Podadora pode ser utilizada para manutenção de plantas

Inicio » Meio Ambiente » Podadora pode ser utilizada para manutenção de plantas
27/10/2020 Por
Podadora pode ser utilizada para manutenção de plantas

Ferramentas como a chamada podadora são utilizadas podar árvores e arbustos. Podadora é um tipo de ferramenta utilizada para podar vários tipos de plantas. Podem ser utilizadas em árvores, galhos e arbustos, por exemplo.

Assim, uma podadora é ótima opção para fazer a manutenção de jardins, quintais e cercas vivas, facilitando o trabalho de poda.

Podadora

O que é podadora?

Uma podadora pode ser desde uma tesoura para uso em plantas o até mesmo outros tipos de ferramentas específicas para a poda de plantas. A técnica de podar as plantas consiste em cortar ou apenas aparar algumas partes, para manter seu crescimento ordenado. A poda também é importante para renovar a planta, mantê-la saudável e com boa aparência.

Ademais, a poda também é realizada em algumas situações específicas, como:

  • ramos muito grandes que sugam os nutrientes e enfraquecem o resto da planta;
  • quando os galhos e folhas já estão ressecados e sem vida;
  • se a planta crescer demais e o ambiente onde está não tiver muito espaço;
  • em caso de galhos que estejam atingindo a rede elétrica, podendo-se usar um podador de galhos.

Além de tesouras de poda, também pode ser utilizada, dependendo do local e situação, uma podadora elétrica, que normalmente alcança maiores alturas ou uma podadora manual.

Um podador normalmente ajudam a podar arbustos mais densos e em alturas consideráveis sem precisar usar escada, facilitando o trabalho.

Dessa forma, existem diversos tipos de podadores, podendo ser de uso agropecuário; podador para manutenção de jardins e para usos ocasionais.

Podador de cerca viva

Uma cerca viva é composta por arbustos ou árvores que são plantadas para funcionar, como o nome sugere, como uma cerca. Assim, as plantas ficam bem juntas e formam uma barreira, servindo como delimitação ou apenas como decoração.

Para isso, também é preciso podar as plantas que compõe a cerca viva para que fiquem alinhadas. Normalmente, a primeira poda é realizada quando a muda é plantada, que é chamado de poda de formação.

O começo, enquanto pequenos os arbustos, a poda é realizada com uma tesoura de jardinagem, consistindo na retirada de bulbos em locais específicos para os galhos pararem de crescer.

Quando o arbusto estiver maior, já será necessário utilizar o podador de cerca viva para facilitar o trabalho e manter a poda em dia.

Dentre as plantas mais utilizadas para cerca viva, podemos destacar algumas de porte médio. Como
hibisco, sansão, cedrinho, maricá, murta, dentre outras. Também podem ser feitas cercas vivas com flores, como as azaleias.

Podadora

A pessoa responsável pela poda deve se atentar às datas que as mesmas são feitas, para ter controle e também observar se nenhuma doença atinge as plantas.

Tipos de poda

Os tipos mais comuns de podas são:

  • a poda de formação, quando as mudas ainda pequenas, para evitar as ramificações desproporcionais;
  • poda de floração ou frutificação, para ajudar na qualidade da produção de flores ou frutos, com menos galhos que possam atrapalhar a produção;
  • poda de renovação, como o nome sugere, essa poda tem a intenção de renovar a planta, tirando galhos velhos ou mortos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a poda de árvores e arbustos e as ferramentas utilizadas para essa atividade, como a podadora.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo