Pão de batata faz sucesso e movimenta o mercado do delicioso tubérculo

Inicio » Agronegócio » Pão de batata faz sucesso e movimenta o mercado do delicioso tubérculo
07/10/2020 Por
Pão de batata faz sucesso e movimenta o mercado do delicioso tubérculo

O pão de batata é feito com a farinha de batata, ou mesmo com o tubérculo, substituindo a farinha de trigo comumente feita para fazer pão. Para fazer o pão de batata, é necessário ter entre os seus ingredientes a farinha ou a própria batata. Assim, existe mais de uma forma de preparar esta iguaria que foi inventada no dia 14 de janeiro de 1970, utilizando um dos tipos de batata disponíveis para elaboração do alimento.

Essa receita é mais uma prova do quanto as batatas podem ser versáteis e proporcionar mais do que uma alimentação de fast food. O pão de batata é delicioso e a sua receita é fácil e muito apreciada em todo o mundo.

Pão de batata

O que é pão de batata?

Pão de batata é uma iguaria criada na França durante a Revolução. Outrossim, Antoine-Augustin Parmentier é o autor da receita, o qual realizou inúmeros testes antes de dar origem ao delicioso pão de batatas. Assim, o objetivo era preparar um pão que não utilizasse farinha de trigo ou centeio devido à escassez dos ingredientes provocados pelos conflitos no país.

Houve uma época em que o cientista inventor da receita testou formas de preparo do tubérculo como maneira de demonstrar as propriedades da batata e que ela poderia ser consumida sem causar intoxicações alimentares. Desta forma, surgiram diversas receitas que hoje utilizamos na culinária, preparadas a partir da batata, como a batata frita, cozida, assada e o purê de batatas.

Porém, foi quando ele apresentou a solução para a escassez de matérias-primas para fabricação de pães que a batata começou a ser valorizada. A partir daí, o tubérculo ganhou prestígio e se tornou importante para a economia mundial.

Dessa forma, logo a batata começaria a ser cultivada em outros países da Europa, como a Alemanha, sendo inserida na cultura e sanando a fome de muitas pessoas.

Cultivo da batata

Atualmente, a batata é a hortaliça de maior importância no mercado brasileiro. Assim, a batata, cujo nome científico é Solanum tuberosum, é uma planta perene que possui menos de um metro de altura. O centro de origem da batata é situado nos Andes, por isso ela se adapta a temperaturas baixas.

A batata possui diversas gemas em seu tubérculo, o que é popularmente chamado de “olho da batata”. Essas gemas são responsáveis por fazer brotar a planta, sendo a sua forma de reprodução vegetativa.

Ao ter contato com a luz solar, a batata fica esverdeada devido ao processo de germinação que está sendo estimulado. Por isso, o tubérculo deve ser guardado protegido da intensa luz solar, em ambientes frios e com pouca umidade.

Batatas pertencem à mesma família do tomate e da berinjela, enquanto a batata doce é uma raiz tuberosa, diferentemente dos tubérculos que são caules.

Pão de batata

Valores nutricionais da batata

A batata é um órgão da planta com grande reserva de amido. Ou seja, é um dos alimentos com maior fonte de carboidratos. Assim, são fontes de fibras, zinco e magnésio, elementos importantes para contração muscular. Ainda, são ricas em vitaminas.

Outrossim, o alimento atua no fortalecimento de ossos e como antioxidante no organismo. Entretanto, o consumo de batatas fritas deve ser moderado devido ao seu modo de preparo ser menos saudável.

Como fazer pão de batata?

Para mostrar a você como fazer pão de batata, vamos verificar a receita de pão de batata original.

Ingredientes para preparo do pão de batata caseiro:

  • 3 ½ de xícaras de farinha de trigo;
  • 1 tablete de fermento para pão;
  • ½ xícara de leite morno;
  • 300g de batatas cozidas e amassadas;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 1 gema para pincelar;
  • Sal a gosto.

Você deve misturar o fermento no leite morno. Em outra tigela, misture a farinha de trigo com o sal.

Junte as batatas cozidas amassadas e a margarina. Em seguida, misture e adicione os ovos e o leite, sovando bem a massa. Adicione farinha até que a massa desgrude das mãos.

Ao terminar de sovar a massa, separe em porções menores e asse a 220 graus Celsius em forno pré-aquecido por 45 minutos.

Outrossim, utilize a gema para pincelar o pão durante os 10 minutos finais. Você pode consumir o quentinho e fofinho pão de batata com requeijão. É uma delícia!

Pão de batata

Receitas de pão de batata

Você pode utilizar a criatividade e dar origem a outros tipos de receita de pão de batata, como:

  • Pão de batata doce;
  • Pão de batata recheado;
  • De liquidificador;
  • Vegano.

Ficou curioso? Então vamos conhecer a receita do pão de batata de liquidificador. Essa receita tem preparo rápido e prático. Veja o passo a passo:

  1. Faça um purê utilizando 3 batatas médias;
  2. Adicione uma xícara de leite morno, 1 xícara de açúcar, 2 ovos, 120ml de óleo, 1 colher de chá de sal e 80 gramas de fermento biológico e então misture os ingredientes por 5 minutos no liquidificador;
  3. Transfira a mistura para uma vasilha e misture aos poucos a farinha de trigo até a massa ficar mais espessa;
  4. Leve ao forno após a massa ter descansado por 2 horas;
  5. Asse a 200 graus Clsius em forno pré-aquecido por 45 minutos;
  6. Pincele com 1 gema de ovo nos 10 minutos antes do término de assar.

Pão de batata sem derivados do leite

É possível preparar o pão de batata sem utilizar derivados do leite e de ovos, que são alimentos de origem animal. Assim, você pode preparar o pão de batata vegano, o qual também não contém glúten e pode ser consumido por pessoas com alergia, intolerância ou sensibilidade alimentar, como portadores de doença celíaca ou intolerantes a lactose.

Acompanhe os ingredientes:

  • 3 batatas inglesas cozidas;
  • Um copo de água;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 tablete de fermento biológico;
  • 3 colheres de sopa de amido de milho;
  • ½ de polvilho doce;
  • 2 xícaras e meia de farinha de arroz;
  • Para o recheio utilize cebola e tofu proveniente da soja.

Misture os ingredientes do pão de batata até a massa ficar em uma consistência que permita ser modelada. Adicione o recheio e leve ao forno. Dentro de minutos, você pode se deliciar com os bolinhos de batata veganos e sem glúten!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo