Primeiro ano de plantio de rambutan rende 1.200 kg
Sem dúvida, o rambutan é uma fruta exótica e não muito conhecida pelo consumidor brasileiro, apesar de se adaptar bem em nosso solo, por não suportar temperaturas muito baixas. Sua aparência chama a atenção por se assemelhar a um pequeno porco-espinho, mas o que parecem espinhos, na verdade, são pelos com coloração vermelho carmim.
O rambutan é parecido com a lichia, tanto em termos de aparência como de sabor, contudo, suas dimensões são maiores. O fruto proporciona benefícios à saúde, principalmente por ser extremamente rico em antioxidantes, não superando – entre as frutas – somente a romã.
O que é rambutan?
Rambutan é uma fruta de uma árvore chamada rambuteira, pertence à família das Sapindaceae e provavelmente se origina da Malásia, mas certamente do sudeste asiático.
A árvore chega a crescer de 6 a 10 metros de altura e é muito resistente a pragas. Seu cultivo precisa ser em regiões quentes, jamais inferiores a 16 °C. Por isso, é muito cultivada em vários países da Ásia e também na Austrália.
Tais exigências de cultivo sem dúvida encontraram no Brasil um bom lugar de reprodução. Atualmente, a maior concentração de rambuteiras situa-se na Bahia e no Pará.
As folhas da fruta rambutan medem de 5 a 10 cm de comprimento. A coloração é verde-escuro na parte superior e verde-pálido na inferior.
Rambutan fruta
O fruto da rambuteira é conhecido como:
- Rambutan;
- Rambutã;
- Rambutão.
A casca é forrada por uma pelugem vermelha e macia, assim como a casca, que é facilmente retirável com uma faca. É desse aspecto que veio a inspiração para o seu nome. Em malaio, a rambutan fruta significa “cabeluda”.
Seu gosto é levemente azedo, lembrando a uva e a lichia. O gomo do rambutan é carnudo, branco e redondo. Devido à facilidade de extração da casca, o desperdício de nutrientes é quase nulo.
Chega a medir de 5 a 6 cm de comprimento e 2 a 4 cm de largura. Sua floração ocorre nas extremidades dos galhos, chegando a produzir uma média de 12 frutos.
A coloração da fruta é o principal indicativo para quando estão maduras. O rambutan nasce verde e vai avermelhando conforme seu amadurecimento. No entanto, pode assumir outras tonalidades ao chegar nessa fase, como amarelo e laranja.
Para ser retirado, necessita do auxílio de uma tesoura de poda bem afiada, pois isso evita a quebra dos galhos.
Propriedades do rambutão
A fruta pode ser consumida in natura, em forma de geleia, de chá, suco ou até ter suas sementes assadas.
Todas essas formas proporcionam o aproveitamento de seu sabor adorável e também de suas propriedades benéficas à saúde.
O rambutan é composto por:
- Proteínas;
- Ferro;
- Vitamina C;
- Fósforo;
- Niacina;
- Cálcio;
- Carboidratos;
- Potássio;
- Catequina xantona;
- Polifenol;
- Elagitanino.
O conjunto dessas propriedades acarreta vários benefícios ao organismo humano, tornando-a uma fruta não só saborosa, como também muito saudável.
Os benefícios da rambutan
O consumidor da rambutan, seja na forma in natura, de chá, suco, geleia ou sementes – embora seja mais recomendado para fins medicinais o consumo de suco ou chá – tem a sua saúde beneficiada em vários aspectos.
Vejamos quais são eles a seguir.
Evita o envelhecimento precoce e o despontar de distúrbios como o câncer
A abundância de antioxidantes se explica pela presença de vitamina C. Os antioxidantes são velhos guerreiros de combate dos radicais livres, pequenas degradações do DNA que circulam pelo organismo, atrapalhando o desempenho das células.
Essa inconveniência muitas vezes resulta em distúrbios que geram enfermidades como o câncer. Além disso, também acaba provocando o envelhecimento precoce da pele.
Quanto mais a alimentação for rica em antioxidantes, mais os danos desses agentes serão reduzidos, diminuindo o risco de distúrbios e retardando o envelhecimento da pele.
Fortalece os ossos
Cálcio é outro nutriente que há de sobejo na rambutan.
Como bem sabe, o cálcio é o nutriente mais importante nos anos de formação, pois ele é o responsável pelo desenvolvimento e fortalecimento dos ossos. Na fase adulta, continua a beneficiar os ossos, mantendo a saúde destes ou revitalizando-os.
O ferro e o fósforo contidos na fruta também colaboram para a boa saúde óssea, mas ainda acrescentam benefícios aos pulmões e hemoglobina por elevarem os níveis de oxigênio. Também contribuem para a capacidade de regeneração do corpo.
Limpa os rins
E por falar em fósforo, o nutriente também auxilia para retirar as impurezas presentes nos rins. Essas impurezas podem gerar complicações, como cálculos renais.
Cabe ao fósforo o maior crédito por acelerar a regeneração do corpo, o que é crucial para o desenvolvimento e manutenção de tecidos e células importantes do organismo.
A tabelinha “fósforo e cálcio” acaba sendo útil para o fortalecimento de outras células, pois se torna mais uma arma contra a ação nociva dos radicais livres.
Precisando de uma fruta que faça bem aos rins, a rambutan sem dúvida é uma opção a se considerar. Apesar de exótica e pouco conhecida, não é tão difícil de encontrar e, por ter produção no mercado interno, seu preço não é tão elevado.
Combate e evita a anemia
Pessoas que sofrem de problemas de anemia precisam urgentemente repor vitamina A e ferro. Como vimos, são alguns dos nutrientes presentes na rambutan.
Para suprir essa carência, recomenda-se o consumo de duas unidades da fruta por dia.
O fruto exótico de origem asiática ainda é conhecido por ser útil para:
- Saúde do cabelo;
- Perda de peso;
- Prevenção de diabetes.
Como plantar rambutan?
A árvore não se dá com ventos e nem estiagem. Também não suporta climas frios, não se desenvolvendo em climas com menos de 16 °C.
Ao se interessar em saber como plantar ranbutan, também é preciso saber que o solo deve ser profundo, com boa drenagem e rico em matérias orgânicas.
O espaçamento recomendado entre as sementes enxertadas no solo deve ser de 8 a 10 cm. As covas para inserir as sementes da rambutan devem ter dimensões que atendam as medidas 0,60 x 0,60 x 0,60, em todas as direções.
Ao romper das covas, utilizar matéria orgânica que tenha fertilizante à base de fósforo. Somente ao fazer o adubo, iniciar o plantio. A planta pode dividir terreno com outras espécies e de ciclos diferentes.
No Brasil, mais especificamente no sul da Bahia, a colheita costuma ocorrer de março a maio e agosto a outubro. O tempo para os frutos amadurecerem após a floração é de 3 a 4 meses.
Estima-se que no primeiro ano de produção de rambutan, o rendimento seja de mais de uma tonelada. Com mais de uma década, a produção alcança média de 15 toneladas ao ano.