Paleta bovina é corte da parte dianteira do animal que se tornou popular

Inicio » Agronegócio » Paleta bovina é corte da parte dianteira do animal que se tornou popular
04/08/2020 Por
Paleta bovina é corte da parte dianteira do animal que se tornou popular

Vendida em todo o Brasil, paleta bovina se destaca pela qualidade do corte

Extremamente popular pela qualidade do corte, a paleta bovina chama a atenção entre as opções de açougues e mercados brasileiros. E isso também se dá pela quantidade de receitas que podem ser preparadas com este formato específico, que ajudam a ressaltar o sabor e deixar o trabalho na cozinha ainda mais prático.

Por isso, é importante conhecer as principais propriedades da paleta bovina, além de saber quais opções de preparo você terá para impressionar os seus convidados.

Paleta bovina

O que é paleta bovina?

Paleta bovina é o corte localizado da parte dianteira do animal, mais precisamente na região do braço. Também é chamada de paleta do boi ou pá, dependendo da região do país.

Este corte conta com forte presença de fibras longas, além de ter gorduras saborosas concentradas. Estes detalhes ressaltam ainda mais o gosto da carne.

E a fama da paleta bovina em todo o Brasil acontece principalmente por conta do baixo custo. É considerada uma carne saborosa em relação ao baixo investimento, já que pode ser preparada de diversas maneiras.

A única preocupação é o tempo de cozimento, já que se trata de uma carne mais dura. Ela precisará de períodos mais longos para poder melhorar a textura, podendo ser acompanhada de molhos e ensopados em muitos casos.

Paleta bovina

Paleta bovina na economia

Maior exportador de carne bovina do mundo, o Brasil conta com a paleta bovina entre os cortes que fazem sucesso atualmente. A atividade é a que mais gera retorno na economia brasileira, batendo mais de R$ 5 bilhões no ano de 2016. E todo o setor gera mais de 1,6 milhões de empregos.

No país, o número de cabeças de gados é de aproximadamente 215 milhões. Isso faz com que o investimento em diferentes cortes possa ser feito com maior naturalidade, já que a demanda é alta interna e externamente. Isso fez com que a paleta bovina se popularizasse em todo o Brasil e também no exterior.

Como fazer paleta bovina?

Entre as principais opções de como fazer paleta bovina, aparecem os bifes de panela e de forno. Como são cortes menores, é muito mais simples fazer com que a carne amoleça e absorva o sabor. Só é necessário caprichar no tempero, nas cebolas e preparar até que chegue ao ponto de consumo.

Mas também existem preparações mais elaboradas, como cozinhar após deixar por um tempo pegando o gosto de um vinho. Você também pode preparar um picadinho mais prático, deixando a carne em pequenos pedaços para que o processo de preparação seja mais rápido.

Paleta bovina

Outra receita de paleta bovina que chama a atenção é a preparação de almôndegas. Basta misturar com temperos e um pouquinho de carne de porco para gerar volume. Depois da primeira mistura, basta seguir a preparação comum para obter um excelente resultado.

Você também pode preparar um bom churrasco de paleta bovina, desde que deixe a carne dourar por tempo suficiente. A pressa é inimiga da perfeição neste caso!

Gostou das dicas sobre a paleta bovina? É hora de aproveitar as vantagens que este corte oferece para o seu dia a dia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo