Pastor Belga tem boa disposição física e ótimo desempenho no pastoreio

Inicio » Agronegócio » Pastor Belga tem boa disposição física e ótimo desempenho no pastoreio
12/04/2021 Por
Pastor Belga tem boa disposição física e ótimo desempenho no pastoreio

O pastor belga está na lista de animais com excelentes habilidades para pastoreio, uma prática comum entre as propriedades rurais que têm criação de animais como ovelhas e gado. Dessa forma, vamos conhecer as características e qualidades interessantes que essa raça apresenta, visando descobrir um pouco mais sobre cães que exercem a atividade de pastoreio.

Cães pastores têm em comum uma inteligência surpreendente e excelente condição física. Com o cachorro pastor belga isso não é diferente. Aliás, essas características são destaque na personalidade do animal, incluindo sua lealdade e coragem para proteger os tutores.

Principais características do pastor belga

O pastor belga tem uma condição física muito favorável para exercer atividades de intensidade. Então, não é à toa que é um animal bastante utilizado em operações policiais.

Assim como demais cães de pastoreio, a coragem deste animal chama a atenção, além de ser bastante tranquilo e apresentar boa convivência com humanos. O cão pastor belga necessita de atividades físicas recorrentes, por apresentar um comportamento também agitado, cheio de energia.

Trata-se de um animal com bastante independência e instinto protetor. Seu perfil vigilante certamente o favorece para ser um cão de guarda perfeito, sempre em estado de alerta para proteger sua família.

pastor belga deitado no campo

Porte físico do cão pastor belga

Essa raça não está entre as maiores quando pensamos em cães de pastoreio. O próprio Pastor Alemão tem um porte físico mais robusto. No entanto, sua condição física não perde em nada para cães maiores, pois utiliza sua energia e inteligência para fazer um ótimo trabalho no pastoreio.

A expectativa de vida deste animal gira em torno de 10 a 12 anos de idade. Além disso, chega próximo de 30 quilos e atinge até 60cm de altura. Uma alimentação balanceada é fundamental para manter a raça com uma condição física favorável, evitando sobrepeso e apostando em cuidados básicos.

Diferentes tipos da raça

Existem diferentes tipos desse cachorro para pastoreio, cada um com características específicas:

  • Pastor Belga Laekenois: essa variação da raça tem uma pelagem bastante distinta das demais, sendo crespo e com mistura de cores, como branco, caramelo, além do focinho preto.
  • Pastor Belga Malinois: o Malinois tem um pelo curto, com variações entre marrom e preto. Ele tem uma carinha bastante semelhante ao pastor alemão. É leal e inteligente, excelente para o pastoreio.
  • Pastor Belga Tervueren: o pelo do Tervuerem é comprido, tendo variação entre marrom e preto. Ele tem um porte elegante e adora fazer exercícios para gastar toda a energia.
  • Pastor Belga Groenendael: a beleza dos pelos pretos e longos chama a atenção de qualquer, pois o Groenendael tem essa característica marcante. É uma variação também bastante esperta, dando bons resultados com o adestramento desde filhote.

Por fim, é importante ressaltar que ambos os tipos de pastor belga são dóceis com seus tutores e habilidosos no pastoreio. Esses animais demonstram grande lealdade, ganhando o título de protetor por onde quer que passe. Portanto, quando exercem funções de pastoreio, os donos devem monitorar sua saúde, oferecendo alimentação com nutrição adequada para manter a energia deles em alta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo