Plantadeira é ótima opção para garantir semeaduras adequadas

Inicio » Agricultura » Plantadeira é ótima opção para garantir semeaduras adequadas
12/11/2020 Por
Plantadeira é ótima opção para garantir semeaduras adequadas

A plantadeira é fundamental para a agricultura. Uma das máquinas agrícolas mais importantes, ela oferece mais praticidade e eficiência para os mais diversos tipos de plantações.

Além disso, existem tipos diferentes de plantadeira onde cada um é destinado a um plantio. Com isso, a máquina se torna especializada e muito mais eficiente.

Plantadeira

O que é plantadeira?

Plantadeira é uma máquina agrícola que é utilizada acoplada a um trator. Com certeza você quer saber para que serva a plantadeira. A resposta pode ser bem precisa, pois ela serve para realizar a plantação de sementes de variados tipos.

Dentre essas sementes, a máquina planta milho, soja e feijão, que são exemplos de plantações possíveis de ser feitas com o equipamento.

Ademais, com a evolução tecnológica que existe em diversos aspectos, na agricultura a tecnologia também está presente para oferecer o melhor aproveitamento que o agricultor pode ter no campo.

Por conta disso, existem modelos diferentes de máquina plantadeira, com características e capacidades diferentes. Dessa forma, se você quer saber o que é plantadeira precisa compreender o equipamento em sua totalidade.

Só assim é possível compreender o que é uma plantadeira, pois existem diferentes tipos, modelos e marcas. Cada um proporcionar um tipo de trabalho diferente e mais eficiente para determina necessidade.

Com isso, você consegue encontrar o equipamento que supre as necessidades do tamanho de sua plantação, tipos de sementes e produções e nível de produtividade desejada.

Tipos de plantadeira

As plantadeiras podem ser divididas de várias formas, como por tipo de semente e distribuição de semente. Os principais tipos de plantadeira existentes no mercado, são:

  • Plantadeira de precisão;
  • Manual
  • Plantadeira de fluxo contínuo;
  • Automática.

A primeira divisão a ser feita é quando à destruição das sementes. Nesse caso, existem dois grandes grupos, a plantadeira de precisão e a de fluxo contínuo.

A de precisão tem a capacidade de distribuir as sementes com intervalos regulares, bem como faz isso com maior espaçamento entre as linhas. Ela utiliza dosadores de semente a vácuo ou discos horizontais.

Já a plantadeira de fluxo contínuo não tem esse espaçamento, pois faz a distribuição das sementes de maneira contínua. Esse tipo é mais utilizado em situações em que o plantio requer menos espaçamento entre as linhas da plantação.

E para realizar o trabalho, esse tipo de equipamento possui mecanismos de rotor acanalado.

Ademais, existe a divisão entre modelos manuais e automáticos. A plantadeira manual não é acoplada a um trator, de forma que o uso é mais artesanal é indicado para plantação de áreas pequenas. Como você pode imaginar, o uso é mais lento.

Outrossim, o equipamento acoplado ao trator é utilizado para áreas maiores para que o rendimento da plantação seja maior e com mais agilidade. O que é ideal para plantações maiores, mas também pode ser utilizado em campos menores.

Plantadeira

Plantadeira pantográfica e pivotada

Além dos tipos mencionados acima, também existe diferença nos modelos entre a plantadeira pantográfica e a pivotada.

Essa divisão é referente a forma de articulação da máquina. Na articulação pantográfica, o mecanismo é mais retrátil. Sendo que na articulação pivotada a articulação gira em torno de um eixo.

Finalidades da plantadeira

Esse equipamento pode ser utilizado para os mais diversos tipos de plantios, como cana, milho e mandioca.

A plantadeira de milho geralmente é uma plantadeira de 4 linhas, o que quer dizer que tem capacidade de realizar um plantio tradicional. Ela vai criando espaço de 4 linhas e realizando o plantio.

Nesse caso, o espaçamento entre as linhas pode variar, estando em torno de 40cm a 80cm.

Esse método também é muito utilizado na plantadeira de mandioca e na plantadeira de cana.

Diversas características

Atualmente o mercado que fabrica esse tipo de produto é bem vasto, por isso é possível encontrar diversas configurações.

Existem modelos de plantadeira que oferecem capacidade de plantio em velocidades bem altas, variando entre 10km/h e 12km/h.

Ademais, essa variação geralmente ocorre por conta do tipo de solo e das condições que a plantadeira encontra. Quando melhor o solo, mais perto da velocidade máxima ela consegue operar.

Com isso, os resultados do plantio conseguem ser mais eficientes e a agricultura passa a ser mais produtiva.

Ademais, também existem configurações que tornam a plantadeira mais moderna, como o sistema de distribuição pneumático a vácuo, que é encontrado em alguns modelos.

Com esse sistema, o plantio é feito muito mais rápido e alcança maior área. A estimativa é de que seja possível plantar 18ha a cada hora.

Além disso, você pode encontrar opções de plantadeira que contenham caixa de adubo acoplada ou sem essa caixa.

Nos modelos que não tiverem essa acoplagem, você pode realizar a adubação de forma antecipada ao processo do plantio.

Ademais, muitas plantadeiras contam com chassis que são desenvolvidos de forma articulada, com grande flexibilidade em graus. O que torna possível algumas manobras que facilitam o processo de plantio.

Além disso, você pode escolher o espaçamento entre linhas que deseja, e ter uma plantação com máxima precisão.

Dessa forma, a tecnologia faz com que os modelos comercializados tenham muitas funcionalidades que buscam oferecem maior rendimento e facilidade ao processo de plantação.

Plantadeira

Como escolher a plantadeira?

Assim como existe a plantadeira de 4 linhas, é possível que você encontre com maior capacidade.

Isso é essencial para que o equipamento possa corresponder ao que cada tipo de plantação necessita. Com essa diversidade, não é preciso que você adquira um equipamento maior do que a necessidade, o que traz economia.

Ao mesmo tempo, se a necessidade do plantio é maior, em campos maiores, é possível encontrar modelos com muitas linhas a mais, o que se torna ideal para aproveitar melhor o tempo e ser ainda mais produtivo.

Existem modelos com alta capacidade, como os modelos com 22, 30, 34 ou 42 linhas. Assim, é possível ver que o mercado investe em bastante diversidade na fabricação e abarca todos os tipos de campos.

Dessa forma, você pode analisar os modelos que melhor suprem suas necessidades e encontrar a plantadeira que vai auxiliar sua produtividade de forma adequada e eficiente, o que toda plantação necessita. Pesquise e faça a melhor compra!

Tags:

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo