Parques florestais são importantes para a preservação dos biomas

Inicio » Meio Ambiente » Parques florestais são importantes para a preservação dos biomas
29/05/2020 Por
Parques florestais são importantes para a preservação dos biomas

No Brasil existem cerca de 73 parques florestais que preservam e abrigam diversos biomas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ou ICMBio, foi fundado em 2007 a fim de ser o órgão responsável por administrar os parques florestais no território brasileiro. É um órgão governamental ligado diretamente ao Ministério do Meio Ambiente, assim como é integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Paisagens de diferentes tipos, biomas altamente diversificados, fauna e flora ampla estão entre os parques espalhados pelo país. Com dimensões continentais, o Brasil apresenta os biomas mais diversificados e a preservação deles se faz cada vez mais necessária – seja com o intuito científico, educacional, recreativo ou turístico.

Parques

O que são parques florestais?

Os parques florestais são unidades de preservação de diversas áreas amplas de biomas. O objetivo dos parques encontra-se justamente na proteção e conservação do ecossistema natural, em resumo, as áreas de grande importância ecológica no território nacional.

Essas áreas são de grande importância para pesquisas científicas e promoção educacional do meio ambiente. Além disso, alguns são voltados para o turismo e visitação e lazer para o público.

Os parques no Brasil possuem âmbitos nacionais, estaduais ou municipais.

Todos os tipos de biomas brasileiros estão resguardados e protegidos por parques florestais de âmbito nacional.

24 desses biomas são encontrados na Mata Atlântica, enquanto 20 fazem parte da Amazônia. Já o Cerrado possui 15 parques destinados a ele, enquanto a Caatinga possui 8. No Brasil existem ainda mais 3 para os biomas marinhos e apenas 1 para o Pantanal.

Maiores parques do Brasil

Os parques do Brasil são encantadores. Um país de território continental e proporções gigantes, como resultado, abriga parques de dimensões enormes. Para se ter uma ideia, o maior parque nacional do Brasil possui área maior que países como Suíça e Bélgica.

Com quase 420 milhões de hectares, a Amazônia é o maior bioma do Brasil, e é lá que os cinco maiores parques nacionais se encontram.

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Esse parque florestal é o maior do Brasil, além de ser o maior parque de floresta tropical do planeta. Possui uma área que chega a ocupar 26,5% de toda a extensão territorial do Amapá. Está localizado em uma região denominada como Escudo das Guianas.

O local também é a maior área de proteção ambiental do Brasil, abrigando uma extensa floresta tropical, classificada como a menos impactada pelo homem até o momento.

Parques

Parque Nacional do Jaú

Um parque que se encontra no meio do coração da floresta amazônica, esse é um local de grande preservação e conservação e, naturalmente, de uma beleza ímpar. Está situado nos municípios de Barcelos e Novo Arião.

Só para se ter uma ideia, o parque tem 3 vezes a capacidade territorial equivalente à região metropolitana de São Paulo. Trata-se de um local aberto para visitas e turismo, com rotas fluviais ou aéreas, além das rotas terrestres feitas por Novo Arião.

Possui 2,3 milhões de hectares e um perímetro de 1,2 km, o que o torna o terceiro maior parque do mundo com floresta tropical úmida intocada.

Parque Nacional Pico da Neblina

O terceiro maior parque nacional do Brasil está localizado também no Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela. O seu tamanho territorial é de 2,2 milhões de hectares, ou seja, é 18 vezes maior que o estado do Rio de Janeiro.

Dono de uma fauna e flora inestimável, além de tudo isso, o local ainda abriga o ponto mais alto do país. É claro que estamos falando do famoso Pico da Neblina, com seus 2.995 metros de altitude.

Importância dos parques florestais

Os parques possuem um valor inestimável que abriga e preserva a biodiversidade. É através dela que asseguramos o equilíbrio do ecossistema diante dos prejuízos que o homem causa na natureza.

Isso não repercute apenas nas espécies que habitam os locais determinados, mas também todas as outras envolvidas indiretamente – além, claro, da importância para o próprio meio ambiente.

É de fundamental importância a conscientização para preservar a biodiversidade. Isso porque tanto a fauna quanto a flora precisam ter estabilidade, o que as permite um curso correto de sua existência. Do mesmo modo, a cadeia alimentar é preservada e pode seguir seu fluxo natural.

Reserva biológica

Os parques florestais também existem pois há uma preocupação iminente com as reservas biológicas. Essas áreas são protegidas para que não haja nenhum tipo de agressividade ou exploração indevida do meio ambiente. A visitação só é permitida para fins educativos e científicos, sob autorização prévia e rigorosa.

Ainda que as áreas protegidas e asseguradas pela legislação brasileira sejam gigantes, representam muito pouco se comparado à totalidade do território do país.

Esses ecossistemas ricos e complexos, protegidos pela Amazônia e Mata Atlântica, possuem apenas 5% e 1% da vegetação, respectivamente. E são os locais com maior área de proteção ambiental do Brasil.

Parques florestais mais visitados

Alguns parques possuem beleza inestimável e a abundância de turistas é enorme durante o ano. Vários desses locais são simplesmente magníficos e merecem ser conferidos de perto, pois encantam qualquer visitante.

Parques

Parque Nacional da Tijuca

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais turísticas do Brasil e do mundo. O estado abriga um dos parques mais belos do país. Além disso, é um dos mais visitados pois abriga simplesmente o Corcovado.

O parque também conta com trilhas das mais diversas, que passam por locais como Pedra da Gávea e Serra do Parque. Por ano, mais de 2 milhões de pessoas visitam o Parque Nacional da Tijuca.

Parque Nacional do Iguaçu

Localizado no Paraná, podemos encontrar nesse parque as famosas Cataratas do Iguaçu, um dos mais belos cartões-postais do Brasil.

Esse é um dos poucos locais que abriga e preserva a Mata Atlântica. Antigamente cobria 1,3 milhão de km², porém, atualmente, está reduzido a apenas 7,3% desse total.

Esse parque possui uma importância enorme para o meio ambiente, pois é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Além disso, no ano de 2011, as cataratas foram escolhidas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

São 275 quedas d’água espalhadas pelo parque, além de uma diversidade biológica inestimável. Por ano, mais de 1 milhão de pessoas visitam o local, que é realmente encantador e inesquecível.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo