Queijo minas padrão também é conhecido como queijo mineiro

Inicio » Agronegócio » Queijo minas padrão também é conhecido como queijo mineiro
17/08/2020 Por
Queijo minas padrão também é conhecido como queijo mineiro

Sendo um produto muito versátil na cozinha e de uma elaboração notadamente simples, o queijo minas padrão segue uma receita elaborada de forma industrial. Dessa maneira, esse tipo de produto visa atender uma grande demanda contando com fácil produção e conservação.

O queijo minas padrão é o queijo que possui uma umidade bem mais baixa quando comparado ao queijo frescal. Por conta disso, esse produto pode ser comercializado a meia cura, possibilitando um longo período de validade.

Queijo minas padrão

O que é queijo minas padrão?

Queijo minas padrão é o queijo minas mais popular, bem ao lado do queijo frescal. Por conta disso, o esse produto é o ingrediente principal para o tão conhecido clássico pão de queijo. É igualmente conhecido no sul do país como queijo de colônia.

Desse modo, existem alguns dos principais tipos de queijo minas conforme serão citados abaixo:

  • Queijo minas padrão;
  • Minas frescal;
  • Queijo minas da canastra.

Assim sendo, o queijo minas padrão por vezes é confundido com o queijo canastra, mas isso é um equívoco, visto que o queijo canastra é especificamente produzido na Serra da Canastra. Esse é um tipo particular de queijo com suas características próprias.

O queijo minas padrão possui um sabor amplamente conhecido e degustado por todo o país, e também possui características específicas. Dessa maneira, podemos citar as calorias do queijo minas padrão, que giram em torno de 375 calorias em uma fatia de 100 gramas.

Nessa mesma quantidade de queijo minas padrão, são encontradas cerca de 30 gramas de gordura, bem como 500 mg de cálcio. Essas informações nutricionais são válidas para compreender que o consumo excessivo desse queijo pode trazer complicações à saúde.

Para melhor compreender o que é queijo minas padrão, é necessário elucidar mais detalhes sobre esse produto, tais como a forma de produção, influência no mercado e até mesmo as diferentes formas e receitas de consumo.

Queijo minas padrão

O mercado e a produção

Conforme já foi visto, esse é um produto que possui grande influência no mercado nacional, e isso se deve ao fato de ser amplamente consumido e produzido em todo o país.

O preço do queijo minas padrão costuma girar em torno de 100 até 120 reais por quilo. Esse valor pode variar conforme a região e o produtor, visto que um produto comprado direto do produtor terá um valor menor.

É igualmente importante mencionar que o estado de Minas Gerais é responsável por 25% da produção nacional de queijos.

Estima-se que a indústria do queijo movimente por ano no mercado nacional cerca de 22 bilhões de reais. Assim sendo, uma boa parte dessa receita se deve ao queijo minas padrão, além do frescal.

Além disso, é possível observar que a diferença entre queijo minas frescal e padrão pode ser apenas em fatores físicos, já que ambos são importantíssimos para a economia. O queijo minas frescal não possui maturação, e por conta disso é mais mole e úmido.

O produto em evidência possui maior consistência e menor umidade, visto que a coloração amarela difere de longe do minas frescal. Ademais, ele possui uma quantidade maior de gorduras e menor de cálcio.

Pode-se constatar que quanto mais amarelado um queijo for, maior será o seu índice de gordura. Ademais, esse produto possui cerca de 40% a mais gorduras do que o queijo frescal.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de queijos do mundo, ficando somente atrás de países como Estados Unidos, Alemanha, França e Itália. No entanto, Brasil e Itália produzem praticamente a mesma quantidade de queijo anualmente.

Receitas e consumo

Levando em consideração a ampla produção e consumo desse tipo de queijo, é natural que ele seja igualmente explorado na culinária. Dessa forma, podemos observar as diferentes receitas com queijo minas padrão e suas variadas formas de consumo.

Evidentemente, entre todas as receitas que utilizam o produto em questão, certamente a famosa receita do pão de queijo é a mais conhecida. Além disso, é possível usar esse queijo para elaborar tortas salgadas, quiches, pizzas, massas, etc.

A sua principal propriedade em contraste com o queijo minas frescal é a sua capacidade de derretimento. O frescal não derrete, e já o queijo  padrão pode ser usado na cozinha em receitas que necessitam que o queijo derreta.

Inclusive, essa espécie de queijo pode ser um bom substituto na culinária para o queijo mussarela e até para o queijo prato. Dessa maneira, basta utilizar a criatividade e explorar o queijo minas padrão na cozinha, sem esquecer que ele possui um sabor forte e marcante comparado a outros queijos.

Queijo minas padrão

Receita clássica do pão de queijo

Essa é a mais clássica receita que utiliza esse tipo de queijo, sendo também uma das marcas do estado de Minas Gerais. Assim sendo, veja agora uma descrição de como elaborar o famoso pão de queijo.

Ingredientes:

  • 500 gramas de polvilho doce;
  • Sal a gosto;
  • 300 ml de leite;
  • 150 ml de óleo;
  • 2 ovos grandes;
  • 4 copos de queijo do tipo minas ralado.

Primeiramente, basta juntar o óleo, o sal e o leite e aquecê-los até o ponto de fervura. Depois disso, basta acrescentar todo o polvilho a essa mistura, mexendo bem os ingredientes a fim de dissolver qualquer pelota de polvilho. Mexa até que tudo fique homogêneo.

Após isso, com a massa já resfriada, basta acrescentar os ovos e o queijo, sovando tudo manualmente. Dessa maneira, vá acrescentando aos poucos o queijo e os ovos para garantir a homogeneidade da massa.

Depois disso, basta untar as forminhas específicas para pão de queijo e colocar nelas as bolinhas de massa com cerca de 2 centímetros de diâmetro. Assim sendo, preaqueça o forno a uma temperatura de 180 °C.

Feito isso tudo, basta assá-los até que atinjam uma colocação dourada, cuidando para não queimá-los. O ponto certo pode variar de 20 a 30 minutos. No entanto, dependendo do equipamento usado e da temperatura ambiente, esse tempo pode variar.

Essa é a clássica e simples receita do famoso pão de queijo mineiro, que é tão desejado em diversos locais do país e até em outros locais do mundo. Além disso, essa receita tradicional se utiliza do queijo minas padrão como ingrediente. Experimente!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo