A polinização permite a fecundação das flores, que se transformam em frutos e dão sequência à propagação dos vegetais
A polinização das flores pode acontecer através do auxílio do vento, de animais e do próprio ser humano. A fecundação, então, acontece quando o pólen de determinada planta alcança as células reprodutivas de outro indivíduo.
Assim como acontece durante o dia, a polinização também pode ocorrer durante a noite, no caso de flores que abrem durante a noite.
O que é polinização?
Polinização é um dos processos de reprodução das plantas, é quando as células masculinas são transferidas para as células femininas, fecundando a flor. Portanto, a polinização deve ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie.
Este fenômeno, então, ocorre através da transferência de pólen de uma flor para a outra, de uma planta para outra. O processo pode acontecer de diversas formas, seja com a ajuda do vento ou de animais polinizadores. O próprio homem pode auxiliar na polinização das plantas.
Existe, também, a autopolinização. Nestes casos a flor recebe o seu próprio pólen e a fecundação acontece. Esta é uma das formas que a espécie encontra para garantir a sua propagação e desenvolvimento.
Saiba como acontece a polinização
O processo de fecundação das flores pode acontecer de diversas maneiras. Entretanto, grande parte das plantas conta com a ajuda de fatores externos para a sua polinização. É aí, então, que entram os animais.
Eles são seres fundamentais para a propagação de milhares de vegetais. Sendo assim, os polinizadores fazem parte de quatro grupos principais de insetos:
- Hymenoptera: como abelhas, vespas e formigas
- Diptera: moscas e mosquitos
- Lepidoptera: borboletas e mariposas
- Coleoptera: besouros
Além destes, outros seres também auxiliam no transporte de pólen, como os pássaros, mamíferos e até mesmo alguns répteis.
Como os insetos influenciam neste processo?
Pode-se dizer que os insetos são um dos mais importantes polinizadores da natureza. Abelhas, borboletas, mariposas e vespas voam de uma planta a outra, carregando consigo as células reprodutoras dos vegetais.
As abelhas, por exemplo, possuem uma carga eletrostática permitindo com que o pólen fique melhor aderido em seu corpo. Assim, elas voam de uma planta a outra, coletando néctar e pólen, ao mesmo tempo que fertilizam as flores.
As vespas também fazem este mesmo trabalho. Entretanto, o seu objetivo principal é sugar o néctar para se alimentar. Contudo, quando fazem isso, acabam transferindo as células das plantas.
Já as borboletas geralmente preferem as flores tubulares, devido a sua formação bucal. As mariposas, por sua vez, polinizam flores que abrem durante a noite, devido a seus hábitos noturnos.
Quais outros animais que auxiliam na reprodução das plantas?
Os pássaros também costumam ser disseminadores do pólen. Um dos maiores exemplos deste trabalho, então, é o beija-flor. A língua deste passarinho é adaptada para beber o néctar de flores tubulares. Assim, da mesma forma que os insetos, o beija-flor passa de planta em planta, fazendo a troca de pólen.
Entre os mamíferos, então, o morcego é um dos principais animais que realizam a polinização. Isso porque algumas espécies se alimentam do néctar de flores noturas, como paineiras e cactos. Os morcegos também possuem a língua comprida, o que ajuda a beber o néctar.