Perfurador de solo é ferramenta indispensável para a vida no campo

Inicio » Agronegócio » Perfurador de solo é ferramenta indispensável para a vida no campo
24/07/2019 Por
Perfurador de solo é ferramenta indispensável para a vida no campo

Ideal para a silvicultura, o perfurador de solo agiliza trabalhos desde o cultivo de mudas e hortaliças até a instalação de mourões

Claro que o ponto forte de um perfurador de solo é a grande vantagem em relação a equipamentos articulados, pois ele reduz muito o tempo de trabalho. Assim, como uma evolução das máquinas agrícolas, ele representa segurança e eficiência nos trabalhos profissionais, reduzindo danos à saúde.

Na prática, um perfurador de solo tem grande importância na sua utilização, principalmente para a colocação de estacas para cercas. De qualquer forma, ele ainda ajuda na manutenção de mudas diversas e serviços ligados à construção civil, coleta e análise de solos. Suas utilidades, definição, vantagens e modelos você confere a partir de agora.

Perfurador de solo

O que é perfurador de solo?

Perfurador de solo é um equipamento muito versátil, empregado tanto na construção civil quanto na agricultura. Isso porque sua produtividade e redução de tempo garantem um ótimo instrumento de trabalho.

Sem contar que o resultado é a certeza de que você fez um investimento de excelente custo-benefício. Montado a partir de um motor e uma broca, um perfurador de solo profissional ainda pode apresentar comprimentos e diâmetros distintos.

Mesmo assim, entre seu uso mais frequente, está a abertura e criação de covas e sulcos. Isso o torna ideal para quem precisa de economia na mão-de-obra e agilidade. Com funcionamento à gasolina, ele pode ser levado a qualquer lugar, eliminando o uso de energia elétrica.

Para isso, ele vem com cabo emborrachado para aumentar a segurança e permitir mais conforto no manuseio. Portanto, o perfurador de solo tem aplicações desde a prestação de serviços agrícolas até a construção civil.

Características de um perfurador de solo

Apresentando versatilidade, potência e durabilidade, os perfuradores de solo ainda têm características de destaque, como portabilidade e brocas resistentes. Por outro lado, eles são equipamentos de fácil manuseio e alta eficiência, na cidade ou no campo.

Confira abaixo por que essas máquinas são excelentes investimentos para o homem do campo:

  • Atua em ângulos específicos;
  • Manejo duplo;
  • Perfura nos sentidos horizontal e vertical;
  • Perfura qualquer tipo de solo;
  • Fácil manuseio;
  • Perfeita para utilização construção civil.

Perfurador de solo

A utilidade de um perfurador de solo

Conhecida por suas aplicações, esta máquina é própria para a perfuração em quase todos os tipos de terreno, partindo dos arenosos aos mais argilosos. Entretanto, é preciso que você tome algumas precauções no caso de solos pedregosos, pois podem levar a broca a rupturas.

Enfim, o perfurador de solo é ideal para os ramos do paisagismo, bem como no plantio de palmeiras, árvores e instalações diversas. Para as atividades agrícolas, ele pode ser usado na abertura de covas destinadas. Isso porque o equipamento facilita o cultivo de mudas frutíferas, espécies nativas e florestais, visando a recuperação de áreas e solos degradados.

De qualquer forma, um perfurador de solo também está presente na elevação de cercas pecuárias e a implantação de postes de iluminação. Outra utilidade desses perfuradores é seu emprego na retirada de amostras de terreno para análises, visando melhorias na adubação e correções químicas.

Devido à sua potência, eles podem atingir várias profundidades, facilitando essa coleta de amostras para avaliação. No ramo da construção civil, seu uso costuma ser mais comum para a inserção de canos, uma infinidade de estruturas e estacas.

Modelos de perfurador de solo

Para cada trabalho, sempre existe um perfurador de solo. Isso porque eles apresentam vantagens específicas, visando agilidade e alta produtividade. Dessa forma, cada máquina vai ajudar você a economizar tempo, economizando na mão-de-obra e reduzindo lesões por esforço.

Sem contar que qualquer modelo é uma ótima oportunidade de negócio, até mesmo para a terceirização de serviços. Um dos modelos mais versáteis é o perfurador de solo indicado para o plantio de reflorestamentos, assim como árvores diversas, construção de cercas e trabalhos na construção civil.

Com brocas que chegam a quase um metro de profundidade, seu peso não atinge nem dez quilos. Pode ter seis meses de garantia. Em outros casos, a broca pode até ser vendida separadamente. Ou seja, elas podem ser acopladas permitindo faixas de utilização mais amplas.

Ainda na área civil, alguns modelos ainda são ideais para construir fundações e, ao mesmo tempo, aplicados para amostragem de solo. Para isso, invista em um perfurador de solo com guidão duplo, próprio para o uso por duas pessoas.

Embora um pouco pesado, a garantia de vários meses traz mais segurança e rentabilidade ao trabalho. Vale ainda destacar as máquinas próprias para demandas relacionadas a fazendas e sítios.

Nestes casos, o uso é mais voltado para o plantio de árvores diversas, paisagismo e até a silvicultura. Certamente, a variedade de brocas disponíveis ainda vai ajudar você em qualquer necessidade.

Para finalizar, invista em agilidade, ou seja, num perfurador de solo leve para um único operador. Apesar da potência mediana, ele tem alta eficiência em trabalhos de cultivo, floricultura, jardinagem e reflorestamento, assim como a coleta de amostras para análises.

Versatilidade do perfurador de solo

Conforme você já sabe, este é um equipamento de fácil manuseio e compacto. Ou seja, mesmo que você invista em um perfurador de solo caseiro, ele pode ser empregado em trabalhos de diversos ramos de atividade, da construção civil aos trabalhos na área doméstica.

Perfurador de solo

Para destacar seu ótimo custo-benefício, lembre-se que ele é a máquina mais requisitada quando o assunto é a retirada de amostras de solo, a construção e a elevação de cercas. Também é extremamente útil em ações de reflorestamento, realização de perfurações – tanto na horizontal quanto na vertical – e até o uso em ângulos especiais.

Com potência para penetrar diversos tipos de solo, sem danos do homem à natureza, este equipamento apresenta amortecedor próprio e brocas resistentes. Aliás, esses pontos são essenciais para mais segurança e conforto durante o uso.

Mesmo que você compare modelos manuais com as cavadeiras articuladas, o uso de um perfurador de solo garante mais economia de tempo. Sem contar a eficiência do trabalho, mais segurança e comodidade para o profissional. Por fim, há também a diminuição de danos à saúde causados pelo esforço repetitivo, manuseando o aparelho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo