Pitaya branca, fruta exótica, é cada vez mais querida pelos brasileiros

Inicio » Agricultura » Pitaya branca, fruta exótica, é cada vez mais querida pelos brasileiros
02/04/2020 Por
Pitaya branca, fruta exótica, é cada vez mais querida pelos brasileiros

Pitaya branca é a fruta do momento. Considerada uma fruta extremamente refrescante e saudável, a pitaya branca é uma fruta que está a cada dia mais se popularizando no Brasil. Por conta da sua aparência diferente, a fruta chama atenção e desperta curiosidade.

A pitaya branca também é conhecida como “fruta dragão” e o que não falta são motivos para consumi-la. Para todas as pessoas que buscam maior saúde e qualidade de vida, essa fruta é essencial.

Pitaya branca

O que é pitaya branca?

Pitaya branca é uma fruta de origem mexicana e que, há pouco tempo, desde que chegou ao Brasil, cresceu significativamente entre o paladar de pessoas de todas as idades. A fruta também pode ter a polpa avermelhada, porém, a pitaya branca é mais fácil de ser encontrada.

A pitaya recebeu esse nome por conta da sua casca e textura, já que o significado representa “fruta escamosa”. Essa fruta possui muitos diferenciais, inclusive na sua forma de florescer, já que somente nasce à noite e suas flores são conhecidas como “flores da noite”.

Características nutricionais da pitaya branca

Além de ser muito saborosa, a pitaya branca é uma fruta que concentra uma infinidade de substâncias benéficas para o corpo humano. Possui, por exemplo, os flavonoides, que são agentes antioxidantes. Ou seja, podem ajudar a regular o sangue, melhora o aspecto da pele e trazer muitos outros benefícios.

Além disso, é ótima para diminuir os danos que são provocados diariamente por conta dos radicais livres. Outra característica muito marcante de seus benefícios é que ela é uma grande fonte de fibra e também auxilia no colesterol.

Seguindo a lógica, para consumir uma alta quantidade de fibra, é preciso também uma grande quantidade de água para que o intestino não resseque e as fezes endureçam. Porém, a pitaya contém também um bom nível de água na sua composição, o que auxilia muito para um equilíbrio saudável.

Esse fator permite que a pitaya seja consumida por uma grande quantidade de pessoas, sendo deliciosa e nutritiva.

Fruta pitaya branca

Com o consumo crescente na mesa de muitas famílias brasileiras, os produtores têm aumentado o plantio dessa fruta. Além disso, com o consumo em alta, é possível observar um aumento significativo dos ganhos, o que auxilia muito para a economia e maior lucro dos trabalhadores rurais.

Logo, não somente traz benefícios para quem consome, mas também para quem planta as mudas de pitaya branca, afinal, dessa forma, a fruta também está gerando maiores níveis de emprego e colaborando para o sustento de demais famílias.

Pitaya branca

Benefícios da pitaya branca

Como já é de se imaginar, com certeza é possível adquirir imensos benefícios da pitaya branca. Alguns se destacam, como:

  • Protege as células do organismo;
  • Melhora a digestão;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Regula a flora intestinal;
  • Regula pressão arterial;
  • Diminui os riscos da anemia.

Como dito anteriormente, a bela fruta é rica em antioxidantes, que ajudam a combater o câncer, o envelhecimento e demais fatores que podem atacar as células do corpo humano. Além disso, por conta das sementes da polpa, o seu consumo traz grandes diferenciais para a digestão.

Ademais, as suas sementes também contam com ácidos graxos que possuem o ômega 3, um grande auxiliador na defesa contra os acidentes cardiovasculares.

Em relação aos seus benefícios para a flora intestinal, possui os oligossacarídeos, que combatem a prisão de ventre.

Surpreendentemente, a pitaya também possui uma alta quantidade de água, que faz com que as pessoas urinem em maior quantidade e, assim, evita-se o acúmulo de líquidos no organismo, o que diminui os inchaços e coloca a pressão no lugar.

O combate à anemia também é um dos benefícios mais notáveis da fruta. Junto à anemia, ela também combate a osteoporose, por ser rica em vitaminas e minerais como ferro, vitaminas B, C e E, além do fósforo. Tais fatores fazem com que a fruta seja uma excelente opção nutricional em dietas, por exemplo.

Receitas com pitaya branca

Outra vantagem da pitaya branca é que ela permite muita diversão ao consumi-la. Afinal, é uma fruta versátil e que fica ótima de qualquer jeito. Logo, existem diversas receitas com pitaya branca para colocar em prática. Acompanhe!

Suco de pitaya branca

  • 1 pitaya branca;
  • 2 copos de água.

Para o preparo, basta bater a pitaya no liquidificador com a água e tomar. Caso julgue mais saboroso, há a possibilidade de acrescentar o abacaxi ou limão também.

Granita de pitaya

  • Pitaya branca cortada em cubos e sem casca;
  • Duas colheres de açúcar orgânico;
  • 1 suco de limão;
  • Meio copo de água;

Leve tudo ao fogo baixo até dissolver o açúcar, deixe esfriar e coloque no freezer para congelar. Enquanto estiver congelando, raspe com o auxílio de um garfo, ao menos 4 vezes.

Pitaya branca

Como plantar pitaya branca?

Para saber como plantar pitaya branca, basta pegar um vaso leve com 40 centímetros de profundidade e com furinhos no fundo. Encha o vaso com terrá jovem e fértil e acomode as mudas já produzidas. Regue, mas não com tanta frequência para não apodrecer.

Caso seja comprada em mudas, ela deve ser plantada com os espinhos para o lado de cima. É preciso amarrar a muda em uma estaca de madeira, portanto, deixe o lado liso encostado na estaca, já que a muda vai utiliza-la para enrolar suas raízes.

Depois, corte um pedaço de cada uma das três hastes da muda e enterre de uma forma que somente o talo fique enterrado. Firme-a muito bem com a terra e inicia a irrigação na sequência, de forma que o terreno fique somente um pouco úmido. Em seguida, amarre a muda na estaca e cuide diariamente.

É preciso estar sempre atento para proteger a pitaya branca da antracnose, que é causada por um fungo e pode deixar as hastes da fruta e da planta completamente manchadas. Esse fungo, quando não notado com antecedência, pode derrubar a pitaya sem reversão da situação.

Justamente por isso, é muito importante ter um cuidado minucioso e diário para com a pitaya branca. Dessa forma, ela tem muito mais chances de crescer forte e bonita, proporcionando frutos deliciosos sempre que estiver pronta para isso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo