Pomba branca é ave que se tornou o símbolo da paz

Inicio » Meio Ambiente » Pomba branca é ave que se tornou o símbolo da paz
12/10/2020 Por
Pomba branca é ave que se tornou o símbolo da paz

A pomba branca é um animal extremamente conhecido e muito visto pelos centros urbanos. A pomba é um dos animais que mais possuem versatilidade de cores, sendo que a pomba branca foi eleita como o animal símbolo da paz.

Dentro da sua gama de cores, a pomba branca é uma das mais conhecidas mundialmente.

Pomba branca

O que é pomba branca?

Pomba branca é um animal da família de Columbidae, chamada de columbídeos. É um animal muito popular e que dificilmente passa em branco em diversos locais, principalmente nas zonas urbanas.

Além disso, a pomba branca foi eleita como o animal símbolo da paz. O animal ganhou esse título há muitos e muitos anos, a partir do momento em que entrou para as passagens bíblicas, em específico na passagem da Arca de Noé.

Sua história como pomba branca da paz começou na passagem em que relata que Noé estava passando por uma imensa tempestade e precisava, naquele momento, entender se as águas já o permitiam voltar a navegar. Nesse momento, ele enviou uma pomba e a mesma retornou com o ramo de oliveira.

Por isso, na religião católica ou em alguns momentos em que é necessário apelo à paz, esse animal é a representação da paz e de Deus entre os seres humanos. O significado de pomba branca na religião Judaica possui uma origem diferente.

Nessa religião, eram feitos sacrifícios com o animal, pois o mesmo era tido como a simbolização da pureza e, também, era visto como mensageira. Justamente por isso, a pomba branca carrega consigo as mais diversas características que estão relacionadas diretamente com o planeta. Entre elas: a pureza, harmonia, paz e esperança.

A cor branca

A cor branca impacta diretamente nisso, pois é tida como a cor do conforto e tranquilidade, literalmente a cor da paz. Por exemplo, nos rituais Judaicos citados anteriormente, a pomba não pode ter um mínimo de cor. Ela deve ser completamente branca para que seja associada corretamente à simbologia que carrega.

A pomba branca também tem a marca de trazer mensagens positivas. Logo, sempre há a esperança de que uma pomba branca possa trazer notícias de paz e amor, avisando a todos que a humanidade definitivamente alcançou esse estado absoluto.

De qualquer forma, a pomba branca é um dos tipos de pomba que mais tem beleza e seu significado é muito bonito, mas todos sabemos que o que faz com que a paz seja realmente efetiva e válida, é a ética, a justiça e o amor.

Todo ser humano busca e precisa de paz em qualquer âmbito de sua vida. Logo, é preciso que o sentimento de paz venha de dentro para fora, para que o ser humano aprenda a viver sem precisar de guerras e sem ver o seu semelhante como um oponente.

Pomba branca

Outros elementos da paz

O que muitas pessoas não sabem é que antes de a pomba branca ser escolhida como a mensageira oficial da paz, a primeira escolha foi um corvo. Porém, o corvo acabou perdendo lugar pois apenas voava de um canto para o outro e não voltou com a resposta necessária para Noé.

Saindo do âmbito bíblico, existem diversos outros símbolos que representam fortemente a paz e, algumas vezes, são mais utilizados do que a pomba branca. Um exemplo disso é a bandeira branca que é extremamente utilizada para mostrar rendição em determinados conflitos que necessitam de uma certa pacificação.

A bandeira branca também tem o lindo significado de ser a representação da união entre todos os povos. Outro símbolo muito conhecido é o círculo que possui uma linha reta no centro e é cortado por duas linhas abertas em ângulos de 45 graus.

Esse símbolo também é muito utilizado para pedir a pacificação entre as pessoas, o fim das guerras e a boa convivência. Esse símbolo surgiu em uma época tão marcante, que muitas pessoas o consideram até hoje como o símbolo dos hippies.

Curiosidades sobre a pomba branca

O que muitas pessoas não sabem é que esse símbolo teve a finalidade de servir à campanha de desarmamento. As linhas que podem ser vistas dentro do círculo perfeito são uma união imaginária das letras N e D, que são as iniciais de “Desarmamento Nuclear”, porém, em inglês.

Um sinal de “V” feito com o dedo indicador e o dedo maior também é um símbolo muito usado como sinal da paz. Muitas pessoas afirmam que ele é, na verdade, um “V” de Vitória. Outros dizem que representa as linhas cruzadas no símbolo desarmamentista.

Outros dizem, ainda, que realmente se trata do “V” de Vitória, mas simbolizando a vitória pela humanidade ter, finalmente, atingido a paz, o amor e a boa convivência absoluta.

De todos os símbolos existentes no mundo, os símbolos da paz são os mais conhecidos. Provavelmente, há uma enorme variedade de símbolos para pedir a paz.

Pomba branca

Linguagem universal da pomba branca

Independente do símbolo utilizado, a pomba branca é um arquétipo de paz tão forte, que pessoas que vivem nos mais distantes cantos do mundo acabam por reconhecer a mesma e saber exatamente o seu significado.

Além disso, isso prova que a paz e a imagem da pomba branca são uma linguagem universal, conhecida por pessoas de todas as raças, religiões, classes sociais, etc. Isso também mostra que o ser humano já tem incutido em si mesmo o desejo de fazer a paz e, talvez, não saiba como proceder para que isso aconteça.

De qualquer forma, a pomba branca mostra a força de uma história e a quantidade de tempo que a mesma pode sobreviver. Logo, a pomba branca sempre acaba trazendo, mesmo que sem querer, lindos sinais de paz. Sempre com uma esperança de que tudo, no final, ficará bem.

Mesmo que para algumas seja somente um pássaro sem grandes significados, para muitas pessoas ela simboliza de forma unânime o real significado do fim das guerras e o sinal de que algo bom possa estar para acontecer.

Independente da crendice de cada um, a pomba branca é um animal que é um visto em abundância em todos os locais à procura de comida, refúgio ou até um canto para fazer o seu ninho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo