Confira a melhor maneira de identificar se a fêmea bovina, suína ou equina está prenha
O termo prenha é utilizado para designar o período gestacional de animais do sexo feminino. E assim como acontece com os humanas, nessa fase, o ventre da fêmea cresce até o momento do parto.
Durante todo o período gestacional, é necessário saber os cuidados com a fêmea prenha, seja qual for a sua espécie. O conhecimento das características deste animal em fase gestacional é fundamental para prosseguir com o diagnóstico e auxiliar na tomada de decisões e cuidados com o rebanho.
O que é prenhez?
A prenhez é, na Zoologia, o termo destinado ao período gestacional de espécies animais. Ou seja, se refere a fecundação do óvulo e o desenvolvimento do feto gerado na fecundação. Identificar o quanto antes a fêmea prenha, previne gastos desnecessários, além de avaliar quais os melhores programas de indução e a sincronização do cio na propriedade.
Outro ponto importante a considerar durante esse período é o tempo de gestação do animal. A duração da prenhez depende de cada espécie e suas características. Confira, a seguir, os elementos mais importantes na fêmea prenha de espécie bovinas, suínas e equinas.
Como se dá a prenhez bovina?
Criadores de gado, especialmente aqueles que incentivam a reprodução, precisam compreender bem o processo da prenhez de vaca. A gestação da vaca dura, em média, 283 dias.
É possível identificar uma vaca prenha por sinais bem específicos, como presença de plancentometros, vesícula amniótica e o próprio feto. O ideal é que o diagnóstico do período gestacional seja feito 30 dias após a fecundação.
O diagnóstico de prenhez bovina se dá pelo método da palpação segura contando a partir dos 45 dias após a fecundação. Durante o período gestacional, deve ser assegurada a alimentação rica em proteínas, bem como uma reserva de pastagem para a seca para a vaca.
Quais os cuidados com a égua prenha?
A prenhez equina dura aproximadamente um ano, e assim como nos demais casos, quanto mais rápido o diagnóstico, melhores os resultados. Descobrir o quanto antes a gestação, permite o manejo adequado das éguas, facilitando que os nutrientes essenciais para a reprodução sejam oferecidos.
Além disso, o diagnóstico da prenhez equina possibilita o melhor acompanhamento e a prevenção de qualquer tipo de problema gestacional. Ele pode ser feito pela análise hormonal, palpação retal e ultrassonografia.
Mas, vale ressaltar que existe uma tecnologia muito eficaz que tem como objetivo identificar se a égua está em período gestacional, o detector de prenhez. Este equipamento escuta o pulso embrionário em bovinos e equinos por meio ondas ultra-sônicas.
E no caso da porca prenha, como proceder?
A prenhez suína dura entre 112 a 116 dias, durante os quais é imprescindível ter cuidado com o manejo do animal. Isso por causa do índice elevado de mortalidade e perda embrionária, principalmente nos primeiros 30 dias. Neste período, é recomendável deixar a fêmea em ambientes calmos e silenciosos.
Outra preocupação é com a alimentação que, por sua vez, deve ser rica em fibra e distribuída em duas porções diárias. O exame de ultrassonografia é capaz de identificar se a porca está prenha, mas ele só deve ser feito após o primeiro mês gestacional.