Parque Nacional é uma área protegida e de grande extensão

Inicio » Meio Ambiente » Parque Nacional é uma área protegida e de grande extensão
28/10/2020 Por
Parque Nacional é uma área protegida e de grande extensão

Os Estados Unidos foram os inventores do conceito de Parque Nacional que, no Brasil, chegou na primeira metade do século XX. Com o desenvolvimento das grandes cidades conjuntamente aos meios tecnológicos, a natureza é uma das grandes ameaçadas. Quando progresso virou sinônimo de desmatamento, a criação do conceito de Parque Nacional foi providencial para garantir a preservação dos recursos naturais.

O primeiro Parque Nacional do mundo foi criado em 1872, nos EUA. Já o primeiro Parque Nacional inaugurado no Brasil foi o de Itatiaia, em 1937. Atualmente o país conta com mais de 70 Parques Nacionais, todos administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Parque Nacional

O que é Parque Nacional?

Parque Nacional é uma extensa área dotada de recursos naturais essenciais para a preservação da natureza e da biodiversidade existente no local que, justamente devido a essa riqueza natural, recebe proteção especial do Estado.

É uma grande área, que pode ser tanto de terra como de mar, protegida legalmente e aos cuidados do poder público, que pode atuar diretamente na sua administração ou delegar a terceiros sob sua tutoria.

A preservação dessas áreas não ocorre apenas por efeito cosmético, para se vender uma ideia de responsabilidade ecológica que no fim se mostra estéril e nem se trata de uma trava no progresso, como defendido por alguns empresários e produtores rurais.

Muito pelo contrário, o desequilíbrio ambiental é que se mostra como verdadeira trava no progresso, porque afetar dramaticamente a natureza e seus recursos naturais mais do que comprovadamente gera efeitos devastadores.

Benefícios das áreas de proteção ambiental

Podemos sentir esses efeitos no clima, na elevação de temperaturas, no aumento de chuvas, na piora da qualidade do ar. Condições climáticas em tal estado, são no mínimo, contraproducentes, além de propiciarem mal-estar à saúde humana.

Qual progresso é possível obter com secas extremas, ar irrespirável e desastres naturais em curtos intervalos de tempo?

A preservação ambiental é necessária para se garantir estabilidade e mais qualidade de vida e não se trata apenas uma ação de marketing. Ou pelo menos não deveria ser tratada assim.

Outro benefício de se preservar essas áreas de recursos naturais é o de propiciar o estudo da biodiversidade existente no local.

O estudo do desenvolvimento das espécies e dos animais existentes na região, assim como seus comportamentos, é útil para descobertas de novas soluções que podem ser aplicadas para fins medicinais ou até mesmo para a indústria.

Também se apresenta como benefício direto da preservação de tais áreas o turismo ecológico.

Essas áreas preservam e promovem a beleza natural da fauna e da flora que potencialmente podem atrair milhares de pessoas de todas as regiões do país e do exterior. Ou seja, se apresentam como uma nova forma de se obter recursos para serem revertidos em prol do coletivo.

Parque Nacional

Os parques nacionais são abertos ao público?

Agora, vamos explicar como funciona a administração desses parques.

São analisadas e delimitadas áreas com recursos naturais abundantes e vistas como fundamentais para garantir o equilíbrio ambiental da região onde se situa. Logo, é proibido praticar qualquer ação exploratória na área que envolva uso dos recursos naturais, seja para fins comerciais ou não, sem conhecimento e autorização do poder público responsável por preservar o local.

A violação dessa determinação se configura como um crime ambiental e pode render multa ou até prisão, dependendo da gravidade do ato.

No entanto, essas restrições não significam a proibição de circulação de pessoas. Muitos dos parques nacionais são abertos para a visitação do público, contudo, a circulação é restrita para determinadas áreas do Parque Nacional.

A visita pode ocorrer livremente, com ou sem hora agendada e com ou sem a orientação de um guia. Cabe se informar em cada Parque Nacional sobre as condições para se realizar uma visita.

Exemplos de Parque Nacional

Como informado anteriormente, o primeiro Parque Nacional surgiu no século XIX nos EUA e de lá para cá os resultados dessa ideia foram tão significativos que não demorou muito para se espalhar para outros países.

Portanto, existem vários exemplos de parques nacionais espalhados pelo globo. Só o Brasil conta com mais de 70 unidades administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Como se trata do país com uma das maiores áreas florestadas do mundo, e também por ser um dos mais ricos em termos de biodiversidade, vamos usar como exemplos os parques nacionais no Brasil.

Parques nacionais no Brasil

Por ser um país privilegiado em termos de recursos naturais e contar grandes zonas verdes de enorme biodiversidade, é possível encontrar excelentes opções de Parque Nacional em todas as regiões do país.

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca lidera o topo de parques mais visitados no Brasil. Por ano, recebe mais de 2 milhões de pessoas.

Um dos grandes motivos é o de sua área abrigar um dos pontos turísticos mais visitados do mundo: o Corcovado. No local ainda é possível se deparar com belas trilhas pela Serra do Parque.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco

Esse parque cobre 70% do arquipélago. É famoso por incluir as praias mais bonitas do país:

  • Baía dos porcos;
  • Atalaia;
  • Leão;
  • Praia dos golfinhos.

Nesse parque, no entanto, há uma restrição de números de pessoas por dia, 450, e também é preciso pagar uma taxa de preservação para cada dia de visitação.

Parque Nacional

Parque do Iguaçu – Paraná

É nesse parque que ficam localizadas as famosas Cataratas do Iguaçu. No território brasileiro, o parque conta com mais de 185 mil hectares.

Sua importância é tão grande para o ambiente que é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade. Em 2011, sua importância e beleza foram mais uma vez confirmadas ao ter as Cataratas eleitas como uma das Setes Novas Maravilhas da Natureza.

Parque de Brasília –  Distrito Federal

O Parque Nacional de Brasília, além de ser uma beleza natural, é essencial para o funcionamento da região em que está localizado, pois protege naturalmente os rios que abastecem os moradores com água potável.

Suas piscinas naturais e trilhas relaxantes como da Capivara e do Cristal Água recebem mais de 220 mil visitas/ano.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

É um dos parques nacionais mais famosos do Brasil por ser repleto de paisagens naturais que rendem excelentes fotos e, claro, muito sol.

Sua área comporta mais de 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. O período ideal para visitar esse Parque Nacional, no entanto, é entre maio e agosto, período que as lagoas já se encheram de água da chuva.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo