Peônia é um gênero comum nas regiões temperadas do Hemisfério Norte

Inicio » Agricultura » Peônia é um gênero comum nas regiões temperadas do Hemisfério Norte
10/11/2020 Por
Peônia é um gênero comum nas regiões temperadas do Hemisfério Norte

A peônia gosta de ambientes frios. Muito escolhida como buquê de casamentos, a peônia é uma das flores mais charmosas e bonitas que existe. Porém, o cultivo em alguns locais é praticamente impossível.

Além disso, em alguns lugares como o Brasil, a plantação de peônia é uma tarefa e tanto, pois o clima tropical não é propício para o cultivo.

Peônia

O que é peônia?

Peônia é um gênero de planta e pertence à família das Paeoniaceae, com aproximadamente 80 espécies. A flor é muito conhecida por ter flores lindas e popularmente é chamada de peônia, independentemente da espécie.

Para que essa planta seja cultivada, é preciso que o ambiente seja frio. Por isso, é uma flor típica da América do Norte, Ásia e Europa.

Para que seja possível encontrar a flor peônia no Brasil, algumas floriculturas se especializam na produção. Nesse caso, criam um ambiente que seja mais propício para o cultivo. Mas não poucas as floriculturas especializadas.

Ademais, outro jeito é a importação. Existem fornecedores que importam a peônia de outros países como os Estados Unidos e a Holanda.

Por isso, se você quer adquirir esse tipo de flor, ainda mais se for em grande quantidade como para um evento, é importante encontrar uma floricultura que trabalhe com peônias e fazer o pedido com bastante antecedência.

Fora essa peculiaridade em encontrar peônia no Brasil, a flor é muito requisitada pois possui uma beleza exuberante e conta com uma série de significados.

No casamento, essa flor representa felicidade e boa sorte no casamento. Por isso, é uma das mais procuradas para enfeitar os arranjos dos casamentos e para o buquê da noiva.

Cores de peônia

A peônia pode ser encontrada em diversas cores, o que aumenta muito as possibilidades de combinações de arranjos tanto para ocasiões especiais quanto para enfeitar o enfeitar sua casa.

Entre as cores mais pedidas, podemos ver:

  • Peônia azul;
  • Amarela;
  • Peônia branca;
  • Laranja;
  • Peônia rosa;
  • Lilás.
  • Peônias vermelhas.

Com todas essas e muitas outras opções de tonalidade, a planta se torna muito versátil. E isso acontece pois não se pode esquecer que a peônia possui em torno de 80 espécies. Portanto, é de se esperar que tenha uma grande variação de cor.

Peônia

Características da peônia

Algumas características são comuns a todas as peônias, como o período de florescimento. O florescimento da planta ocorre nos meses de maio e junho, que é quando o frio começa a aparecer no Brasil.

Além disso, as flores são grandes, com bastante volume, o que é ideal para preencher os espaços de arranjos.

Ademais, dependendo da espécie, a peônia possui um perfume delicado, o que pode ser bastante característico das espécies.

Outrossim, outra curiosidade sobre as características dessa planta é que as flores são sedosas, majestosas e delicadas, com grande quantidade de pétalas em cada botão.

Como conservar a peônia?

Se você possui um arranjo de peônias em casa, ou até menos só algumas hastes, mas quer que elas durem o máximo de tempo, há algumas dicas que podem auxiliar no período de conservação.

Antes de tudo é importante que você corte as hastes em sentido diagonal para que aumente a superfície que irá fazer a absorção da água.

Isso é importante pois, na maioria dos casos, as peônias necessitam de bastante água. Além disso, você precisa retirar todas as folhas que estiverem abaixo da linha da água.

Também é importante que esse corte diagonal seja refeito todos os dias para que a absorção continue sendo feita com facilidade pela planta.

Ademais, a água precisa ser trocada todos os dias. É importante que você tenha certeza que a planta possui água limpa e fresca. Sempre que isso não estiver dessa forma, faça a troca da água.

Manter o vaso da planta em um local com pouca exposição ao sol é o ideal, pois ela precisa ser preservada em um ambiente fresco e sem e sem luz solar intensa diretamente.

Se você seguir as dicas mencionadas, suas peônias vão enfeitar sua casa por mais tempo e você poderá desfrutar da beleza e do perfume característico que essa planta oferece.

Peônia

Como plantar peônia?

Mesmo que a plantação seja uma tarefa um pouco difícil no Brasil, por conta do clima, se você conseguir um ambiente que não seja excessivamente quente, pode ter êxito.

Por isso, o aconselhável é dar preferência ao outono e inverno, dependendo da região do país onde você esteja.

Uma coisa muito importante é que esse tipo de planta não costuma sobreviver quando é transplantada. Portanto, plante diretamente no local onde ela será cultivada.

Além disso, os cuidados necessários não são muitos, sendo que um deles é com o solo. O solo precisa ser úmido, bastante fértil e com riqueza de nutrientes.

O pH do solo que é mais ideal para a peônia é o neutro. Ademais, se você plantar em um solo com característica arenosa, é importante fazer a aplicação de algum tipo de fertilizante ou até mesmo um composto que consiga fazer com que o solo seja mais nutritivo.

Você precisa proteger a planta de ventos fortes e o ideal é deixar longe de arbustos e árvores, pois ela exige muito nutrientes e, quando há arvores ou arbustos perto, pode haver uma competição pelos nutrientes do solo.

Outro aspecto importante é proporcionar um espaço de aproximadamente 3 ou 4 pés para que a peônia tenha maior circulação de oxigênio.

Dentro os cuidados que você precisa ter depois que eles nascem é verificar a existência de pragas, pois podem acometer sua planta.

Além disso, o melhor momento de fertilizar é durante o verão, com parcimônia.

Se ocorrer algum tipo de fraqueza na estrutura da planta, basta que você fortaleça o caule com qualquer método de endurecimento de flores.

Versatilidade da peônia

Com o grande número de espécies, a peônia é considerada a majestade do jardim e existe há milhares de anos.

Dessa forma, a peônia é uma planta que pode ser usada em diversas ocasiões e conta com características que fazem com que seja muito requisitada e apreciada. Portanto, com certeza é uma planta que vai embelezar sua casa ou seu evento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo