Hortaliça originária da Ásia e consumida desde o Antigo Egito, o rabanete possui um sabor todo peculiar
O rabanete é um alimento refrescante, levemente picante e consumido em várias partes do mundo. Proporciona vários benefícios à saúde como o bom funcionamento intestinal. Mas, não apenas isso. Ele estimula a produção de bile a ajuda a controlar o apetite.
Pertencente à família Brassicaceae, a mesma do nabo e da mostarda, o rabanete é uma hortaliça nutricional que, acima de tudo, fornece glicosinolatos. Ao mesmo tempo em que os glicosinolatos conferem o sabor picante, atuam como antioxidantes com potencial anticancerígeno.
O que é rabanete?
Rabanete, de nome científico Raphanus sativus, é uma hortaliça originária da região Mediterrânea e cultivada desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos.
Consumido regularmente em várias partes do mundo, embora os brasileiros não tenham esse hábito, ele proporciona inúmeros benefícios à saúde.
Propriedades do rabanete
Por mais que alguns torçam o nariz pelo seu sabor adocicado e, ao mesmo tempo, picante, o rabanete é um alimento muito nutricional. Acompanhe abaixo os valores nutricionais encontrados em 100 g da hortaliça crua:
- 8 mg de vitamina C;
- 34 mg de ferro;
- 10 mg de selênio;
- 233 mg de potássio;
- 25 mg de cálcio;
- 20 mg de fósforo;
- 10 mg de magnésio;
- 28 de zinco;
- 39 mg de sódio;
- 6 g de fibra.
Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, A e K, bem como tiamina, riboflavina, niacina e folatos.
Tipos de rabanete
Existem vários tipos de rabanetes, quer com suave, quer com acentuada picância. Acompanhe abaixo os mais cultivados no Brasil, bem como suas características e utilização na culinária.
Rabanete flamboyant
Essa variedade possui formato alongado, bem como casca de coloração vermelha e pontas brancas igualmente como seu interior, bastante claro, quase branco. De sabor suave, é utilizado cru no preparo de saladas.
Rabanete daikon ou nabo-japonês
Variedade muito utilizada na culinária oriental e chinesa, é conhecida no Brasil como nabo-japonês. Seu sabor é picante e sua casca é branca, bem como o seu interior. É muito utilizado no preparo de rabanete em conserva, bem como de saladas e sopas.
Rabanete branco
O rabanete branco, também conhecido como rabanete ping-pong, ao contrário da maioria das outras variedades que são picantes, é doce, suave, bem como extremamente crocante. Além disso, como o próprio nome sugere, cresce até o tamanho de uma bolinha de ping-pong.
Sua casca é branca, bem como o seu interior. É frequentemente utilizado no preparo de saladas, do mesmo modo que suas folhas para o preparo de sopas e recheios.
Rabanete negro
Essa variedade, também conhecida como rabanete preto, é uma hortaliça cultivada no inverno e, principalmente, consumida em países europeus como, por exemplo, Inglaterra e França. Sua casca possui uma coloração que varia do marrom escuro ao preto, porém, seu interior é branco.
Sem dúvida, é uma variedade que supera as demais, uma vez que seu sabor é muito picante e mais seco. Frequentemente é utilizado grelhado, embora também em saladas.
Benefícios do rabanete
O rabanete é um alimento rico em minerais e fibras, bem como vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Acompanhe abaixo alguns de seus benefícios à saúde.
-
Fortalece o sistema imunológico
Por ser rica em vitamina C, a hortaliça auxilia a aumentar a produção de glóbulos brancos. Já que os glóbulos brancos são as células responsáveis pela defesa do organismo, auxiliam no combate a corpos estranhos. Dessa forma, o consumo de rabanete fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.
-
Auxilia no controle do diabetes
O rabanete é uma excelente opção para quem tem diabetes, principalmente por possuir um abaixo índice glicêmico. Isto é, sua ingestão não causa picos ou quedas na taxa de glicose no sangue.
-
Auxilia no bom funcionamento intestinal
A quantidade de fibras presente na hortaliça faz dela uma grande aliada para o bom funcionamento intestinal. Quando consumida simultaneamente com boa quantidade de líquido, auxilia na absorção de nutrientes, bem como na formação do bolo fecal. Dessa forma, ajuda na prevenção da constipação.
-
Auxilia na prevenção do câncer
O rabanete possui glicosinolatos, substâncias que conferem o sabor picante à hortaliça. Ao mesmo tempo, possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.
Em outras palavras, ele auxilia na prevenção do estresse oxidativo e, como resultado, inibe a degeneração do DNA e de células, evitando a manifestação de doenças como o câncer.
-
Auxilia na perda de peso
Ao mesmo tempo em que é um alimento de baixas calorias, é rico em fibras. As fibras, acima de tudo, proporcionam uma maior sensação de saciedade.
Ingerir suco de rabanete, principalmente no café da manhã, contribui para inibir o apetite e, consequentemente auxilia na perda de peso.
-
Melhora a digestão
Por causa de sua alta concentração de fibras, o rabanete auxilia no processo de digestão, bem como estimula a produção de bile. Ao mesmo tempo, é utilizado no tratamento da hepatite crônica e aguda.
-
Previne infecções no sistema urinário
Seu pode diurético auxilia na prevenção de infecções no sistema urinário. Além disso, por sua ação desintoxicante, purifica o sangue e elimina toxinas do organismo.
-
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares
O rabanete possui potássio, mineral que auxilia a combater a hipertensão. Logo, auxilia no controle dos níveis de colesterol, prevenindo doenças cardíacas. Além disso, ele também é fonte de proteínas e auxilia no ganho de massa muscular.
Salada de rabanete
Certamente é na salada de rabanete que a hortaliça é mais consumida. Porém, as suas folhas frescas também proporcionam uma deliciosa e refrescante salada. Acompanhe abaixo 2 receitas simples e bastante nutritivas preparadas com a hortaliça.
Salada de rabanete
Ingredientes:
- ¼ xícara de chá de suco de laranja;
- 1 colher de suco de limão siciliano;
- 6 rabanetes fatiados no mandolin;
- 2 colher de sopa de gergelim tostado;
- 2 colheres de sopa de salsinha picada;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
- Primeiramente, aqueça uma frigideira antiaderente e toste o gergelim. Reserve;
- Coloque os rabanetes em uma saladeira, adicione os sucos de laranja e limão;
- Logo depois, tempere com sal, pimenta e regue com o azeite;
- Depois, finalize com a salsinha e o gergelim.
Salada de folhas frescas de rabanete
Ingredientes:
- 4 xícaras de chá de folhas de rabanete higienizadas;
- 1 cebola cortada em rodelas finas;
- 10 tomates-cereja;
- Suco de 1 limão siciliano;
- Sal e pimenta a gosto;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, corte os tomates-cereja ao meio;
- Em uma saladeira, distribua as folhas de rabanete;
- Depois, espalhe sobre elas os tomates;
- Logo após, acrescente as cebolas e regue com o suco de limão;
- Em último lugar, tempere com sal, pimenta e regue com o azeite.
O uso medicinal do rabanete aplica-se no tratamento de afecções respiratórias, uma vez que possui propriedades expectorante e antibiótica. Além disso, é utilizado no tratamento de afecções hepatobiliares e como antifúngico.