Goji berry é uma fruta com grande poder comercial por seus benefícios

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30/10/2019 by
Goji berry é uma fruta com grande poder comercial por seus benefícios

Goji berry é uma fruta de fácil cultivo e cada vez mais popular

A goji berry ganhou bastante popularidade nos últimos anos. Muitas vezes, é promovida como um “superalimento”. Entre outras coisas, elas ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro, melhorar o sistema imunológico, trazer benefícios para o diabetes e proteger contra doenças cardíacas e câncer.

Elas podem ser desidratadas da mesma maneira que diversos outros legumes e frutas. À primeira vista, a goji berry seca parece nada mais do que passas vermelhas ligeiramente grandes demais. Mas essas frutas são densas em nutrientes. Afinal, o que há de tão especial sobre essas bagas mastigáveis e doces?

Goji berry

O que é goji berry?

Goji berry é uma fruta que parece um cruzamento entre amora, cereja e tomate.

As goji berries, cientificamente conhecidas como Lycium barbarum, são bagas vermelhas secas, usadas na medicina tradicional chinesa há mais de 2.000 anos. São nativas de partes da Ásia, particularmente a região montanhosa do Himalaia no Tibete.

Elas têm um sabor doce e podem ser consumidas cruas, como suco ou em um chá de goji berry. Elas também podem ser tomadas como extratos e comprimidos. Consequentemente, é raro ver bagas de goji frescas, que crescem em videiras exuberantes e se assemelham a tomates romã em miniatura.

Geralmente são encontradas secas e em pó, os quais você pode comprar em lojas de produtos naturais e, cada vez mais, em supermercados bem abastecidos.

A saber, todas as frutas vermelhas ou azuis escuras, incluindo as goji berries, contêm altos níveis de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o corpo contra os danos causados pelos radicais livres.

Como plantar goji berry

Se você está interessado em saber como plantar goji berry, vai gostar de saber que cultiva-las é fácil. As plantas precisam de solo bem drenado com níveis de pH entre 6,8 e 8,1.

Verifique a drenagem e adicione areia ou composto para melhorar a textura do solo, se necessário. As plantas de raiz nua são a maneira mais comum de iniciar um plantio em seu jardim.

O início da primavera é a melhor época para o plantio de goji berry, pois é quando o arbusto está inativo e tolera melhor os distúrbios. Arbustos de raiz nua precisam entrar no solo assim que você os receber.

Mergulhe as raízes na água e plante em um local ensolarado. Espalhe as raízes e empurre o solo dentro e ao redor delas. Mantenha o solo moderadamente úmido nos primeiros meses ou até observar um novo crescimento.

Espalhe a cobertura morta em torno da base da planta para reduzir as ervas daninhas e conservar a umidade. Depois disso, deixe o solo secar nos primeiros centímetros antes de regá-lo novamente.

Você também pode iniciar plantas a partir das sementes. Use sementes frescas limpas e sem polpa de frutas.

Comece com as sementes dentro de casa em vasos de turfa e plante ao ar livre na primavera, quando tiverem um ano de idade. Espere frutas em cerca de três anos a partir do momento da semeadura.

Goji berry

Goji berry é muito nutritivo

Em síntese, o conteúdo nutricional da goji berry varia amplamente, dependendo do tipo, frescor e como são processadas.

Como orientação geral, ¼ xícara (85 gramas) de bagas de goji secas possuem cerca de:

  • Calorias da goji berry: 70;
  • Açúcar: 12 gramas;
  • Proteína: 9 gramas;
  • Fibra: 6 gramas;
  • Gordura: 0 gramas;
  • Vitamina A: 150%;
  • Cobre: 84%;
  • Selênio: 75%;
  • Vitamina B2 (riboflavina): 63%;
  • Ferro: 42%;
  • Vitamina C: 27%;
  • Potássio: 21%;
  • Zinco: 15%;
  • Tiamina: 9%.

Além disso, goji berries estão cheias carotenoides, licopeno, luteína e polissacarídeos.

De fato, os polissacarídeos representam de 5 a 8% da goji berry desidratada. Em outras palavras, essas bagas contêm quase tanta vitamina C quanto limões e laranjas frescas.

Benefícios da goji berry

A goji berry é extremamente nutritiva e oferece muitos benefícios à saúde. Uma das maneiras mais fáceis de adicioná-las à sua dieta é comê-las secas, como passas. Aliás, elas estão cheias de vitaminas e com pouco açúcar.

O que é único nessa fruta é que ela contém antioxidantes específicos chamados polissacarídeos de Lycium barbarum. Acredita-se que fornecem uma variedade de benefícios impressionantes à saúde.

Alguns benefícios da goji berry estão destacados em seguida.

  • Protege os olhos

Acredita-se que elas protegem contra doenças oculares relacionadas à idade. A goji berry pode ajudar a visão porque contém altos níveis de antioxidantes saudáveis, especialmente a zeaxantina.

Os mesmos antioxidantes também podem impedir os danos de:

  • Raios UV;
  • Radicais livres;
  • Estresse oxidativo.

Goji berry

  • Auxilia o sistema imunológico

Os antioxidantes são conhecidos por suas qualidades estimulantes do sistema imunológico e por sua capacidade de combater os radicais livres, assim como as inflamações prejudiciais.

Essas frutas contêm grandes quantidades de vitaminas A e C, da mesma forma que outras frutas, incluindo mirtilos e framboesas. Desse modo, as vitaminas A e C são vitais para criar imunidade e prevenir doenças, que podem variar do resfriado comum até câncer.

  • Estabiliza o açúcar no sangue

As propriedades da goji berry podem ser úteis no controle da liberação de açúcar no sangue. Pesquisas realizadas em 2015 mostram que a fruta equilibra os níveis de insulina e glicose no sangue.

O mesmo estudo ligou as goji berries ao aumento dos níveis de HDL em pessoas com diabetes tipo 2. HDL é conhecido como bom colesterol.

  • Previne danos ao fígado

Em resumo, essa fruta tem sido usada durante anos no tratamento de doenças hepáticas na medicina tradicional chinesa. Pesquisas em animais indicam que as goji berries podem ajudar no gerenciamento da saúde do fígado e na prevenção da progressão da doença hepática gordurosa induzida pelo álcool.

Igualmente, pesquisas em células de câncer de fígado humano também descobriram que a goji berry pode inibir o crescimento do tumor.

Como comer goji berry?

Está curioso para saber como comer goji berry?

Você pode cozinhar as goji berries secas em receitas doces e salgadas. A maneira mais fácil de começar é consumi-las secas, da maneira idêntica às passas. Isso significa colocá-las em produtos assados, como biscoitos, juntamente de sua aveia ou mingau matinal.

Você também pode mergulhar as frutas secas em água quente por alguns minutos, até que estejam macias. Quando reidratadas, as bagas de goji têm um sabor quase semelhante a um tomate-cereja muito doce.

Além disso, você pode acrescentar as frutas hidratadas em arroz com especiarias e grãos. Acrescentar nas saladas com salsas, pimentão ou qualquer outra coisa que possa se beneficiar do sabor levemente adocicado de goji também é uma boa ideia.

Por fim, você também pode misturar uma colher de goji berry em smoothies, molhos de tomate, sobremesas congeladas ou sorvetes.

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