Doces brasileiros refletem nossa cultura e gastronomia

Inicio » Agronegócio » Doces brasileiros refletem nossa cultura e gastronomia
10/10/2020 Por
Doces brasileiros refletem nossa cultura e gastronomia

Doces brasileiros têm muita história e sabor, e são tão característicos no país quanto a caipirinha, o futebol, o churrasco e o samba! Sem dúvida, além de conquistar os corações, eles agradam muito ao paladar.

Nesse artigo, você conhece os principais e mais populares doces brasileiros dos costumes e rica culinária açucarada da nossa nação verde e amarela.

Doces brasileiros

O que são doces brasileiros?

Doces brasileiros compõem uma combinação de receitas típicas e populares de sobremesas no país. Os doces podem ser feitos de muitos ingredientes preparados com açúcar. Em suma, são usados para comer puros ou para rechear tortas, bolos, panquecas e biscoitos.

A seguir, você confere alguns dos doces brasileiros mais consumidos e populares na culinária.

Arroz doce

O arroz doce é conhecido também como arroz de leite e arroz de função. A receita é composta por arroz cozido açúcar e leite. O tempero fica por conta de cravo, flor de laranja, canela, casca de limão e canela polvilhada.

Embora seja uma iguaria popular em todos os locais do mundo onde o arroz é consumido, como é testemunhado em textos antigos sobre Buda, é um prato muito presente na culinária do Brasil.

O arroz é cozido de modo direto com açúcar e leite ou açúcar e água. Em algumas receitas, são adicionados nata e leite condensado. Em termos de temperos e condimentos, o arroz doce pode ser misturado com canela, cravo, casca de laranja e amêndoas.

Bolo de fubá

O bolo de fubá é um doce tipicamente brasileiro. O fubá é uma farinha do tipo fina, composta por arroz moído ou milho, empregada largamente na culinária do Brasil.

No entanto, é na variedade de farinha de milho que é mais usada para o preparo de bolos. Nas festas juninas do país, por exemplo, o bolo de fubá é um dos doces brasileiros mais característicos.

Brigadeiro

O brigadeiro é um típico doce da culinária do Brasil, tendo origem especificamente no Rio de Janeiro. Embora seja um doce carioca, se difundiu rapidamente pelo restante do país.

Assim, tornou-se comum em todo o Brasil, sobretudo por estar presente em festas de aniversário, acompanhado com beijinhos e cajuzinhos. Embora seu nome popular, no Rio Grande do Sul o doce é conhecido como “negrinho”.

Doces brasileiros

Pudim de leite

O pudim de leite, chamado também de flan ou pudim de ovos, é um doce confeccionado com açúcar, leite e ovos. A sobremesa é coberta convencionalmente com calda de caramelo.

Embora popular no Brasil, o pudim remonta à época do Império Romano. Nesses tempos, a sobremesa era conhecida como tyropatina, tornando-se especialmente popular durante o período medieval, onde era apreciado na Quaresma.

De fato, foi em meados do século sete que o nome “flan” se popularizou para denominar o pudim. A origem da palavra é francesa, sendo derivado de flado do antigo alemão, onde significava “objeto plano” ou “bolo”.

Foi nessa época também que sua cobertura deixou de ser polvilhada com pimenta no topo, como era popular no Império Romano. Assim, nessa altura, a pimenta foi substituída pela calda de açúcar (ou caramelo), como é preparado hoje no Brasil.

Goiabada

Dos doces brasileiros, talvez a goiabada seja a sobremesa nativa mais popular e com a cara da culinária do país. A goiabada, como o nome sugere, é uma sobremesa preparada com a fruta goiaba, sendo um prato típico dos costumes caipiras. Apesar da origem brasileira, o doce é apreciado em diversos locais do mundo.

Ainda em relação à sua origem, a goiabada foi introduzida no Brasil quando os colonos portugueses usaram a goiaba como substituta para preparar a marmelada. Desde essa época, o doce se tornou uma iguaria brasileira, sendo reconhecido em outros lugares do mundo.

Mousse de maracujá

Nessa lista não podia ficar de fora o mousse de maracujá, uma sobremesa típica da cozinha brasileira. Em suma, a receita leva em sua composição leite condensado, creme de leite e suco de maracujá concentrado.

Em linhas gerais, a receita é simples e usa uma proporção igual de ingredientes. Ou seja, uma lata de suco de maracujá concentrado, uma lata de creme de leite e uma de leite condensado.

Doce de coco

Cocada ou doce de coco é uma sobremesa produzida à base de coco. O doce é característico de muitas regiões ao redor do mundo, no entanto, é especialmente popular na América Latina, sobretudo no Brasil.

Mesmo entre os doces brasileiros de coco, existem variações nas receitas. Por exemplo, podem ser usados ingredientes como coco ralado queimado, leite de coco, amendoim, leite condensado, leite, gemas e rapadura em casos especiais.

Para conferir um sabor variado ao doce de coco ou cocada, é possível acrescentar à receita polpa de fruta ou de suco.

Doces brasileiros

Doce de banana

A bananada, ou doce de banana, é uma sobremesa de origem antiga. É estimado que a receita de bananada seja uma invenção relacionada aos escravos, que faziam proveito da banana madura que eram descartadas pelas sinhás e senhores do engenho.

Em tese, foi assim que eles inventaram um dos doces mais populares do Brasil. Embora tenha acontecido no período colonial do Brasil, a receita segue popular nas cozinhas do país inteiro, sendo um clássico entre muitas famílias.

Afinal, há centenas de maneiras de servir e utilizar o doce de banana em receitas. Como, por exemplo, banana com sorvete ou como recheio de panquecas, crepes e bolos!

Paçoca

Outro doce clássico nativo brasileiro é, sem dúvida, a famosa paçoca. Esse doce é muito tradicional na culinária brasileira, sendo preparado com base de amendoim composta com açúcar e farinha de mandioca.

A paçoca é uma típica receita caipira, tradicional dos estados de Minas Gerais e São Paulo, embora seja preparada em todos os cantos do Brasil. Em suma, seu preparo e consumo crescem exponencialmente durantes as festividades de Festas Juninas e Semanas Santas.

Amendoim doce

Entre os doces brasileiros, está o amendoim doce. De fato, o amendoim é muito importante em termos econômicos para o país, em especial para o mercado alimentício. Em geral, o amendoim também é muito consumido e apreciado frito e torrado como aperitivo em diversas ocasiões.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo