Pimentão vermelho é repleto de betacaroteno e antioxidantes

Inicio » Agricultura » Pimentão vermelho é repleto de betacaroteno e antioxidantes
11/11/2020 Por
Pimentão vermelho é repleto de betacaroteno e antioxidantes

O pimentão vermelho é encontrado principalmente de dezembro a fevereiro. Rico em muitos nutrientes e vitaminas, o pimentão vermelho, além de muito sabor, oferece uma coloração radiante aos pratos preparados.

Além disso, o pimentão vermelho oferece muitos benefícios ao organismo, sendo uma ótima indicação de consumo para controlar diabetes e aliviar sintomas de psoríase.

Pimentão vermelho

O que é pimentão vermelho?

Pimentão vermelho é uma hortaliça-fruto e normalmente é encontrado em formatos quadrados ou retangulares.

Além disso, entre os diferentes tipos de pimentão, o pimentão vermelho é o que mais possui betacaroteno e ácido ascórbico, sendo 10 vezes mais do que o pimentão verde.

Ademais, uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que as colorações dos pimentões não significam diferença de espécie.

As variações de cores existem graças ao tempo diferente de colheita. Sendo assim, o primeiro estágio do pimentão é o verde. Depois, quando um pouco mais maduro, fica amarelo, chegando no vermelho.

Propriedades do pimentão vermelho

O pimentão vermelho é muito rico em antioxidantes, principalmente o licopeno, e é repleto de vitamina C e E.

Por conta dessas propriedades do pimentão vermelho, o sistema imunológico é um dos mais beneficiados quando há ingestão regular desse alimento.

A vitamina C é muito boa para facilitar a produção de anticorpos no organismo, pois isso o pimentão é um ótimo aliado a essa parte do corpo.

Ademais, como o pimentão vermelho é um excelente antioxidante, ele auxilia a evitar ou retardar o processo de degeneração que os tecidos do corpo sofrem ao longo da vida.

Algumas dessas degenerações e mutações levam ao câncer. Assim, o pimentão é um alimento considerado aliado nessa prevenção.

A ação antioxidante que muitos alimentos oferecem, como o pimentão vermelho, auxiliam em uma série de problemas degenerativos do cérebro. Um exemplo é o Alzheimer, que é decorrência de processos de oxidação no cérebro.

Ademais, por conter vitamina C, outro ponto do organismo que o consumo desse tipo de alimento favorece é a visão.

O pimentão é muito rico na presença de carotenoides, substância que protege a retina. Dessa forma, consumir esse alimento pode reduzir as chances de ter problemas como catarata ou degeneração muscular.

Pimentão vermelho

Receitas com pimentão vermelho

Assim como os demais pimentões, há grande variedade de receitas com pimentão vermelho, receitas que vão desde pratos para entrada e saladas, até pratos principais ou pratos que podem ser servidos com acompanhamentos variados.

Salada de pimentão e cebola

Uma das opções é uma salada de pimentão assado com cebola. Nessa salada, o preparo é simples e fácil.

Você vai precisar de:

  • 3 pimentões vermelhos;
  • 1 cebola;
  • Sal e azeite de oliva.

Modo de preparo:

Corte a cebola em 4 partes e coloque em uma assadeira que possa ser levada ao forno. Depois, retire o talo dos pimentões e também retire as sementes.

Uma dica interessante de como remover o talo e as sementes sem precisar abrir o pimentão é empurrar o talo para dentro do pimentão e depois puxar.

Depois disso, coloque os pimentões inteiros na mesma assadeira da cebola, regue com o azeite e coloque no forno em uma temperatura de aproximadamente 120 °C.

Apesar de ser simples e fácil, a receita custa um pouco a ficar pronta, pois é preciso assar por maior ou menos 1 hora cada lado.

Depois de assado, retire os pimentões vermelhos da assadeira e retira a pele com o auxílio de uma faca.

Após, corte as cebolas e os pimentões em tiras não muito grossas, colocando na tigela que a salada será servida.

Na hora de servir, tempere a salada com azeite em abundância, sal e pronto! Sua salada está pronta.

Ela é uma opção muito interessante para servir como entrada ou até como acompanhamento para hambúrgueres.

Pimentão com purê de batata

Nessa receita, você precisa cortar ao meio os pimentões e retirar todas as sementes. Após, recheie com purê de batata feito previamente e para cobrir, polvilhe queijo parmesão ralado.

Leve ao forno até que o queijo fique gratinado e sirva enquanto estiver quente.

Patê de pimentão vermelho

Nessa receita, você vai aprender a fazer um patê que pode ser consumido com torradas e pães em momentos de servir como entrada e aperitivos.

Para o preparo você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 pimentões vermelhos de tamanho médio;
  • 1 dente de alho amassado ou espremido;
  • 1 xícara de chá de ricota amassada;
  • 3 colheres de sola de óleo;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 2 sachês de sazón amarelo ou tempero de sua preferência;
  • Sal a gosto.

Pimentão vermelho

Modo de preparo:

Para o preparo desse prato, primeiramente aqueça o óleo em uma frigideira e refogue o alho em fogo alto.

Depois que o alho dourar, coloque o pimentão picado e deixe refogar por aproximadamente 10 minutos ou até que murche. Esse tempo pode ter variação de fogão para fogão, por isso é indicado que você fique sempre dando uma mexida e verificando a consistência do pimentão, enquanto não murchar não está pronto, mas fique atento para não ficar tempo demais.

Assim, você garante que sua receita não irá queimar e acabar prejudicando o resultado e o sabor esperado do patê de pimentão vermelho.

Além disso, depois de alcançar o ponto certo dos pimentões, espere esfriar um pouco para transferir a mistura para um liquidificador ou processador de alimentos.

Para bater, acrescente a ricota, os temperos, o sal e o azeite. Bata até que fique uma pasta. Depois é só servir e aproveitar o sabor diferenciado do patê de pimentão vermelho.

Versatilidade do pimentão vermelho

Dessa forma, o pimentão vermelho é uma opção em que você pode sempre apostar para ter em casa e fazer uma série de receitas diferentes.

Além de ter um sabor delicioso, ele acrescenta cor aos pratos e faz muito bem para o organismo.

Ademais, talvez o pimentão vermelho não seja o pimentão mais em conta. O preço do pimentão vermelho pode ser um pouco mais do que o verde.

Mas você pode sempre variar e fazer uma linda mistura de pimentões. Ademais, com a quantidade de nutrientes e com a capacidade de rendimento de um pimentão vermelho, vale a pena pagar um pouco mais e consumir um alimento rico em vitaminas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo