Pecuária de corte é uma das principais atividades do agro nacional

Inicio » Pecuária » Pecuária de corte é uma das principais atividades do agro nacional
23/06/2020 Por
Pecuária de corte é uma das principais atividades do agro nacional

Nas últimas décadas, atividades ligadas a pecuária de corte vem se desenvolvendo no país

Em todos os estados brasileiros é possível encontrar diversos rebanhos, dando ênfase a criação dos animais para a pecuária de corte.

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, somando mais de 200 milhões de cabeças de gado espalhadas pelas propriedades rurais do país. Isso torna a pecuária de corte uma das principais atividades da agropecuária nacional.

Pecurária de corte

O que é pecuária de corte

A pecuária de corte é a criação de rebanhos destinados ao setor alimentício, mais especificamente o mercado de carnes.

Nas últimas décadas, a pecuária voltada para a bovinocultura de corte foi se modernizando, principalmente pelos avanços tecnológicos nos sistemas de produção.

Assim, com a cadeia produtiva modernizada e boas práticas de manejo, os resultados foram aparecendo, tornando o país o um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo.

Pecuária de corte no Brasil

A criação de bovinos – de leite e corte – se desenvolve em todos os estados do Brasil, variando-se as raças e população de animais, que são mais numerosos em determinados estados e regiões, com destaque para a região Centro-Oeste.

Assim, nas fazendas, os animais passam pelos processos de cria, recria e engorda – no caso de fazendas que fazem este processo completo, desde o nascimento do animal.

De acordo com a Embrapa Gado de Corte, os sistemas de produção de gado de corte no país são consolidados na utilização de pastagens. Porém, a alimentação pode ser associada à suplementação.

A suplementação com rações pode ser aplicada tanto com o gado em pastagem quanto em confinamento, onde geralmente é a terminação dos animais antes de seguirem para o abate. Assim, é preciso manter um bom espaço com uma pastagem saudável e nutritiva e fonte de água sempre disponível para os animais.

Todos esses processos devem seguir um bom manejo de gado de corte. Com boas práticas de manejo, é possível conduzir o rebanho de forma que se alcance o bem-estar animal. Esses processos resultam no crescimento e engorda do gado.

Pecuária de corte

O manejo nada mais é do que o trabalho diário na propriedade, que começa já ao nascer de um bezerro e se estende na condução dos animais adultos, com alimentação e vacinação em dia. Assim, também se evita desconforto e possíveis doenças que possam acometer o rebanho.

Gado de corte

No Brasil, algumas raças bovinas se destacam quando se fala em gado de corte, como o Nelore. Ademais, também é importante lembrar dos investimentos em melhoramento genético que muitos produtores buscam para aprimorar a qualidade do rebanho. Com isso, consequentemente,  melhora a qualidade do produto final, a carne.

Dentre as raças que compõem os rebanhos no Brasil, podemos destacar além do zebuíno Nelore:

  • Aberdeen Angus
  • Red Angus
  • Simental
  • Limousin
  • Charolês
  • Devon
  • Senepol
  • Hereford
  • Braford
  • Brahman

Dessa forma, o setor agropecuário brasileiro continua se desenvolvendo e sendo fonte de renda para milhares de famílias. Assim, a pecuária de corte é uma das atividades de destaque, exercendo um papel fundamental no abastecimento do mercado interno e também na balança de exportações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo