Queijo estepe e suas mil e uma utilidades na culinária

Home » Agronegócio » Queijo estepe e suas mil e uma utilidades na culinária
18/12/2019 by
Queijo estepe e suas mil e uma utilidades na culinária

Das frias regiões da estepe russa, surgiu o charmoso queijo estepe, apreciado desde lanches até molhos e receitas sofisticadas

A arte milenar de fabricar e apreciar bons queijos evoluiu com a humanidade, assim como o desenvolvimento do queijo estepe. O homem aprendeu a dominar as técnicas de cultivar a terra e domesticar os animais para obter sua fonte de alimentação. Com o surgimento das indústrias, a produção artesanal, inclusive dos queijos, teve que dividir espaço com a produção em escala.

Assim, foi-se descobrindo variedades, e hoje já é possível encontrar mais de 700 tipos de queijos ao redor do mundo. Um deles é o queijo estepe, descoberto nas estepes russas.

queijo estepe ideal em tábuas com frios

O que é queijo estepe?

Feito a partir do leite de vaca, o queijo estepe é levemente amarelado, composto por um sabor frutado e ao mesmo tempo suave, com toque adocicado.

Entretanto, sua maturação é uma das mais longas, podendo chegar a dois meses até atingir o ponto ideal para ser apreciado com todas as suas qualidades. Sua textura, com uma massa semi-cozida, é firme e também macia por dentro, com as olhaduras – aqueles furinhos, que dão um toque especial.

Receitas com queijo estepe

Com o surgimento de diferentes variedades de queijos, o produto ganhou de vez a mesa dos brasileiros, estando presente em pelo menos uma refeição ao longo do dia. No café da manhã, entre sanduíches, almoços e jantares, até petiscos.

Dessa forma, o queijo estepe também combina com molhos, como o 4 queijos para massas e lasanhas. Sua consistência o torna ideal também para ser servido com tábuas de queijos e harmonizado com vinhos brancos e cervejas, como Blonde Ale, American Pale Ale, IPA, dentre outras opções.

No dia a dia, também combina, contrastando um pouco, com sabores salgados como presuntos, geleias e pães.

as olhaduras, esse furinhos do queijo estepe, dão um toque especial

Abaixo, deixamos uma receita de bruschetta com queijo estepe. Você vai precisar de:

  • 400 g de queijo tipo estepe ralado;
  • aspargos (cerca de 200 g);
  • ½ colher (sopa) de sal/
  • 1 filão de pão italiano em fatias de 1 cm;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • folhas de ½ maço de tomilho;
  • 300 g de presunto cru em fatias;
  • 2 dentes de alho.

Preparo

Os aspargos precisam ser descascados, retirando a parte verde abaixo da cabeça. Cada aspargo deve ser dobrado, pela extremidade, com uma dobra a 4 centímetros da ponta para quebrá-la.

Em seguida, cortar os aspargos ao meio, na vertical, e corte-os em pedaços de 2 cm. Ferva 2 xícaras de água com o sal para cozinhar os aspargos até que eles fiquem macios e resfrie em seguida. É preciso descascar o alho e cortá-los ao meio, passando a parte interna do alho sobre as fatias de pão. Após, coloque-os em uma forma e regue com o azeite.

Por fim, leve ao forno com temperatura média de 80°C por cerca de 10 minutos, até ficarem crocantes.Retire o pão do forno e coloque os aspargos sobre as fatias. Por fim, distribua o protagonista da receita, o queijo estepe juntamente com o tomilho. Leve ao forno por alguns minutos, até o queijo derreter.

Então, é só retirar do forno e acrescentar fatias de presunto por cima e sirva. A bruschetta de queijo estepe rende cerca de 25 porções.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo