Capim mombaça é cultivar utilizado na alimentação de animais

Inicio » Meio Ambiente » Capim mombaça é cultivar utilizado na alimentação de animais
04/06/2019 Por
Capim mombaça é cultivar utilizado na alimentação de animais

O capim mombaça teve origem na África e foi disseminado pelo Brasil, principalmente, para a alimentação de bovinos e caprinos

Bastante utilizado como alimentação do gado bovino e caprino, o capim mombaça tem como uma de suas principais vantagens a sua alta produtividade e capacidade de armazenar nutrientes; além do alto poder de adaptação a diferentes tipos de solo e condições climáticas. Contudo, a espécie exige um solo com níveis mínimos de fósforo para o seu desempenho e desenvolvimento.

O capim mombaça deve ser plantado nas épocas de chuva, já que tem o crescimento mais rápido neste período quando comparado aos períodos de seca.

Capim mombaça

O que é capim mombaça?

Capim mombaça é um tipo de gramínea utilizada na alimentação de animais, como bovinos e caprinos. Ela tem origem africana, contudo, a espécie Megathyrsus maximus foi lançada pela Embrapa em 1994. Antigamente possuía outro nome científico, sendo chamada primeiramente por Panicum maximum.

Este tipo de vegetação possui uma produtividade bastante alta, entretanto, reque um solo nutritivo e fértil. Sendo assim, antes de plantar a cultivar o produtor deve considerar adubação e manutenção constante da terra.

Uma das vantagens da espécie, além da produtividade, é a facilidade em se adaptar aos diferentes tipos de clima.

Como plantar o capim mombaça

Como visto, o capim tem facilidade de adaptação a alguns locais e pode ser bastante produtivo. Para isso, é importante conferir alguns procedimentos na hora de plantar o capim mombaça:

  • Plantio: recomenda-se que o plantio seja realizado quando as chuvas começam a ficar frequentes. No centro do Brasil, este período ocorre entre novembro e janeiro.

Capim mombaça

  • Quantidade de plantas: a quantidade de plantas está diretamente ligada ao número de sementes de capim mombaça. Assim, é necessário regular corretamente o maquinário que irá fazer o plantio no solo.
  • Ervas daninhas: é importante fazer o controle das plantas invasoras impedindo, assim, que elas façam uma competição com o capim por luz, nutrientes e água. As espécies invasoras, então, podem ser controladas com o uso de herbicidas.

Algumas características da espécie

Quer conhecer um pouco mais sobre as características do capim mombaça? Saiba mais informações sobre este tipo de pastagem:

  • É recomendado para pastejo direto e rotacionado.
  • Bastante indicado para os caprinos. Também tem aceitação muito boa para os bovinos, principalmente na fase de engorda e produção de leite.
  • É mais viável fazer o cultivo do capim na época de chuvas, já que 60% de sua produção ocorre neste período. Assim, ele possui crescimento mais intenso e mais qualidade em nutrientes.

Capim mombaça

Mais detalhes sobre o capim mombaça

Uma das exigências do capim mombaça é a sua necessidade de um solo com bons níveis de fósforo. Desta forma, como foi visto, é importante estar atento aos índices de nutrientes que a planta precisa.

Além disso, a espécie apresenta melhor desenvolvimento em solos argilosos e arenosos. Contudo, consegue se adaptar também em outras regiões.

A semeadura pode ser feita através de implementos agrícolas, assim como de forma manual. Para isso, então, é preciso que as sementes do capim mombaça estejam no máximo a um centímetro de profundidade na terra.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo