Pastel é receita originária da culinária brasileira e de muitas variações

Inicio » Agronegócio » Pastel é receita originária da culinária brasileira e de muitas variações
12/10/2020 Por
Pastel é receita originária da culinária brasileira e de muitas variações

O pastel pode ser feito de várias formas e com diferentes recheios, mas a receita original é bem diferente. O consumo do pastel teve início no Brasil. Não se sabe ao certo qual a história de sua origem, porém, acredita-se que com a vinda de imigrantes chineses para o Brasil, os quais eram acostumados a fazer harumakis, houve a adaptação da receita, dando origem ao delicioso alimento como conhecemos hoje.

A teoria faz sentido pois os pastéis possuem algumas semelhanças com a culinária chinesa. Além disso, o pastel mais famoso do Brasil está localizado em São Paulo, onde se estabeleceram os primeiros cidadãos vindos do continente asiático. Atualmente, as diversas receitas e sabores atendem aos mais diferentes gostos também para a culinária vegana.

Pastel

O que é pastel?

Pastel é uma receita brasileira feita com uma massa frita ou assada, a qual pode ser recheada com diferentes ingredientes, possibilitando uma diversidade de sabores. São comercializados em pastelarias, ambientes especializados na fabricação artesanal de pastéis.

Para compreender o que é este alimento, podemos observar a sua receita e modo de preparo e quais as diferenças para o pastel frito e o pastel assado. Ambos são deliciosos e ficaram famosos pelo mundo todo.

Os rolinhos primavera ou harumakis são feitos com massa semelhante à de pastel, bem como recheados com carne ou camarão. Contudo, os diferentes sabores desse alimento são os maiores atrativos para clientes, que ficam até mesmo em dúvida na hora de escolher o seu favorito.

Como fazer pastel?

A receita de pastel contempla os ingredientes desde a preparação da massa até a preparação dos mais diferentes recheios.

A massa de pastel pode ser feita para fritar ou para assar, sendo assim, você deve seguir o modo de preparo de cada uma, de acordo com os tipos de pastel que serão preparados.

A massa de pastel assado é um pouco diferente da massa feita para fritar. Portanto, siga as instruções de como fazer pastel, seja ele frito ou assado.

A massa de pastel frito pode ser comprada pronta em supermercados. Porém, a receita para fazer a massa de pastel caseiro é uma opção tão deliciosa que dispensa até mesmo o recheio, sendo feito o que chamamos de pastel de vento.

Veja, em seguida, a receita da massa para fritar:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • ¼ de xícara (chá) de água;
  • 1 ½ colher (sopa) de óleo;
  • 2 ½ colheres (sopa) de cachaça;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada.

Você deve misturar os ingredientes até que a massa fique lisa e homogênea, desgrudando das mãos. Ela deve ser sovada e aberta com rolo sobre superfície lisa. Em seguida, com o auxílio de plástico você pode separar as porções para cada unidade, facilitando o processo de rechear e fechar, para então poder fritar e servir.

Pastel

Recheios de pastel

O segredo para o pastel saboroso, além da cachaça presente na mistura da massa, é utilizar a criatividade aliada aos temperos certos para fazer os recheios deliciosos.

Em uma pastelaria, o cardápio de sabores, tanto de pastel salgado quanto doce, deve ser bem diversificado. Podem ser incluídos recheios vegetarianos, veganos e até mesmo opções fitness. Vamos conhecer algumas dicas de recheios deliciosos para os pastéis mais consumidos no país!

Como preparar o pastel tradicional?

Para fazer o famoso pastel de carne é utilizado tanto a carne moída e temperada como também pode ser adicionado ovo cozido. É importante que o recheio do pastel tenha o mínimo de molho para que o mesmo possa ser consumido sequinho e crocante após a fritura.

Sendo assim, para fazer cerca de 10 pastéis de carne médios, devem ser preparados 300 gramas de carne moída. Em uma panela, leve cebola picada em cubos pequenos, alho, pimentão e temperinhos verdes. Acrescente a carne moída e frite os ingredientes todos juntos. Por fim, adicione sal a gosto.

Em outro recipiente, cozinhe dois ou três ovos por cerca de 6 minutos. Depois deste tempo, remova a casca dos ovos e parta-os em pedaços menores. Não misture os ovos na panela, apenas acrescente dentro da massa uma a duas colheres de sopa cheias do recheio de carne e também uma porção de ovos. Você deve fechar bem o pastel, com auxílio de um garfo exercendo pressão a fim de não permitir que o recheio extravase enquanto for fritar.

Esta é a receita tradicional que leva carne, entretanto, ele pode ser feito com carnes desfiadas de sabor churrasco, com tomates secos e orégano, aproveitando o que restou da carne assada da refeição anterior.

Um exemplo disso é a carne em cubinhos presente no sabor de pastel de estrogonofe, o qual é feito com molho branco e champignon. Além desses sabores, você pode experimentar as versões de pizza, camarão, queijo, entre diversos outros. Aproveite e reproduza receitas deliciosas em versões doces, feitos com queijo e goiabada, chocolate e morangos, brigadeiro, chocolate branco, entre outros.

Pastel

Pastel de feira

Por ser muito vendido em São Paulo, em uma das principais avenidas da cidade, um tipo específico deste alimento ficou conhecido popularmente como pastel de feira.

Isso porque as pessoas que se dirigem à localidade se destinam a fazer compras e acabam por consumir a deliciosa iguaria que atualmente é muito famosa em todo o mundo. O pastel de feira pode ser encontrado principalmente em pastelarias especializadas e que oferecem uma variedade enorme de sabores e tamanhos de pastéis para os seus clientes.

Apesar de o famoso vendido na feira ser um item típico da culinária em São Paulo, ele também é reproduzido em outros estados, além de pastelarias e lanchonetes. Isso sem contar os bares, que fazem sucesso com versões reduzidas da receita em forma de petisco. O alimento possui um valor mais acessível quando comparado a outros lanches e é impossível comer apenas um. Quanto mais fresquinho estiver, melhor.

Outros pastéis são conhecidos no Brasil com influências de outras nações, como é o caso do uruguaio, que é feito especialmente com massa assada e com temperos típicos amplamente utilizados no Uruguai, como o azeite de oliva. O pastel é uma receita fácil e que pode ser feita utilizando a criatividade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo