Raça percheron tem origem francesa e é conhecida no mundo todo

Inicio » Pecuária » Raça percheron tem origem francesa e é conhecida no mundo todo
20/05/2019 Por
Raça percheron tem origem francesa e é conhecida no mundo todo

O cavalo percheron é conhecido pelo seu caráter dócil e inteligente

O cavalo percheron é uma linhagem francesa derivada de três outras raças. É um animal muito conhecido pelo seu porte físico e as suas habilidades. Além disso, o cavalo continua sendo muito forte na equinocultura, e favorece a economia do setor agro, de forma geral.

O percheron, antigamente, era utilizado como auxiliar no transporte de extensas cargas e carruagens. As suas características são favorecidas pela grande resistência do animal, tanto para o carregamento de peso como para percorrer longos trajetos. Apesar da aparência bruta do animal, a raça é também graciosa e pode ser encontrada em torneiros de saltos.

Percheron

Características da raça percheron

A raça percheron é originária do Nordeste da França, em Le Perche, de onde herdou seu nome. Esta raça é típica para o uso de tração e, além disso, é uma das mais conhecidas da França. Entre as suas características principais, o animal ganha destaque por conta dos ossos duros e seus pés firmes e fortes. Ele é destinado para trabalhos agrícolas e urbanos, é capaz de transportar grandes cargas por conta da sua força. A elegância do cavalo é o que mais surpreende na equinocultura e, por isso, o animal é também utilizado para torneios de saltos e corridas.

Para o surgimento desta raça, foi necessária a mistura de outras como shire, belga e arahe, por exemplo. No período das cruzadas, o animal era reconhecido por conta do seu caráter dócil e sua inteligência. Já no século XVII, estes cavalos já tinham notoriedade e rendiam muito dinheiro por meio de suas diversas funções.

Contudo, após a segunda guerra, a partir do invento de maquinários como tratores modernos, por exemplo, a raça quase foi à extinção. As maquinas realizavam o mesmo trabalho em um menor período de tempo e não demandavam manejo. A raça persistiu por conta dos fazendeiros que continuaram com a sua criação e se dedicaram a preservação do cavalo percheron.

As características do cavalo percheron

Entre as suas principais características, podemos citar uma cabeça elegante e um pescoço largo e forte. As suas patas são curtas, entretanto, muito resistentes – e suportam longas caminhadas com cargas pesadas. Por conta da sua corpulência, o percheron é capaz de carregar grandes carruagens, servir de transporte para mais de 25 pessoas e transportar toneladas de peso.

Percheron

Um fato curioso sobre a força do percheron é que, no século XIX, esta raça era utilizada para puxar ônibus urbanos. Apesar do corpo extenso, o cavalo não perde a graça dos movimentos. Ele tem como destaque a flexibilidade e agilidade em suas ações, por isso, pode realizar espetáculos que incluem saltos e diferentes passos coreografados, por exemplo.

O percheron, geralmente, é dono de uma pelagem negra ou acinzentada, ou mesmo em tons de marrom e vermelho. Os exemplares cinza, do tipo tordo, além do negro azeviche, são os mais apreciados por conta da beleza. O animal pode pesar entre 500 até 800 kg quando ainda jovem e, assim que atinge maturidade, pode chegar até 1200 quilos. Seu caráter é dócil e inteligente e, por isso, seu uso é voltado para muitos campos no mundo da agropecuária.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo