Receitas com brócolis movimentam o agronegócio e ajudam a saúde

Inicio » Agronegócio » Receitas com brócolis movimentam o agronegócio e ajudam a saúde
25/03/2020 Por
Receitas com brócolis movimentam o agronegócio e ajudam a saúde

Receitas com brócolis são muito consumidas no Brasil e proporcionam sabor e nutrição

O cozimento e preparo de receitas com brócolis é simples e muito saboroso. Esse vegetal pode ser combinado com queijos salgados, molho branco e incrementar diversos pratos, até mesmo compor uma lasanha. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele é uma variedade de couve.

Outra espécie muito similar e bastante conhecida de couve é a couve-flor. Ambos os vegetais pertencem a um grupo de plantas que podem ser consumidas e são fonte de nutrientes. Nessa perspectiva, o preparo de receitas com brócolis é uma grande vantagem para quem deseja promover sua saúde.

Receitas com brócolis

O que são receitas com brócolis?

Receitas com brócolis são todas aquelas que utilizam o vegetal em sua composição. O brócolis em si pertence à família Brassicaceae, onde também está presente o rabanete, a couve-flor, o repolho, a mostarda e mais algumas espécies conhecidas da culinária.

As receitas com brócolis podem ser feitas de diversas formas. Há muitos benefícios do brócolis para a saúde, o que indica ainda mais que ele deve ser incluído na dieta alimentar sempre que possível.

Este vegetal é fonte de cálcio, importante para os ossos e para evitar osteoporose. Também é fonte de ferro, importante para prevenir anemias, bem como outros nutrientes como o potássio, presente na contração muscular.

Além disso, é possível encontrar diversas vitaminas, inclusive do complexo B, protetoras do cérebro e prevenindo doenças como o Alzheimer e outras que podem causar danos ao sistema nervoso central.

Este é um alimento com baixas calorias e contém substâncias antioxidantes que podem ajudar na prevenção contra o câncer.

Características do vegetal e das receitas com brócolis

O brócolis é uma planta herbácea, perene e com inflorescência botânica. Assim, as flores possuem os sistemas reprodutores feminino e masculino, em flores separadas, aumentando a possibilidade de variabilidade genética.

Sendo assim, a planta pode possuir diversos tamanhos, variação de coloração e formas diferentes. Além disso, acredita-se que o centro de origem do brócolis seja na Itália, de onde a planta começou a ser difundida para outros países.

As suas folhas de formato lobado podem assumir as cores verde escura ou até mesmo roxa, as quais também são utilizadas para receitas com o brócolis.

É muito fácil para o brócolis acabar estragando rapidamente após a colheita, e são necessários alguns cuidados a fim de que o brócolis entre de acordo com o prazo de validade para o consumo seguro de alimentos.

O brócolis pode ser consumido cru ou cozido, dando origem a diversas receitas. A fim de deixar a hortaliça bem acondicionada, pode-se guardar em locais com baixa temperatura e umidade. Isso diminui a incidência de microrganismos que podem estragar o alimento.

É fundamental que se tenha estes cuidados a fim de evitar intoxicações ou infecções alimentares.

Receitas com brócolis

Receitas com brócolis

Existem diversas receitas com brócolis. Por ser um alimento rico em nutrientes, é muito incluído em dietas para crianças e idosos, sendo incorporado em receitas já existentes como em lanches e pizzas, além de complementar dietas vegetarianas e veganas.

Confira algumas receitas em seguida.

Bolinho de brócolis

O bolinho de brócolis pode ser feito assado e leva os seguintes ingredientes: 2 dentes de alho; ¼ copo de farinha de rosca; 1 ovo; ¼ copo de queijo; sal e pimenta a gosto.

Mistura-se o brócolis pré-cozido e cortado em pedaços com os demais ingredientes. Divide-se a massa em porções menores e leva-se ao forno.

Brócolis ao alho e óleo

Para fazer o brócolis ao alho e óleo é necessário apenas três ingredientes: alho, azeite de oliva e o brócolis. Para temperar, pode ser utilizado sal e pimenta a gosto.

Você deve partir o brócolis em pedaços e ferver a uma temperatura de 80 a 100 graus em água por 5 minutos (adicione sal na água).

Enquanto isso, deve-se fritar o alho no azeite até que fique um pouco corado. Ao escorrer a água do brócolis, despeja-se o azeite sobre o vegetal e tempera-se com pimenta (opcional).

Brócolis ao molho branco

A receita de brócolis ao molho branco consiste em preparar o molho branco e misturar ao brócolis cozido (com sal e tempero). Além disso, pode-se temperar com queijo ou mesmo adicionar outros temperos como orégano e pimenta.

O brócolis com queijo é uma combinação deliciosa e muito apreciada em diversas regiões do mundo.

Brócolis com carne

O vegetal pode ser feito refogado e frito com a carne, deixando um sabor irresistível. Dentre as receitas com brócolis, para fazer o brócolis com carne, é importante escolher os ingredientes ideais.

A sugestão é utilizar filé mignon e temperos a gosto. Uma recomendação é cozinhar separadamente, devido à diferença de tempo de preparo, e depois unir os ingredientes.

Brócolis gratinado com bacon

O brócolis gratinado com bacon é feito a partir do cozimento do vegetal. Este deve ser acomodado em um prato refratário, onde deve ser acrescentado queijo, rodelas de tomate (opcional), orégano e bacon. Após, deve ser levado ao forno para gratinar por 15 ou 20 minutos.

Receitas com brócolis

Brócolis gratinado com requeijão

O brócolis gratinado com requeijão é uma receita deliciosa. O brócolis refogado deve ser levado ao forno com requeijão, queijo ralado e temperos. Outrossim, pode-se também adicionar pimentão amarelo e orégano, sal a gosto e pimenta.

Macarrão com brócolis

Outra receita muito famosa e saborosa é o macarrão com brócolis. Esta receita pode ser feita com diversos tipos de macarrão, sendo o mais comum a massa parafuso. Além do brócolis, pode ser adicionada cenoura e outros legumes, além de bacon ou mesmo molhos. Este prato permite muitas ideias para serem feitas de acordo com a preferência do chef.

Hambúrguer de brócolis

O Hambúrguer de brócolis é uma receita vegetariana, deliciosa, que pode ser feita com o queijo ricota. Assim, o hambúrguer é temperado e frito no azeite em uma frigideira. O hambúrguer convencional também pode ser feito de carne com brócolis.

Lasanha de brócolis

A lasanha de brócolis pode ser feita do mesmo modo que a lasanha convencional, com molho branco e queijo, utilizando o brócolis em substituição à carne.

Desta forma, o vegetal serve para diversas receitas com brócolis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo