmente, o país produz mais de 25 milhões de toneladas e a região citada é responsável por mais de 20 milhões do total. Tais números fazem do Brasil o maior produtor mundial de açúcar.

A projeção para temporada 2019/20 é que as usinas brasileiras usem 39% do total da produção de cana de açúcar como adoçante.

No entanto, tal previsão não deve se concretizar, pois foi feita antes da instalação da pandemia do novo Coronavírus, que certamente deverá afetar todos os setores produtivos da economia.

Carne bovina

A carne bovina faz parte dos ingredientes para a produção de paçoca salgada. Na verdade, é o ingrediente principal e certamente não é problema obtê-lo no Brasil.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais gado do que pessoas. Ademais, tem o maior rebanho comercial do mundo, totalizando 213,5 milhões de animais.

Paçoca pelo Brasil

A iguaria é tão popular no Brasil que, em várias cidades do país, há eventos inteiramente dedicados à produção e consumo dessa delícia brasileira.

Em Minas Gerais, existe um evento anual que festeja a paçoca tradicional feita de carne bovina. É a “Festa Nacional da Paçoca”, em Bonito de Minas.

O estado de São Paulo tem um festival dedicado ao doce. Ocorre na cidade de Pilar do Sul e se chama “Festival da Paçoca”.

Certamente, as festas juninas são os eventos mais populares para o consumo de paçoca. Não são festivais dedicados ao doce, contudo, é impossível pensar em tais celebrações sem essa delícia incluída no cardápio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo