Pepino caipira é famoso por uma mancha chamada “barriga branca”

Inicio » Agricultura » Pepino caipira é famoso por uma mancha chamada “barriga branca”
10/11/2020 Por
Pepino caipira é famoso por uma mancha chamada “barriga branca”

O pepino caipira possui coloração verde clara. Por possuir um sabor bastante agradável, sem amargor, o pepino caipira é muito consumido em várias regiões do país.

O pepino caipira faz muito bem à saúde por ser um alimento muito saudável e como possui propriedades nutracêuticas, é utilizado em cosméticos e remédios, o que torna a utilização muito mais abrangente.

Pepino caipira

O que é pepino caipira?

Pepino caipira é o fruto do pepineiro e é um dos tipos de pepino mais consumidos do Brasil.

Sua composição tem 95% de água, o que o torna um alimento muito recomendado para ser consumido em épocas de temperaturas elevadas.

Tanto esse quanto os outros tipos de pepino, o japonês, aodai e o mini, fazem parte da família das cucurbitáceas.

Esse tipo de pepino possui cor verde clara e conta com listras esbranquiçadas em sentido longitudinal, além de ter uma mancha que é chamada de “barriga branca”.

Essa mancha é comum em frutos que são cultivados sem tutoramento. Além disso, esse pepino mede em torno de 15 cm de comprimento e 5 de diâmetro. Esse é o tamanho considerado como ideal para que seja colhido.

Ademais, esse pepino é muito consumido em saladas e principalmente no verão, pois é um alimento leve e refrescante.

Além disso, o pepino não é muito consumido somente pelo sabor que possui, mas por todas as vantagens que oferece ao organismo.

Esse fruto auxilia no tratamento de dentes, gengiva e garganta, pois possui ação anti-inflamatória para a bexiga e aparelho digestivo. Ademais, oferece controle da pressão arterial e atua na prevenção e até mesmo no tratamento de diabetes do tipo 2.

Como plantar pepino caipira?

Para saber como plantar pepino caipira é preciso entender que o que é cultivado é o pepineiro. A partir do pepineiro é que nasce o fruto chamado de pepino.

E o modo de plantio e cultivo desse pepino não é difícil, sendo um alimento fácil de ser cultivado. Mas como todo plantio, precisa de cuidados com as condições em volta e forma de semear.

Condições ideais

Antes de mais nada, não há melhor época para o plantio. Ele pode ser plantado em qualquer época do ano, o que torna o cultivo ainda mais prático e fácil. No entanto, a exigência é que o clima seja subtropical.

Além disso, a temperatura onde ele mais se adapta e se desenvolve é em temperaturas quentes, em torno de 26 °C e 28 °C.

É importante que a plantação esteja protegida do vento. Ademais, caso seja preciso fazer o plantio do pepino em regiões onde a temperatura seja mais fria, você precisa criar um ambiente controlado e protegido para poder adaptar a temperatura.

Já na parte do solo, o ideal é que seja plantado em solos não muito ácidos, férteis e com pH variando entre 5,8 e 6,8. Além disso, ter um solo com boa drenagem é importante para o desenvolvimento adequado do pepino caipira.

Outrossim, é importante que a plantação receba luz solar direta por um período de, pelo menos, 4 horas diárias.

A adubação ideal para esse plantio é de 400 gramas de composto orgânico por cova, ou 10 toneladas por hectare, a depender da quantidade de pepino que você deseja plantar.

Pepino caipira

Semeadura do pepino caipira

Para semear esse ou outros tipos de pepino caipira, o recomendado é que você já faça no local em que a plantação vai ficar em definitivo, pois ele não reage bem a transplantes.

Ademais, você precisa semear em uma temperatura superior a 20 °C, fazendo uma cova de mais ou menos 2 cm de profundidade.

Em cada cova, coloque de 4 a 6 sementes do pepino e é necessário esperar o processo de germinação que leva em torno de 5 até 15 dias.

Após esse período, desbaste as piores mudas e deixe apenas duas.

Plantação tutorada e rasteira

Os pepinos podem ser plantados de forma tutorada, com crescimento para cima, ou rasteiro.

Se optar pelo plantio tutorado, é importante que haja espaço de 60 cm até 1 m entrelinha e espaço de 45 cm entre as plantas. Com isso, a plantação pode ser desenvolver com tranquilidade e de forma adequada.

Ademais, se desejar fazer a plantação rasteira o recomendado é que fique um espaçamento entrelinhas em torno de 2 m e espaçamento de 75 cm a 1 m entre as plantas.

Vale mencionar que o melhor modo de plantar é o tutorado, pois isso evita que ocorra ataque de pragas e doenças.

E a montagem do tutoramento é fácil, basta:

  • Coloque estacas de madeira ou bambu no solo;
  • Deixe espaço de 1 m ou 2 m entre cada estaca;
  • Utilize arame para fazer a amarração no topo;
  • Depois que os pepinos crescerem, amarre as ramas da plantação.

Pepino caipira

Tratos

Um dos tratos que a plantação de pepino caipira e dos demais pepinos pode receber é a poda. Se você podar as pontas das ramas, vai fazer com que o plantio se torne mais ramificado.

Além disso, para os cuidados com a irrigação, você precisa prestar atenção no solo. Regue cada vez que notar que o solo está seco.

Ademais, é muito importante que não encharque o solo, pois esse acontecimento faz com que as raízes apodreçam.

Outro trato que muitas vezes é necessário é o controle de doenças e pragas. Mesmo em plantações tratoradas, pragas e doenças podem surgir na sua plantação de pepinos.

Mas não se assuste, para manter a plantação sempre em dia você precisa oferecer luz solar e água na forma correta. Além disso, quando for regar, tome cuidado para não molhar as folhas, pois pode fazer com que queimem se tiverem contato com sol forte.

Além disso, fungos gostam de folhas molhadas. Se acontecer de sua plantação tiver fungo, trate com calda bordalesa.

Se notar uma coloração amarela nas folhas é por conta do pouco sol ou do excesso. Por isso, manter as 4 horas é fundamental.

Ademais, as folhas podem estar amareladas por conta de ácaro. Nesse caso você vai perceber pontos alaranjados nas folhas. Se for o caso, faça uma mistura com óleo de neem, alho e pimenta e passe nas folhas.

Depois, a colheita pode ser feita em torno de 50 a 60 dias da plantação.

Dessa forma, o pepino caipira é muito indicado para o consumo e fácil de ser cultivado. Siga as orientações descritas até aqui e terá uma plantação saudável e cheia de pepinos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo