Pomba é ave de pequeno porte que frequenta centros urbanos e o campo

Inicio » Meio Ambiente » Pomba é ave de pequeno porte que frequenta centros urbanos e o campo
13/10/2020 Por
Pomba é ave de pequeno porte que frequenta centros urbanos e o campo

Os pombos são animais extremamente vistos em grandes cidades, assim, a pomba pode ser vista em zonas centrais, bairros, parques e diversos outros ambientes. A pomba é um animal que causa grande controvérsia, alguns dizendo que causa doenças e outros dizendo que não é tão complicado assim.

De qualquer forma, a pomba é um animal que acaba se espalhando rapidamente por todos os lugares e é preciso saber como lidar com esse animal para que a convivência seja tranquila e aceitável.

Pomba

O que é pomba?

Pomba é pertencente à família Columbidae, logo, para saber o que é pomba, parte-se do conhecimento de que todas as pombas são conhecidas também como columbídeos ou pomba comum.

Esse pássaro é considerado de porte pequeno e costuma viver em ambientes onde não se sente em perigo por conta de predadores.

Uma curiosidade sobre essa ave é que pombos são originados de regiões do leste Europeu e norte da África. Porém, foram trazidos para o Brasil para servirem como animais de estimação e aves domésticas, aproximadamente no século XVI.

Como a sua adaptação com o ser humano foi um incrível sucesso, ela foi nomeada como pomba pet. Por conta disso, a pomba aprendeu a reconhecer quando uma pessoa gosta dela ou não. Por isso, não é estranho que em alguma praça ou bairro, elas sintam tanta afinidade com alguma pessoa que lhes alimenta e trata com respeito.

Símbolo da paz

A pomba branca acabou virando sinônimo de paz em todo canto do mundo, a partir do momento em que foi retratada na passagem bíblica “A Arca de Noé”. A sua fama começa quando Noé estava em desespero durante uma imensa tempestade e precisava saber se já estava liberado para navegar. Nesse momento, ele enviou uma pomba e a mesma retornou com o ramo de oliveira.

A partir disso, para as pessoas que são adeptas ao catolicismo ou apenas simpatizam com a pomba, esse animal acaba sendo a representação da paz da presença de Deus em meio aos seres humanos.

Na religião Judaica, por exemplo, as pombas já eram utilizadas para que fossem feitos sacrifícios animais. Afinal, era tida como uma representação da pureza e também mensageira de Deus. Dessa forma, a pomba branca carrega consigo a fama da paz e também as mais diversas características da pomba que estão relacionadas diretamente com o planeta, como harmonia, amor e esperança.

Pomba

Reprodução da pomba

As pombas são pássaros monogâmicos e fazem pares que contêm pombo e pomba. Para realizar o acasalamento, os pombos bicam um ao outro e, a partir disso, são considerados um casal. Após a dança do acasalamento, a fêmea engravida e põe os ovos a partir de um certo tempo; estes são chocados tanto pelo macho, quanto pela fêmea.

Os filhotes desse pássaro nascem completamente cegos, porém, evoluem rapidamente e permanecem com seus pais até completarem 32 dias, aproximadamente. A partir disso, começam a atingir altura suficiente para voar e ir embora do ninho.

A partir do momento que os filhotes deixam o ninho, o casal de pombos volta a acasalar, chocar e dar origem a novas ninhadas. Logo, os pombos podem se reproduzir de uma forma assustadoramente rápida. Justamente por isso, é tão comum ver uma quantidade assustadora desses pássaros.

É importante salientar que o pombo e a pomba passam grande parte da vida juntos, sendo difícil trocar de parceiro.

Característica da pomba

As pombas são pássaros que possuem um corpo do tipo roliço e pescoço curto. Além disso, a sua cabeça tende a ser pequena, um olho de cada lado. Esse pássaro se alimenta comumente de sementes e frutos.

Além disso, a pomba pode chegar ao tamanho de 10 a 85 centímetros de comprimento. Também são encontradas em diversas cores, sendo cinza com verde a mais comum. Porém, outras variações como o marrom, preto, branco e manchada também são vistas nas cidades.

Como dito anteriormente, é um animal encontrado em diversas cores, podendo chegar a ser visto até em tons de vermelho, conhecido como pombo vermelho, e também em marrom, chamada pomba marrom.

Pomba

Espécies de pomba

Dentro da família dos pombos, é possível encontrar aproximadamente 300 espécies de pomba diferentes. Logo, pode haver pássaros por aí que nem fazemos ideia de que pertencem à família. Entre os mais conhecidos tipos de pomba, estão:

Pomba trocal

A pomba trocal mede mais ou menos 30 centímetros de comprimento e possui dimorfismo sexual. Ou seja, macho e fêmea diferenciam-se entre si. O macho apresenta as penas do pescoço em coloração metálica e a fêmea possui o pescoço marginado de preto e um leve reflexo metálico. São mais comuns em florestas densas e capoeiras altas e vivem solitárias ou, no máximo, em pares.

Rolinhas

As pombas rolinhas são bem delicadas e compactas, justamente por isso é tida como uma ave fofinha e que desperta o carinho de muitas pessoas. É uma raça territorialista e que depende da comida para se reproduzir. Colocam apenas dois ovos e conseguem se adaptar muito bem em ambientes artificiais. O macho da pomba rolinha possui a cabeça levemente azulada e o corpo avermelhado. A fêmea possui a plumagem completamente parda.

Pombo do mato

O pombo do mato é um dos tipos que mais confundem as pessoas. São também conhecidos como pombos silvestres, diferindo do comum a partir de suas cores. As penas da nuca são de cor branco-prateado com pontas pretas. A cabeça possui um tom roxo metálico e as costas, na maior parte, apresenta-se em tom de cinza escuro e cauda preta.

Doença da pomba

Esse animal, infelizmente, é um portador de parasitas e vírus. A doença da pomba é conhecida como Criptococose e possui sintomas muito semelhantes ao de uma gripe, com exceção da dor de cabeça que é tão forte que não passa com analgésicos. Formigamentos nos braços e pernas podem ocorrer e a pessoa pode entrar em coma.

Essa doença se instala a partir do pó inalado das fezes da pomba. Logo, quando for limpar as fezes, é preciso molhá-las com água, água sanitária e sabão e estar sempre munido de máscara e luva para realizar a limpeza. O tratamento se dá por medicamentos antifúngicos aplicados na veia e por via oral.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo