A plantadeira é fundamental para a agricultura. Uma das máquinas agrícolas mais importantes, ela oferece mais praticidade e eficiência para os mais diversos tipos de plantações.
Além disso, existem tipos diferentes de plantadeira onde cada um é destinado a um plantio. Com isso, a máquina se torna especializada e muito mais eficiente.
O que é plantadeira?
Plantadeira é uma máquina agrícola que é utilizada acoplada a um trator. Com certeza você quer saber para que serva a plantadeira. A resposta pode ser bem precisa, pois ela serve para realizar a plantação de sementes de variados tipos.
Dentre essas sementes, a máquina planta milho, soja e feijão, que são exemplos de plantações possíveis de ser feitas com o equipamento.
Ademais, com a evolução tecnológica que existe em diversos aspectos, na agricultura a tecnologia também está presente para oferecer o melhor aproveitamento que o agricultor pode ter no campo.
Por conta disso, existem modelos diferentes de máquina plantadeira, com características e capacidades diferentes. Dessa forma, se você quer saber o que é plantadeira precisa compreender o equipamento em sua totalidade.
Só assim é possível compreender o que é uma plantadeira, pois existem diferentes tipos, modelos e marcas. Cada um proporcionar um tipo de trabalho diferente e mais eficiente para determina necessidade.
Com isso, você consegue encontrar o equipamento que supre as necessidades do tamanho de sua plantação, tipos de sementes e produções e nível de produtividade desejada.
Tipos de plantadeira
As plantadeiras podem ser divididas de várias formas, como por tipo de semente e distribuição de semente. Os principais tipos de plantadeira existentes no mercado, são:
- Plantadeira de precisão;
- Manual
- Plantadeira de fluxo contínuo;
- Automática.
A primeira divisão a ser feita é quando à destruição das sementes. Nesse caso, existem dois grandes grupos, a plantadeira de precisão e a de fluxo contínuo.
A de precisão tem a capacidade de distribuir as sementes com intervalos regulares, bem como faz isso com maior espaçamento entre as linhas. Ela utiliza dosadores de semente a vácuo ou discos horizontais.
Já a plantadeira de fluxo contínuo não tem esse espaçamento, pois faz a distribuição das sementes de maneira contínua. Esse tipo é mais utilizado em situações em que o plantio requer menos espaçamento entre as linhas da plantação.
E para realizar o trabalho, esse tipo de equipamento possui mecanismos de rotor acanalado.
Ademais, existe a divisão entre modelos manuais e automáticos. A plantadeira manual não é acoplada a um trator, de forma que o uso é mais artesanal é indicado para plantação de áreas pequenas. Como você pode imaginar, o uso é mais lento.
Outrossim, o equipamento acoplado ao trator é utilizado para áreas maiores para que o rendimento da plantação seja maior e com mais agilidade. O que é ideal para plantações maiores, mas também pode ser utilizado em campos menores.
Plantadeira pantográfica e pivotada
Além dos tipos mencionados acima, também existe diferença nos modelos entre a plantadeira pantográfica e a pivotada.
Essa divisão é referente a forma de articulação da máquina. Na articulação pantográfica, o mecanismo é mais retrátil. Sendo que na articulação pivotada a articulação gira em torno de um eixo.
Finalidades da plantadeira
Esse equipamento pode ser utilizado para os mais diversos tipos de plantios, como cana, milho e mandioca.
A plantadeira de milho geralmente é uma plantadeira de 4 linhas, o que quer dizer que tem capacidade de realizar um plantio tradicional. Ela vai criando espaço de 4 linhas e realizando o plantio.
Nesse caso, o espaçamento entre as linhas pode variar, estando em torno de 40cm a 80cm.
Esse método também é muito utilizado na plantadeira de mandioca e na plantadeira de cana.
Diversas características
Atualmente o mercado que fabrica esse tipo de produto é bem vasto, por isso é possível encontrar diversas configurações.
Existem modelos de plantadeira que oferecem capacidade de plantio em velocidades bem altas, variando entre 10km/h e 12km/h.
Ademais, essa variação geralmente ocorre por conta do tipo de solo e das condições que a plantadeira encontra. Quando melhor o solo, mais perto da velocidade máxima ela consegue operar.
Com isso, os resultados do plantio conseguem ser mais eficientes e a agricultura passa a ser mais produtiva.
Ademais, também existem configurações que tornam a plantadeira mais moderna, como o sistema de distribuição pneumático a vácuo, que é encontrado em alguns modelos.
Com esse sistema, o plantio é feito muito mais rápido e alcança maior área. A estimativa é de que seja possível plantar 18ha a cada hora.
Além disso, você pode encontrar opções de plantadeira que contenham caixa de adubo acoplada ou sem essa caixa.
Nos modelos que não tiverem essa acoplagem, você pode realizar a adubação de forma antecipada ao processo do plantio.
Ademais, muitas plantadeiras contam com chassis que são desenvolvidos de forma articulada, com grande flexibilidade em graus. O que torna possível algumas manobras que facilitam o processo de plantio.
Além disso, você pode escolher o espaçamento entre linhas que deseja, e ter uma plantação com máxima precisão.
Dessa forma, a tecnologia faz com que os modelos comercializados tenham muitas funcionalidades que buscam oferecem maior rendimento e facilidade ao processo de plantação.
Como escolher a plantadeira?
Assim como existe a plantadeira de 4 linhas, é possível que você encontre com maior capacidade.
Isso é essencial para que o equipamento possa corresponder ao que cada tipo de plantação necessita. Com essa diversidade, não é preciso que você adquira um equipamento maior do que a necessidade, o que traz economia.
Ao mesmo tempo, se a necessidade do plantio é maior, em campos maiores, é possível encontrar modelos com muitas linhas a mais, o que se torna ideal para aproveitar melhor o tempo e ser ainda mais produtivo.
Existem modelos com alta capacidade, como os modelos com 22, 30, 34 ou 42 linhas. Assim, é possível ver que o mercado investe em bastante diversidade na fabricação e abarca todos os tipos de campos.
Dessa forma, você pode analisar os modelos que melhor suprem suas necessidades e encontrar a plantadeira que vai auxiliar sua produtividade de forma adequada e eficiente, o que toda plantação necessita. Pesquise e faça a melhor compra!