Papagaio é nome popular de várias espécies da classe Psittaciformes

Inicio » Meio Ambiente » Papagaio é nome popular de várias espécies da classe Psittaciformes
12/10/2020 Por
Papagaio é nome popular de várias espécies da classe Psittaciformes

O papagaio pode ser o nome dado ao pássaro conhecido por sua forte interação com humanos ou ainda a um pássaro simpático semelhante aos pinguins que vive próximo ao mar. Muitas espécies são chamadas por este nome, no entanto, podem ser bem diferentes entre si. Os pássaros são diferentes em tamanho, cores, hábitos e também vivem em diferentes habitats. Os psittaciformes no geral são animais inteligentes e capazes de imitar os sons de diversas outras espécies, inclusive o vocal humano.

A capacidade de falar do papagaio não está ligada apenas ao formato de seu bico e maxilar, mas também ao tamanho do cérebro do animal que lhe proporciona inteligência e memória aguçadas. Vamos conhecer mais sobre estas aves curiosas e de belezas ímpares.

Papagaio

O que é papagaio?

Papagaio é o nome dado a uma grande quantidade de espécies com características semelhantes. No Brasil há grande diversidade de papagaios, entre eles as araras azuis e vermelhas e também o papagaio verdadeiro. A espécie de arara azul encontra-se em risco de extinção devido a fatores ambientais e antrópicos.

Cada casal desta espécie realiza a postura de apenas dois ovos a cada época de reprodução, e estima-se que apenas um dos filhotes consegue sobreviver. Além disso, o desmatamento e a caça ilegal podem estar contribuindo para que a espécie seja dizimada.

O papagaio verdadeiro pode ser encontrado em quase toda a região sul e sudeste do Brasil. É uma ave comum na América. Já a maior das espécies brasileiras, como a arara vermelha, é mais comumente encontrada na região amazônica e do Pantanal.

Conceito de papagaio

Mas o que é papagaio? Papagaios são animais que memorizam palavras e as repetem. Eles podem fazer isso graças ao formato de seu bico, curvado, pontiagudo, com o maxilar inferior que pode ser articulado, diferentemente de outros pássaros, não sendo fixo no crânio, e também por sua língua carnosa.

Além disso, são pássaros com cérebros maiores e altamente inteligentes. Apesar de possuírem essas características gerais, diferentes tipos de papagaio podem ter hábitos totalmente distintos uns dos outros. A ave papagaio é o símbolo da beleza e diversidade da fauna no Brasil.

Tipos de papagaio

Existem diversas espécies de papagaio em todo o mundo. As principais características do papagaio incluem a capacidade de interação com os seres humanos, apesar de serem animais silvestres.

Também pode ser citado o bico de papagaio, que é diferenciado de outros pássaros, sendo comum apenas a algumas outras espécies como a calopsita. Podemos então conhecer mais sobre essas aves e como são encantadores, além de diferentes entre si.

Papagaio

Papagaio verdadeiro

O papagaio verdadeiro é a ave comumente domesticada no Brasil e conhecida como papagaio, de coloração verde e detalhes em amarelo e azul, podendo chegar a 37 centímetros de comprimento. Eles vivem em bandos na natureza, são aves extremamente dóceis e com temperamento manso.

Quando são bem cuidados, podem chegar a 50 anos de idade. Entretanto, são aves muito frágeis, as quais podem desenvolver doenças relacionadas à alimentação facilmente. Outrossim, os ambientes para a sua criação e a higiene com estes animais devem ser excelentes.

Alimentação e criação do papagaio

Eles se alimentam de frutas, sementes, grãos e necessitam de uma dieta diversificada. Estas aves, quando domesticadas, são animais que necessitam de uma intensa interação com os humanos. Podem aprender até 21 palavras e repeti-las, expressando quando estão com fome ou irritados, ou mesmo para chamar a atenção.

Caso estejam sentindo-se solitárias, devem ser criadas com outro pássaro da mesma espécie. O seu comércio e criação são regulamentados pelo IBAMA. Essas aves podem realizar a postura de até 5 ovos, e os seus filhotes desenvolvem as penas de papagaio a partir dos 60 dias de vida, sendo alimentados pelos seus pais até os 120 dias.

Arara vermelha

Este também é um animal que sabe falar com humanos e tem grande interação. Porém, são animais de grande porte, necessitando de muito espaço. A arara vermelha costuma formais casais, assim como a arara azul.

Ela possui as cores verdes, vermelho e azul em suas asas. Esta espécie compete com outros pássaros grandes como as águias e vive em florestas de copas altas, como as da região amazônica.

Papagaio

Papagaio do congo

Papagaio do congo ou papagaio cinzento é uma ave de cor cinza com asas vermelhas em sua extremidade. Esse papagaio é nativo da África Subsaariana. Além disso, eles vivem em florestas baixas ou mesmo na savana africana. Pouco maiores do que o papagaio verdadeiro brasileiro, eles podem medir até 39 centímetros de tamanho.

Costumam ser simpáticos, afetivos e muito conversadores. Esta é uma das espécies que mais desenvolvem laços afetivos com humanos, em contrapartida, podem ser muito seletivos e não simpatizar com algumas pessoas.

Papagaio do mar

Este animal curioso lembra muito os pinguins. Apesar de possuir o nome parecido aos papagaios que conhecemos anteriormente, estes são aves charadriiformes, da família dos alcídeos, pertencentes ao gênero Fratercula.

O peito branco, dorso e asas pretas, bem como os pés semelhantes aos de patos, permitem a este animal grande adaptação ao seu habitat. Vivem no Atlântico Norte, são aves marinhas pescadores, vivem em duplas e são muito sociáveis.

Assim como os pinguins, a fêmea realiza a postura de apenas um ovo. Tanto o macho como a fêmea devem revezar para chocar e proteger o ovo, sendo uma de suas estratégias de sobrevivência. Essas aves costeiras são igualmente inteligentes, mas não costumam ser domesticadas.

Após fazer tantas descobertas, fica a dúvida: papagaio fala? A resposta é não.

O que ocorre é que essas aves são muito inteligentes e podem reproduzir o som da fala humana. No entanto, o ato de falar não está restrito apenas a imitar e reproduzir palavras, e sim formar frases e com uma construção lógica para a comunicação. Como estes pássaros não possuem tal capacidade, não se pode dizer que são capazes de falar, apenas de interagir com humanos.

O papagaio é um animal excelente para manter interação com seres humanos, no entanto, este tipo de papagaio não deixa de ser uma ave silvestre. Dessa maneira, precisa ser preservada. Nunca compre um papagaio em local desconhecido, já que é preciso autorização da Anvisa para criar a ave.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo