Queijo Saint Paulin teria sido originalmente produzido por monges

Inicio » Agronegócio » Queijo Saint Paulin teria sido originalmente produzido por monges
10/12/2020 Por
Queijo Saint Paulin teria sido originalmente produzido por monges

A primeira denominação do queijo Saint Paulin foi Port-Salut e, hoje, se comercializa uma versão similar à receita original. Queijo Saint Paulin é de origem francesa e é fabricado em diversos países, inclusive o Brasil. Nosso país é um dos maiores produtores de queijo do mundo, com mais de 1 milhão de toneladas ao ano.

O queijo Saint Paulin se caracteriza pela baixa acidez e por seu aspecto amarelado. Seu rendimento médio varia de 0,8 a 8,5 L/kg. Gordura, sal, umidade e pH são os principais elementos de sua composição.

Queijo Saint Paulin

O que é queijo Saint Paulin?

Queijo Saint Paulin é um produto alimentício lácteo de origem francesa. Os principais historiadores creditam os monges trapistas como os descobridores da fórmula desse queijo, o qual batizaram inicialmente o nome de Port-Salut.

Esse queijo tem uma massa fina, fechada e conhecida por ser muito macia. Essa maciez também se reflete no sabor suave, principalmente por sua baixa acidez.

Saint Paulin

Como dito anteriormente, esse queijo foi inicialmente chamado de Port-Salut. Esse nome veio posteriormente a ser adquirido por uma empresa francesa que passou a ser detentora exclusiva de seu uso.

Contudo, em dado momento, a instituição decidiu mudar o nome para Saint Paulin.

Esse queijo produzido em escala industrial é uma versão similar à receita original. É o mesmo caso dos queijos produzidos em outros países, dentre eles, o Brasil.

É provável que a receita original tenha se perdido ou jamais tenham sido reveladas algumas informações da receita, pois é comum que as famílias que vivem da produção artesanal de queijos façam sigilo sobre as receitas que desenvolvem para não serem prejudicadas pela concorrência com condições muito acima de suas capacidades.

Queijo Saint Paulin

Tipos de queijo

Um dos tipos de queijo mais famosos e prestigiados no mundo inteiro é o francês, categoria onde o queijo Saint Paulin está incluído.

Nessa categoria, sem dúvida, se destacam o Camembert, queijo de consistência macia e cremosa, e o Brie, de crosta branca aveludada, cor pálida e sabor suave.

Outro que certamente merece citação é o queijo Roquefort, cremoso, picante, feito a partir do leite de ovelha.

Os queijos ingleses são outra classe de muito prestígio.

O cheddar e cottage, sem dúvida, são os mais famosos. O primeiro é amarelo e duro, o segundo é fresco e com sabor suave, normalmente encontrado na forma de pasta.

No entanto, a classe mais popular certamente é de origem italiana. Os mais famosos dessa categoria são o gorgonzola, mussarela, provolone e ricota.

Queijo Saint Paulin

Queijos no Brasil

Os queijos brasileiros mais famosos e consumidos são o meia-cura, minas-frescal, prato e coalho.

O Brasil é um dos maiores produtores de queijo no mundo. Anualmente, produz 1,2 milhões de toneladas. A atividade no Brasil movimenta, aproximadamente, só na indústria, 22 bilhões de reais.

Minas Gerais é o estado que mais se destaca, concentrando 25% da produção nacional.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo de queijo no Brasil é de cerca de 5,5 kg por habitante ano. Dado que contempla o consumo de todas as variáveis, inclusive queijo Saint Paulin. Esse número, apesar de significativo, ainda é bem abaixo do potencial verificado. É inferior, por exemplo, ao consumo da Argentina: cerca de 11 kg por habitante ao ano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo