Palmito de açaí é produzido pela palmeira conhecida como açaizeiro

Inicio » Agricultura » Palmito de açaí é produzido pela palmeira conhecida como açaizeiro
10/07/2020 Por
Palmito de açaí é produzido pela palmeira conhecida como açaizeiro

Nativo da Floresta Amazônica, o palmito de açaí tem qualidade semelhante ao famoso palmito de juçara

O palmito é um alimento bastante conhecido e consumido, extraído de alguns tipos de palmeiras. Dentre eles, está o palmito de açaí, que vem do açaizeiro, mas também há a palmeira-juçara e a pupunheira.

Um dos palmitos mais procurados é o palmito juçara que, por ter uma extração mais agressiva, pode entrar em extinção. Assim, o palmito de açaí ganha espaço.

Palmito de açaí

O palmito de açaí é macio e apresenta boa suculência, lembrando o palmito juçara, que é um dos mais apreciados por ser mais vistoso e ter mais “carne” que os demais. O palmito é, basicamente, o “miolo” da palmeira, em formato de cilindro, de cor branca e com camadas de fibras que apresentam textura macia e lisa.

Entretanto, a palmeira juçara, apesar de ser encontrada na Mata Atlântica, se encontra em risco de extinção devido ao extrativismo selvagem. Afinal, para obter o palmito é necessário cortar a palmeira. Com isso, a planta morre e fica ameaçada de extinção.

Assim, o palmito de açaí, extraído do açaizeiro vem se destacando e ganhando espaço no mercado, por ter um extrativismo mais sustentável. O açaizeiro por sua vez, produz um palmito de qualidade, com a vantagem de produzir muitos perfilhos (novos brotos) por touceira.

Dessa forma, o açaizeiro, que é uma palmeira natural da região Norte do Brasil, tendo sua maior produção na Amazônia. A planta ocorre em regiões pantanosas em estuários dos rios como o Amazonas e Tocantins, além de outros rios.

O açaizeiro também é um alimento essencial para populações ribeirinhas, que utilizam inclusive os saborosos frutos de açaí. Esse fruto ganhou espaço pelo país para produção de sucos e misturas a base de açaí, bebida energética e muito nutritiva.

Palmito de açaí

Tipos de palmito

O Brasil é um dos principais produtores e também consumidores de palmito no mundo.Porém, a exploração comercial dessa planta só começou por volta da década de 1940.

O palmito é um alimento ideal para acompanhar e incrementar várias refeições, sendo um alimento muito versátil e leve, sem muitas calorias. Assim, existem três principais tipos de palmito:

  • Palmito juçara: nativo da Mata Atlântica, é mais vistoso que os demais. Sua forma de extração é um tanto agressiva, o que leva a palmeira a morte e assim correr risco de extinção;
  • Palmito pupunha: com sabor mais suave, é também maior e mais macio em comparação aos outros. Essa espécie emite novos brotos e é boa opção para a preservação dessas espécies de palmeiras;
  • Palmito de açaí: o palmito de açaí é nativo da Floresta Amazônica, sendo uma planta tropical perene, de clima quente e úmido. É macio e lembra o palmito juçara, além de sua extração ser menos agressiva do que da palmeira juçara, tornando esta opção ecologicamente benéfica e garantindo um palmito de muita qualidade.

Portanto, o palmito de açaí é saboroso e pode ser explorado com mais facilidade e de forma ecologicamente correta, trazendo alimento e fonte de renda para muitas famílias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo